gestão do tempo

Gestão do tempo na internet: vantagens para empresas

Diante da nossa realidade de transformação digital, é praticamente impossível encontrar um negócio, independente do segmento, que não dependa da internet para continuar as suas atividades. Contudo, mesmo que proporcione inúmeras facilidades, a internet também é um ambiente de diversas distrações que podem impactar negativamente na produtividade do trabalhador, sendo necessário buscar métodos e ferramentas de gestão de tempo na internet.

O uso indevido e indiscriminado da internet é um grande problema para empresas de todos os tamanhos. A ausência de um controle de acesso à internet faz com que os trabalhadores se distraiam com mais facilidade com páginas de entretenimento, compras on-line e redes sociais.

Além da perda de produtividade, esse tipo de acesso pode causar problemas ainda maiores para a organização. Os conteúdos e sites fazem com que pontos de vulnerabilidade sejam criados através de links maliciosos e engenharia social. Essas “portas de entrada” são tudo o que os cibercriminosos precisam para corromper sistemas, roubar dados e sequestrar informações.

Você quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Aprenda um pouco mais sobre gestão de tempo com esse vídeo:

Quais as vantagens da gestão de tempo na internet?

Por mais que a internet faça parte do avanço tecnológico e tenha transformado a forma como as atividades são realizadas, quando utilizada da maneira incorreta, pode prejudicar muito um negócio. Por essa razão, a gestão de tempo durante a utilização da internet é um aspecto fundamental para quem busca aumentar a sua produtividade. 

Gerenciar seu tempo com eficiência pode garantir inúmeras vantagens, como:

Aumento da produtividade 

Removendo a maior parte das distrações presentes na internet, é possível produzir ainda mais dentro do período de trabalho. Em geral, os trabalhadores que não acessam páginas indevidas no trabalho acabam produzindo mais, com uma maior concentração e entregam resultados superiores. A gestão de tempo permite uma considerável redução no desperdício de tempo de trabalho.

Foco no escopo de trabalho

Redes sociais, e-mails pessoais, sites de entretenimento e lojas on-line: todo esse conteúdo faz com que os colaboradores se desviem das funções e percam o foco daquilo que é realmente importante. 

Utilizando uma metodologia eficiente de gestão de tempo, é possível garantir que todas as tarefas sejam realizadas em tempo hábil, com qualidade e eficiência.

Contando com um protocolo de restrição de acesso à internet, é possível garantir que os colaboradores se mantenham focados nas atividades da empresa.

Aumento da segurança na internet

Gerenciar o tempo na internet é muito mais do que apenas aumentar a produtividade do negócio. Além de tomar o tempo dos colaboradores, os acessos indevidos à páginas não recomendadas podem gerar pontos de vulnerabilidade na rede.

Utilizando links maliciosos, botnets e engenharia social, os cibercriminosos invadem redes, roubam e sequestram informações, deixam sistemas inteiros inoperantes entre outros tipos de ataques.A gestão de tempo na internet ajuda a controlar esses acessos indevidos e manter a rede protegida desse tipo de ataque. Aliado a isso, a empresa também terá menos problemas com vírus e outros tipos de softwares maliciosos, que podem corromper o sistema e indisponibilizar os serviços da empresa.

Melhor desempenho da internet da empresa

Uma vez que os recursos da empresa não são direcionados para tarefas improdutivas, é possível contar com uma maior velocidade e qualidade de conexão. Com a crescente necessidade por trocas de dados mais rápidas e eficientes, a constância e a latência da internet tomam um aspecto prioritário dentro das empresas.

Transferência de dados que não estão relacionados com o trabalho em si, desviam os recursos da empresa e faz com que a internet fique menos disponível para aquilo que é realmente importante: as atividades do negócio. A gestão de tempo na internet ajuda a controlar esse tipo de acesso e proporciona uma internet de maior qualidade.

Monitoramento constante

Embora saibamos, em sua maioria, quais os tipos de páginas que desviam a atenção dos colaboradores (e-mail pessoal, redes sociais, e-commerce, páginas de entretenimento, etc), é mais eficiente, em um primeiro momento, determinar como a internet está sendo utilizada.

Muitas vezes, os colaboradores têm hábitos de acesso distintos, e a criação de regras de acesso específicas tendem a entregar um melhor resultado. A gestão de tempo na internet, com a ferramenta correta, consegue entregar dados mais realistas sobre o comportamento na internet de cada usuário.

Além de ajudar a implementar uma política de acessos à internet mais eficiente, essas informações também podem servir de parâmetro para avaliar a produtividade e o comprometimento dos colaboradores.

Redução de custos

Além de todos esses benefícios, controlar o acesso à internet através de uma gestão eficiente pode ajudar a empresa a reduzir consideravelmente os custos com reparos e manutenção. Com menos pontos de vulnerabilidade (criados com links corrompidos e softwares maliciosos), as chances de falhas e problemas técnicos nos computadores da empresa.

Por que contar com a gestão de tempo na internet?

Como vimos, seja durante o uso da internet, nas nossas vidas pessoais ou durante as nossas atividades profissionais, a gestão de tempo proporciona inúmeras vantagens. Além do processo de organização e protocolos para enquadrar todas as atividades dentro da rotina, o gerenciamento de tempo se refere à uma forma de utilizar o tempo de uma maneira inteligente e assertiva.

Quando o assunto é gestão de tempo na internet, esse gerenciamento é ainda mais difícil. Por ser um ambiente de vastas distrações, fica ainda mais difícil estabelecer uma estratégia que ajude a manter o foco.

Para uma empresa, a gestão do tempo na internet tem um papel extremamente relevante e contribui diretamente para a produtividade dos colaboradores. Como estratégia de negócio, contar com uma ferramenta que permita um controle de acesso à internet mais eficiente do tipo de acesso que é realizado, ajuda os colaboradores a manter o foco e realizarem suas tarefas com mais objetividade e qualidade.

É responsabilidade da gestão da empresa estabelecer uma política de controle de uso da internet, de forma a otimizar os indicadores de produtividade e de segurança da informação dentro do negócio.

Como saber se a internet está sendo utilizada da maneira correta? 

Para conseguir determinar se a internet está sendo utilizada da forma correta, é possível utilizar alguns indicadores de produtividade. Com a ajuda da gestão de tempo na internet, a empresa consegue controlar de maneira mais eficiente o tempo gasto com as atividades do negócio. Veja a seguir alguns índices que podem contribuir para a mensuração dos resultados:

Tempo de qualidade 

Sem a gestão de tempo adequada, o tempo disponível dos colaboradores pode acabar desviado para tarefas não relevantes dentro da internet, prejudicando a produtividade e a rentabilidade de um negócio. Estabelecida uma estratégia de controle de acesso à internet, fica mais fácil determinar, dentro da jornada de trabalho, quando tempo está sendo realmente produtivo.

Interação 

Com o avanço do trabalho remoto, é comum que haja a individualização dos trabalhadores, que acabam muito isolados em suas atividades. Esse isolamento gera distrações, e por consequência, impacta negativamente nos resultados do negócio. É muito importante fornecer recursos e ferramentas que ajudem nesse aspecto e contribuam para o aumento da produtividade.

Cumprimento de prazos 

Esse é um dos aspectos mais importantes para quem busca avaliar uma estratégia de gestão de tempo na internet. Quanto mais efetivo for o controle de acesso à sites, melhores serão os resultados entregues pelos colaboradores.

Qual o tamanho desse desafio?

Embora pareça complexo, esse controle de acesso à internet não é um bicho de sete cabeças. Atualmente, existem diversas soluções disponíveis no mercado para esse tipo de controle, que permitem que a empresa filtre, controle e monitore o acesso à internet dos seus trabalhadores com eficiência e praticidade.

Contar com esse tipo de ferramenta pode trazer diversas vantagens para um negócio, principalmente quanto ao aumento de produtividade dos trabalhadores.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados