segurança de dispositivos móveis

Por que a segurança de dispositivos móveis é importante para a sua empresa e como protegê-los

É natural que, quando tratamos de segurança de dispositivos móveis, pensemos somente sobre os celulares e tablets. No entanto, é importante lembrar que boa parte dos equipamentos empresariais utilizados na atualidade são móveis, incluindo os computadores utilizados pelos colaboradores em regime remoto.

Essa nova realidade se tornou muito eficiente para as empresas, mas também trouxe consigo alguns desafios de segurança que devem ser enfrentados diariamente. Da mesma forma que as soluções tecnológicas que nós utilizamos evoluem continuamente, também avançam as estratégias utilizadas pelos criminosos para causar problemas.

Por esse motivo, é imprescindível que todos os negócios tenham um plano de segurança que leve em consideração os tipos de dispositivos e a forma que eles são utilizados pelos colaboradores. Negligenciar a segurança de dispositivos móveis pode acarretar em problemas sérios para um negócio, favorecendo a criação de pontos de vulnerabilidade que impactam negativamente a segurança da sua empresa.

Além de se preocupar com a contaminação por softwares maliciosos, também é importante considerar os impactos que o roubo e vazamento de informações podem causar para a imagem do seu negócio no mercado e a sua situação financeira. Mas como aumentar a segurança desses dispositivos e trazer mais proteção para as informações da sua empresa? Confira esse artigo e descubra como!

Os perigos estão em todos os lugares

Todos os dias são desenvolvidas ferramentas e soluções voltadas para a proteção dos dispositivos e das informações armazenadas através da tecnologia em nuvem. Para continuar aplicando os seus golpes e garantir lucros, os cibercriminosos desenvolvem táticas cada vez mais eficientes para conseguir invadir esses sistemas e desviar as informações.

Levando em consideração que existem cada vez mais pessoas trabalhando em regime remoto, esses criminosos passaram a focar nos dispositivos móveis para conseguir manter a aplicação dos seus golpes e os lucros obtidos com a ajuda dessas estratégias criminosos.

Um exemplo disso são os ataques conhecidos como Man and The Middle, que utilizam cópias das redes wi-fi que são oferecidas por estabelecimentos, para fazer inúmeras vítimas. Quando um usuário se conecta a uma rede desse tipo, ele está se conectando diretamente com o sistema do cibercriminoso, que passa a ter acesso livre a todos os dados que estão armazenados no dispositivo deste usuário.

No que se refere aos aparelhos celulares utilizados no trabalho, é necessário a configuração de uma rede privada virtual (VPN) ou Certificado Digital para a configuração de criptografia de e-mails. Dessa forma, é possível manter as informações mais protegidas e evitar que esses dados sejam coletados e utilizados por pessoas indevidas.

Porém esse não é o único problema que pode acontecer nos dispositivos móveis no trabalho. Um golpe que vem sendo aplicado de maneira massiva desde os primórdios da internet é o golpe de Phishing.

Utilizando engenharia social, os cibercriminosos enviam e-mails falsos para suas vítimas contendo links e arquivos maliciosos, que favorecem a aplicação de outros tipos de ataques cibernéticos. Mesmo os usuários mais experientes podem ser vítimas desse tipo de ataque resultando em problemas graves para a empresa.

Para evitar cair no golpe de Phishing, é imprescindível que os usuários tenham muita atenção ao tipo de conteúdo que está sendo encaminhado por e-mail e se mantenham atentos a alguns sinais de que este e-mail pode ser falso, como:

  • Excesso de erros ortográficos no corpo do e-mail;
  • Recebimento de arquivos não solicitados;
  • Utilização de saudações muito vagas;
  • Contato de empresas com quem o usuário não faz nenhum tipo de negócio;
  • E-mails “oficiais” de empresas que não tem o costume de entrar em contato.

É de extrema importância que os funcionários da sua empresa sejam orientados e recebam um treinamento contra phishing para evitar cair neste tipo de golpe cibernético. Quando o assunto é segurança cibernética, informação de qualidade pode ser uma valiosa aliada.

Segurança cibernética vai muito além dos computadores

É claro que quando pensamos em segurança cibernética a primeira coisa que nos vem à mente são as ferramentas de segurança que podem ser implementadas. Além disso, é oportuno considerar que além das redes e computadores da empresa, outros tipos de dispositivos podem estar diante de ameaças desse tipo, como é o caso dos tablets, smartphones e dispositivos utilizados para a automação.

Por esse motivo, é essencial contar com uma abordagem de segurança que consiga agregar mais proteção para todos os tipos de dispositivos que são utilizados dentro de um negócio. O principal objetivo dessa estratégia de segurança é garantir que os usuários não autorizados não tenham acesso a dados sensíveis e sigilosos que fazem parte da sua rede corporativa.

O vazamento de dados sempre foi uma preocupação para as empresas, e com o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados essa preocupação ganhou um papel de destaque nos requisitos de segurança de um negócio. O vazamento de informações confidenciais pode causar um imenso prejuízo para a imagem e a continuidade de um negócio, além de favorecer a aplicação de multas financeiras.

É importante lembrar que, com o avanço da tecnologia, mais de 50% dos dispositivos utilizados diariamente por uma empresa é móvel, de forma que a sua estratégia de segurança deve considerar essas características para implementar medidas de proteção.

Nesse sentido, precisamos entender que as regras de segurança da informação implementadas por um negócio devem considerar todos os locais, dispositivos e formas de utilização que fazem parte do dia a dia da empresa.

São muitas as ameaças que podem causar prejuízos para o seu negócio, de forma que quanto mais preparada a sua empresa estiver, menores serão as chances de sofrer com ameaças cibernéticas. 

Como garantir a segurança dos dispositivos móveis

A segurança de dispositivos móveis necessita de uma estratégia unificada e assertiva para que consiga entregar bons resultados. Para isso, é necessário que os gestores entendam o perfil de utilização e o tipo de dispositivo que faz parte do dia a dia do negócio a fim de determinar qual a melhor abordagem a ser aplicada às suas necessidades.

Existem alguns aspectos básicos que devem fazer parte do seu plano de segurança para esse tipo de dispositivo, como veremos a seguir:

Segurança de endpoint

Através do sistema de segurança de terminais é possível trazer mais segurança aos pontos de entrada dos dispositivos. Essa ferramenta de segurança é uma evolução dos sistemas de antivírus utilizados tradicionalmente, trazendo mais abrangência na proteção contra ameaças e comportamentos maliciosos.

Segurança de e-mail

Muitas informações essenciais e sigilosas de um negócio transitam através da troca de e-mails no dia a dia. Implementar um sistema de segurança de e-mail pode fazer toda a diferença na estratégia de segurança cibernética. Como vimos anteriormente, muitos cibercriminosos utilizam os e-mails para alcançar as suas vítimas em potencial, por essa razão ter maior proteção para essa ferramenta de comunicação é fundamental.

Secure Web Gateway

Essas ferramentas de segurança são voltadas para aumentar mais a proteção dos dados no ambiente de nuvem. Ela permite a implementação da política de segurança da empresa e a filtragem do tráfego realizado no ambiente online. O Secure Web Gateway funciona como uma camada extra de proteção para a inspeção das solicitações na web, bloqueando o acesso de sites e aplicativos mal intencionados.

VPN- rede virtual privada

A VPN permite a criação de uma conexão privada da rede da empresa com o dispositivo utilizado pelo funcionário. Através dessa tecnologia, é possível minimizar a criação de pontos de vulnerabilidade e evitar que informações confidenciais sejam interceptadas durante a troca de dados. Por permitir o disfarce do endereço de IP e garantir a criptografia das conexões realizadas, a rede virtual privada ajuda a aumentar a segurança e a privacidade durante a troca de dados.

Bloqueio de sites

O bloqueio de sites é uma estratégia indispensável para quem gostaria de aumentar a segurança de dispositivos móveis dentro da empresa. Isso porque muitas das armadilhas utilizadas pelos cibercriminosos foram implantadas em sites pouco confiáveis e em páginas clonadas de empresas conhecidas.

Arquivos e links maliciosos são escondidos em banners e publicidade enganosa para fazer com que o usuário acesse e crie novos pontos de vulnerabilidade em seus dispositivos. É necessário que a empresa utilize uma ferramenta confiável e intuitiva para garantir um controle mais assertivo do comportamento no ambiente digital.

Além dessas ferramentas, é muito importante que seja criada uma política de segurança de dispositivos móveis para ajudar os funcionários a entenderem quais são as regras e comportamento aceitável no ambiente digital. Essa política também deve trazer as possíveis penalidades diante do uso inadequado dessas ferramentas.

É muito importante que, mesmo em empresas que aceitam que os funcionários tragam seus próprios dispositivos, haja uma comunicação transparente sobre a segurança no ambiente digital.

Outra medida indispensável para aumentar a segurança de dispositivos móveis dentro da sua organização é a implementação de uma política de backup eficiente. Sabemos que mesmo com todas as ferramentas e recursos voltados para a segurança, algumas ameaças podem acabar chegando até o negócio.

Para que a sua empresa não sofra com a perda de informações ou a indisponibilidade causada por golpes do tipo ransomware ou DDoS, é importante contar com uma cópia de segurança de todos os dados essenciais para o negócio.

As melhores ferramentas para sua empresa

Sabemos que uma abordagem preventiva é a melhor estratégia para aumentar a segurança das informações dos dispositivos móveis utilizados pela empresa. Contar com as ferramentas certas pode trazer além de segurança, mais produtividade e resultados cada vez melhores para um negócio.

É necessário que a empresa adote a utilização de um software de segurança que ajude a bloquear a maior parte das ameaças cibernéticas, mas não só isso. Para evitar que os colaboradores tenham acesso a sites perigosos ou adotem uma postura insegura diante das ferramentas digitais, é essencial contar com um software de bloqueio e controle de acesso.

Através desse tipo de ferramenta, os gestores poderão implementar uma política específica e efetiva e garantir também que o comportamento online dos colaboradores não cause problemas para a organização. Existem diversas ferramentas nesse tipo no mercado, e é necessário encontrar aqui atenda melhor às expectativas e necessidades de um negócio.

A Lumiun conta com soluções voltadas para a segurança de dispositivos móveis e outros recursos utilizados pela empresa, como é o caso do Lumiun Box e o Lumiun DNS. Se você está procurando uma ferramenta eficiente para combater as ameaças cibernéticas, entre em contato conosco e descubra como podemos tornar o seu negócio mais seguro!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados