Home Office permanente será o Novo Normal?

Para ajudar gestores e empresários, ao final deste artigo está disponível o Guia de Home Office.

Não será uma surpresa que a volta à rotina “normal” de trabalho pós-pandemia será muito diferente do que se tinha antes da chegada do vírus. O trabalho remoto, ou “home office” está sendo aplicado em grande parte das empresas e, como muitas pesquisas apontam, tem trazido resultados positivos.

Adaptação das empresas

Os processos no trabalho remoto são totalmente diferentes dos habituais, por isso, todas as empresas devem se adaptar e alterar seus processos para que o home office seja viável e efetivo.

Segundo estudo realizado pelo IPEA e IBGE, o trabalho remoto permanente será possível para 22,7% das ocupações no Brasil. Ou seja: uma a cada cinco profissões no Brasil pode adotar o home office.

O que dizem os gestores?

home office permanente

Uma pesquisa da ISAE Business School aponta que 80% dos gestores que adotaram o home office, afirmam que gostaram da nova maneira de trabalhar. Isso significa, que talvez a adoção, ou permanência do trabalho remoto deixe – ou já tenha deixado – de ser uma necessidade dos gestores, passando a ser uma escolha, identificando os benefícios e tornando os processos funcionais o suficiente para que o trabalho continue produtivo.

Oportunidades

home office permanente

É natural do ser humano concentrar-se mais em problemas e dificuldades, porém, no cenário econômico atual é extremamente importante identificar novas oportunidades e desenvolver a mentalidade de positividade.

Muitos gestores e empresários têm explorado novos potenciais, identificando novas áreas e necessidades emergentes com a pandemia, expandindo seus conhecimentos e se mantendo sempre fora da “zona de conforto”. Isso torna o home office, em muitos casos, um “case de sucesso” para muitas empresas, onde as mesmas identificam como desnecessário o término do trabalho em casa, afinal, o cenário se tornou positivo para elas.

Desafios do presente e futuro

home office permanente

Muitas modificações nos modelos de trabalho estão previstas para se manterem por longo tempo. Primeiramente as medidas básicas de segurança, principalmente nos países mais afetados pela pandemia, com mesas com distanciamento, processos rígidos de higienização, além de adequação de tamanho de ambientes. Isso tudo reflete em uma certa dificuldade para algumas empresas em manter o trabalho da forma antiga adequado as mudanças.

Imagine uma empresa com 30 funcionários em escritório, dividi-los em mesas de apenas dois integrantes, com uma distância mínima entre eles e entre as mesas, com processos extremamente rígidos de higienização.

Além disso, existem problemas relacionados aos que se manterão em home office, como acesso remoto seguro, que, diga-se de passagem, têm chamado a atenção de empresários em meio à onda de ataques cibernéticos.

Inclusive disponibilizamos um teste de segurança da internet para identificar quais são as possíveis brechas de segurança presentes na rede dos profissionais e empresas.

Há ainda preocupações relacionadas ao controle da produtividade, afinal, como controlar funcionários em suas casas? Estas, são preocupações e processos que podem afetar fortemente a produtividade e os valores de investimento nas empresas.

Para balancear tais mudanças, grandes empresas, como Google, Twitter, Facebook, Zee.Dog e XP Investimentos, já declararam que manterão parte de seus funcionários em home office permanente. O principal motivo é a identificação de benefícios e melhorias no modelo de trabalho introduzido pela pandemia.

Guia de Home Office para Pequenas e Médias Empresas

Levando em consideração diversos fatores relacionados aos desafios e adaptações necessárias das empresas para adoção do home office como alternativa à impossibilidade de trabalho físico demandado pela pandemia, identificamos a necessidade de construção de um material completo, que contemple as informações necessárias e algumas ferramentas extremamente úteis para facilitar a transição do trabalho convencional para o remoto.

No Guia de Home Office para Pequenas e Médias Empresas, você vai encontrar as seguintes pautas:

  • Razões para adotar o Home Office
  • Desafios do Home Office
  • Questões Legais
  • Como adequar minha empresa?
  • Ferramentas e tecnologias que podem ajudar
    • Internet rápida e sem quedas
    • Segurança de dados e saúde dos equipamentos
    • VPN para empresas
    • Videoconferência
    • Tarefas e processos
    • Evitar distrações na internet
  • Dicas de equipamentos para Home Office

Você pode acessar a página do guia quando quiser, ou baixar o eBook e enviar para seus colegas e amigos.

lumiun dns- filtro de conteudo web
7 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados