proxy

Alternativas ao Proxy: benefícios e ferramentas para as empresas

O bloqueio de acesso à internet e de determinados recursos tornou-se uma prática muito comum entre empresas, instituições de ensino e organizações. Contudo, através de um servidor proxy que direciona o tráfego web intermediário, é possível conseguir acessar páginas que foram bloqueadas sem muita dificuldade.

De forma simplificada, o proxy é uma ferramenta que permite interceptar e gerenciar o tráfego entre redes, dispositivos ou protocolos. Esse tipo de servidor age como um intermediário entre os usuários e os serviços disponíveis na internet, como firewalls, filtros, entre outros.

O servidor proxy funciona como um representante dos usuários durante o tráfego na internet, ajudando a acessar páginas e garantir mais segurança. Mas é interesse da empresa garantir que os colaboradores entreguem mais produtividade nas atividades exercidas no ambiente online, fugindo das distrações e da perda de rendimento. Nesse sentido, é possível substituir essa ferramenta por um recurso mais eficiente e seguro?

Pensando em sanar essa dúvida, preparamos um material completo com tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta e os recursos alternativos que podem ajudar o seu negócio a agregar ainda mais rentabilidade e resultados superiores.

Servidor Proxy: como funciona?

Traduzido do inglês, proxy se refere à procuração, ou seja: o servidor proxy funciona como uma autoridade representante do usuário no meio digital. É uma ferramenta muito utilizada para privacidade, estabelecendo uma ponte entre você e os recursos da internet.

Isso acontece da seguinte maneira: quando um usuário tenta acessar um site através de um dispositivo, como um computador, tablet ou celular, o navegador responsável encaminha uma requisição ao servidor desta página, que devolve essa requisição com os dados da página que está sendo acessada. Sem um servidor proxy, a comunicação é feita de forma direta pelo usuário com os recursos da internet. Entenda melhor como essa troca de informações funciona na prática:

Nesse sentido, o servidor proxy é inserido como uma ponte ou terceira parte nessa interação, intermediando a comunicação entre essas duas partes principais. Nesse caso, quem realiza o envio da solicitação é o servidor proxy e é ele que devolve as informações corretas para o usuário.

Para você entender o papel do servidor proxy nesse processo, faremos uma analogia muito simplificada: o endereço de IP pelo qual você navega e que realiza suas atividades no mundo online, é como se fosse um endereço residencial. É através deste dado que os recursos, ferramentas e páginas saberão como te encontrar no meio digital e entregar a demanda solicitada.

Porém, a exposição desse endereço também pode ser um risco, facilitando a atividade dos cibercriminosos. Utilizando um proxy, o seu endereço de IP não será exposto, permitindo que a sua navegação ocorra de maneira mais segura. Isso porque as páginas, servidores e ferramentas da web se reportarão ao endereço de IP desse proxy e não mais ao IP do usuário.

Essa ferramenta pode ser utilizada de diversas maneiras, sendo um recurso de segurança que cria uma barreira entre a internet e a rede. Com a ajuda dele, é possível bloquear acesso a redes, acessos indesejados ou de comportamento malicioso. O proxy pode ser utilizado de diversas formas, como:

  • Firewall DNS;
  • Filtro de conteúdo;
  • Bloqueio do tráfego;
  • Ocultação de IP;
  • Cashing (armazenamento temporário de dados de páginas que são acessadas com frequência para otimização de performance);
  • Entre outras aplicações.

Contudo, um dos principais aspectos negativos na utilização do Proxy como servidor está na sua alta complexidade e necessidade de conhecimento técnico para conseguir gerenciar essa ferramenta. Para conseguir utilizar o proxy, a empresa precisa contar com uma equipe preparada para lidar com esse tipo de recurso, o que pode gerar custos extras para o negócio.

Devido às suas características, muitas pessoas confundem proxy com servidor VPN. Ainda que o VPN também seja um servidor intermediário para realizar a conexão com a internet, ele também realiza a criptografia de toda troca de informações realizada entre o servidor e os dispositivos.

Tipos de Proxy

De acordo com a utilização, existem categorias diferentes de proxy que podem ser aplicadas de acordo com as necessidades do usuário, como:

Web Proxy

Esse tipo de proxy costuma funcionar de forma vinculada a um navegador. Utilizando conexões criptografadas e não criptografadas, ele consegue realizar a intermediação entre usuários e os recursos da internet. Contudo, é uma ferramenta que necessita de um determinado nível de conhecimento técnico e pode estar sujeita a erros, uma vez que ele pode exibir conteúdos que dependem de plugins, java script e outros recursos.

Servidor Proxy HTTP

O principal objetivo desse servidor é melhorar a qualidade da conexão, realizando uma análise das páginas frequentadas. Com base nessas informações, o servidor proxy consegue determinar um perfil adequado de utilização da rede. Para isso, ele realiza o armazenamento de forma local, mantendo a performance da rede mesmo quando a demanda estiver em alta.

Servidor Proxy SSL

Esse proxy permite que o usuário acesse a internet com ajuda do protocolo SSL – Secure Socket Layer, realizando a criptografía de todas as conexões. Esse é um servidor muito utilizado para quem realiza operações que utilizam dados sigilosos, como de pagamentos, transferências, dados confidenciais, entre outros.

Ferramentas alternativas ao Proxy

Como vimos, o proxy funciona como uma camada intermediária entre as conexões realizadas na internet. Porém, por conta das suas características e limitações, ele pode não ser a melhor ferramenta para atender às necessidades do seu negócio. Principalmente quando se trata de bloqueio de páginas e recursos da internet, o proxy pode não ser a melhor solução.

Veja a seguir algumas alternativas a essa solução para garantir os melhores recursos para o controle de acesso e segurança da sua empresa:

pfSense

O pfSense é uma solução eficiente e robusta , sendo uma das principais ferramentas de código aberto no mercado. Funcionando como Firewall, ele consegue aumentar a segurança e proporcionar conexões mais eficientes. Entretanto, embora seja uma ferramenta gratuita, ele também é complexa e de difícil operação, sendo pouco recomendada para usuários leigos e que tenham pouca familiaridade com recursos desse tipo.

Essa ferramenta também pode ser utilizada como uma valiosa aliada no controle de acesso à internet. O pfSense pode ser instalado diretamente em um dispositivo dedicado, e ser aplicado para a proteção de redes e computadores contra as ameaças externas. Ele também oferece muitos recursos extras, como VPN, balanceamento de carga, monitoramento de rede, acesso remoto seguro, entre outros. Por conta dessas características, é uma ferramenta mais completa e segura, principalmente se comparada ao proxy.

DNS Filter

O DNS – Sistema de Nomes de Domínio, tem como função equiparar os nomes de domínio a endereços de IP. O DNS Filter utiliza esse recurso para realizar o bloqueio de páginas maliciosas e a filtragem de conteúdos inapropriados ou perigosos. Através dele, é possível aumentar a segurança e realizar um controle mais assertivo das redes e recursos da empresa.

A maior desvantagem desta ferramenta é que se trata de um recurso estrangeiro e demanda um pagamento em Dólar, fazendo desse um investimento muito alto para as empresas. Como filtro de conteúdo, o DNS Filter pode contribuir para um monitoramento mais inteligente da atividade realizada no ambiente online, ajudando a empresa a manter seus colaboradores longe de problemas na internet.

Lumiun Box

A Lumiun oferece uma ferramenta completa para empresas de todos os setores e portes que desejam aumentar a segurança no ambiente digital. Uma delas é o Lumiun Box, ferramenta robusta e completa para fazer o controle completo da internet da empresa. Com ferramentas de Firewall, gestão de tráfego e velocidade, VPN Empresarial e relatórios completos, o Lumiun Box teve forte aderência no mercado brasileiro por ser fácil de administrar e também, por possuir pagamento em moeda local (R$), diferente das principais ferramentas do mercado.

Veja alguns benefícios e características da solução:

  • Pagamento em moeda local (R$);
  • Painel de controle simples e intuitivo, sem necessidade de conhecimento técnico;
  • Controle de acesso unificado, sem instalação individual de softwares ou hardwares;
  • Bloqueio de sites e aplicações por usuários, grupos e horários determinados;
  • Relatórios completos e automatizados;
  • Controle e segurança aos acessos remotos: funcionários em viagem ou em home office;
  • Entre muitos outros.

Com a ajuda desta ferramenta, os gestores conseguem analisar o perfil de acesso realizados dentro da empresa e estabelecer políticas de controle mais assertivas, de forma simples e prática.

Lumiun DNS

O “irmão mais novo” do Lumiun Box, o Lumiun DNS é uma solução simplificada para empresas que buscam um produto mais compacto e menor preço.

Com diversas possibilidades de gerenciamento da rede, como bloqueio de sites, categorias, proteção e segurança na internet, o Lumiun DNS é ideal para redes com grande número de dispositivos conectados e que necessitam um controle e segurança mais genérico e unificado.

Entre em contato, faça uma cotação sem compromisso e veja qual dos produtos se adapta melhor às suas necessidades.

A qualidade deve ser uma prioridade em seu negócio

Diante de um cenário onde a segurança é uma necessidade, contar com ferramentas que ajudem a aumentar a proteção das informações armazenadas e manipuladas. Existem inúmeros ataques cibernéticos que podem causar prejuízos imensuráveis para as empresas, sendo necessário contar com ferramentas e soluções cada vez mais inteligentes e eficientes.

Por essa razão, é necessário escolher ferramentas que atendam às necessidades do negócio de forma completa e intuitiva. É essencial avaliar o custo-benefício dos recursos disponíveis no mercado, e a partir daí, determinar qual deles consegue abranger todas as demandas e entregar a maior segurança para os seus dispositivos e redes.

Com tantas armadilhas e ameaças rondando os dados na internet, a segurança digital toma um patamar prioritário para as empresas que querem fugir dos prejuízos que esse tipo de problema pode causar.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados