Estratégias de segurança digital

Estratégias de segurança digital: 7 dicas para a sua empresa!

O posicionamento da sua marca e a percepção que os consumidores têm da sua empresa é um dos maiores patrimônios para o seu negócio. Para que essa imagem não seja prejudicada é de extrema importância que a empresa consiga entregar  transparência e segurança para todos os seus consumidores, principalmente com relação à segurança digital.

Contar com ferramentas de segurança adequadas vai ajudar o seu negócio a se estabelecer no mercado e garantir um posicionamento competitivo mais vantajoso. Nesse sentido, é necessário adotar boas práticas e estratégias de segurança digital para garantir que os dados e informações armazenadas estejam sempre protegidos.

Existem inúmeras ameaças externas que podem causar problemas para o seu negócio e fazer com que a sua empresa sofra com vários prejuízos. Veja como as ameaças cibernéticas podem causar problemas para a sua empresa:

Para  ajudar você, preparamos esse artigo com dicas indispensáveis para aumentar a segurança cibernética dentro da sua organização.

Segurança digital no Brasil em 2023

Infelizmente, o Brasil é um dos países mais visados pelo cibercriminosos, sofrendo milhares de ataques cibernéticos todos os anos. Somente no primeiro semestre de 2023 o Brasil sofreu mais de 23 bilhões de ataques desse tipo, sendo um número correspondente ao dobro de incidentes sofridos pelo segundo colocado nessa lista. 

De todos os incidentes relatados na América Latina, 36% aconteceram no nosso país. De acordo com dados da Fortinet, os cibercriminosos possuem recursos cada vez mais especializados para a disseminação de malwares e aplicação de ataques cibernéticos, como ransomware.

A falta de profissionais especializados e atualizados em segurança cibernética, também é um fator que contribui para o Brasil sofrer mais ataques virtuais.

Esses números demonstram que o nosso país apresenta uma demanda urgente por ferramentas de segurança  cibernética que auxiliem na proteção digital dos negócios. Embora já existam ferramentas altamente tecnológicas voltadas para a segurança digital, muitos gestores acabam negligenciando esse fator na empresa e criando grandes pontos de vulnerabilidade dentro do negócio.

Medidas práticas para aumentar a segurança digital

Diferentemente do que muitos pensam, a segurança digital não é tão difícil quanto parece. Embora as metodologias e estratégias utilizadas pelo cibercriminosos evoluam todos os dias, é possível garantir mais segurança utilizando as ferramentas corretas.

Além de adotar soluções voltadas para a proteção dos dados, como a criptografia e antivírus, também é necessário utilizar ferramentas que auxiliem no controle de  acessos realizados dentro da empresa, além de monitorar o tráfego das redes.

Sabemos que os ataques cibernéticos podem causar prejuízos infindáveis e fazer com que a empresa tenha a sua imagem prejudicada no mercado, de forma que investir em segurança digital torna-se uma prioridade.

De acordo com o relatório anual disponibilizado pela IBM, em 2022 os ataques cibernéticos representaram um gasto médio de R$ 6.45 milhões, causando grandes prejuízos para as organizações. A cada ano que passa a quantidade de ataques aumenta consideravelmente, sendo necessário implementar estratégias que ajudem a evitar esse tipo de problema.

Softwares de antivírus, ferramentas para o controle de acesso à internet, políticas de segurança e recursos voltados para a proteção das redes são fundamentais para os negócios que desejam evitar esse problema e manter os seus dados sempre protegidos. Um exemplo disso são os recursos de bloqueio de sites nocivos e indesejados.

Os 4 pilares da segurança digital

Como mencionado anteriormente, a segurança digital deve ser uma prioridade para as empresas da atualidade. Com cada vez mais formas de invasão aos sistemas e roubo de informações, é necessário se atualizar e utilizar as ferramentas mais eficientes disponíveis no mercado para evitar que esses ataques cibernéticos causem prejuízos para o negócio.

A segurança digital é um dos aspectos mais importantes dentro das empresas que lidam com tecnologia diariamente. Esse valioso componente é dividido em quatro pilares:

1. Confidencialidade e autenticidade

Embora a Lei Geral de Proteção de Dados tenha trazido novidades e orientações para as empresas manterem as informações seguras, a confidencialidade das informações sempre foi fundamental dentro dos negócios. Uma vez que as empresas lidam com informações sigilosas de clientes, fornecedores e colaboradores, é necessário garantir que esses dados se mantenham sempre protegidos.

Isso quer dizer que os dados armazenados podem ser acessados ou utilizados apenas por colaboradores autorizados que necessitem dessas informações para a realização das atividades da empresa. Para que isso seja possível é muito importante que o negócio adote algumas medidas, como a implementação de políticas de controle de acesso à internet, utilização de autenticação de dois fatores e senhas confiáveis, uso de criptografia, entre outros.

2. Integridade

A integridade, quando relacionada com a segurança digital, está se referindo à qualidade dos dados que são armazenados. Isso significa que as informações precisam ser verdadeiras, confiáveis e precisas, sem que haja perdas ou que essas informações sejam corrompidas. 

Para evitar esse problema é necessário que a empresa adote camadas extras de proteção para evitar a perda ou alteração dessas informações causadas por usuários não autorizados. Esse acesso pode causar prejuízos incontáveis para o negócio e prejudicar a sua imagem no mercado. 

3. Disponibilidade e acessibilidade

Para que as atividades da empresa não sejam prejudicadas é imprescindível que esses dados estejam sempre disponíveis e acessíveis para os usuários autorizados. Sabemos que, independentemente do setor de atuação da empresa, a falta de acesso a informações fundamentais pode causar grandes prejuízos para a continuidade do negócio.

Quando tratamos de disponibilidade e acessibilidade nos referimos a integridade dos serviços, plataformas e recursos digitais utilizados pela empresa. Todas essas ferramentas, utilizadas no dia a dia, devem se manter disponíveis e íntegras para que os usuários autorizados consigam ter acesso aos dados.

4. Rastreabilidade e irretratabilidade

Complementando o conceito de disponibilidade e acessibilidade, a  rastreabilidade e irretratabilidade se referem a necessidade de rastrear atividades e comportamentos no ambiente digital de uma empresa. É imprescindível contar com ferramentas que ajudem a verificar identidades e senhas dos usuários que acessam informações confidenciais.

A fim de determinar possíveis acessos indevidos, é importante contar com recursos que ajudem a rastrear as atividades e garantir que tudo que é feito dentro das redes e dispositivos do negócio seja seguro e confiável. Dessa forma, é possível identificar usuários não autorizados e avaliar possíveis falhas ocorridas durante os processos.

7 dicas para melhorar a segurança digital da sua empresa

Agora entende-se que a segurança digital é um fator primordial para os negócios modernos, sendo essencial encontrar formas de melhorar e otimizar a segurança digital dentro do seu negócio. Quando tratamos de ferramentas de segurança precisamos ter em mente um dos aspectos mais relevantes nesse processo, que é o acesso à internet.

Embora esse recurso seja fundamental para a realização de basicamente todas as atividades dentro do ambiente empresarial, sabemos que a internet é a porta de entrada para os ataques cibernéticos que causam grandes prejuízos. Levando isso em consideração, separamos alguns fatores que podem ajudar a manter o ambiente digital da sua empresa muito mais seguro.

1. Atualize constantemente o seu inventário de TI

Quando falamos de inventário de TI não nos referimos apenas aos equipamentos e dispositivos utilizados nesse setor. As ferramentas digitais utilizadas frequentemente também precisam de atualizações constantes para garantir a confidencialidade das informações e a segurança dos dispositivos.

Por essa razão, torna-se necessário atualizar constantemente todos os recursos utilizados diariamente pelos colaboradores. Assim como ferramentas de proteção passam por evoluções constantes, também são atualizadas as formas de extrair dados e corromper sistemas empresariais. Tendo isso em mente, as atualizações apresentadas pelos recursos digitais são fundamentais para manter esse ambiente mais seguro.

2. Mantenha suas senhas fortes e atualizadas

Sabemos que essa dica parece desnecessária, mas é importante lembrar que boa parte dos brasileiros sofreram algum tipo de problema por conta de senhas pouco seguras. De acordo com o Relatório de Senhas e Biometria no Brasil realizado pela Mobile Time/ Opinion Box, cerca de 18% dos brasileiros relataram que sofreram algum tipo de problema com relação a senhas utilizadas em 2022.

Juntamente com esse relatório, foram disponibilizadas as senhas mais utilizadas por esses usuários, como 123456, 102030, 12345678, e muitas outras. A senhas fracas são de fácil dedução e criam pontos de vulnerabilidade que poderia ser facilmente evitado com a utilização de senhas mais seguras. 

3. Avaliação de risco contínuo

É fundamental que os gestores realizem uma avaliação de risco contínua para identificar vulnerabilidades e possíveis pontos de melhoria na segurança digital da empresa. Essa avaliação vai ajudar a otimizar os processos e recursos utilizados pelo negócio para evitar ataques cibernéticos e os seus respectivos prejuízos.

Por melhor que seja a estratégia de segurança digital dentro do seu negócio, sempre há espaço para melhorias. Todos os dias surgem tecnologias mais eficientes e inteligentes para ajudar o seu negócio a se manter protegido diante das ameaças digitais.

4. Instalação de filtragem DNS

A filtragem DNS vai ajudar a sua empresa a se manter protegida diante dos acessos que são realizados no ambiente digital. Sabemos que acessos indevidos, além de prejudicar a produtividade dos seus trabalhadores, também podem representar um grande risco cibernético. 

Algumas páginas disponibilizadas na internet contam com ameaças escondidas e armadilhas criadas especificamente para conseguir adentrar os sistemas de forma ilegítima e desviar informações sigilosas. Uma solução para isso pode ser o Lumiun DNS que permite sua empresa fazer gestão unificada e simplificada para exercer um controle mais assertivo sob os acessos à internet que são realizados.

5. VPN empresarial

O crescimento do trabalho remoto também evidenciou a necessidade de adotar soluções específicas para garantir que as ferramentas digitais se mantenham seguras. A VPN empresarial vai trazer mais controle e segurança para as conexões remotas que são realizadas  na rede da empresa.

As conexões de rede utilizadas podem ser uma verdadeira ameaça para os negócios, favorecendo coleta indevida de informações e vazamento de dados. O VPN empresarial vai fazer toda a diferença para os negócios que desejam estabelecer conexões mais seguras e confiáveis.

6. Inteligência artificial como aliada na segurança digital

A inteligência artificial (IA) é um avanço tecnológico focado no desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de simular uma inteligência similar à humana. Através de banco de dados robustos, a IA é capaz de aprimorar a tomada de decisão autônoma através do aprendizado, raciocínio e percepção “ensinadas” a ela.

Assim, concomitantemente com a inteligência artificial, a automação se mostrou imprescindível para a segurança digital dentro das empresas.

Com a inteligência artificial é possível identificar possíveis ameaças cibernéticas em poucos minutos, ou até mesmo, segundos. Isso só é possível pela análise detalhada do histórico de ameaças pela IA. A partir disso, identifica-se um padrão, como sites suspeitos, arquivos maliciosos, e-mails duvidosos ou, até mesmo, ameaças internas. Impedindo, assim, de forma automática o vazamento de informações sigilosas.

7. Colaboração e treinamento de equipe

Além de adotar estratégias digitais que ajudem a manter os dados protegidos, é essencial que os colaboradores tenham em mente a importância de adotar comportamentos mais seguros no ambiente digital. Além de contar com uma política de controle de acesso à internet que informe e eduque esses colaboradores sobre os riscos de um comportamento inadequado na internet, também é importante investir em treinamento.

Os seus funcionários precisam entender quais os perigos da internet e como essa essas ameaças podem prejudicar o andamento das atividades dentro do negócio. Esse treinamento irá auxiliar na mudança do comportamento digital dos colaboradores durante o horário de trabalho.

Estratégias de segurança digital: melhorias diárias e constantes para garantir o sigilo das informações da sua empresa

Como podemos ver ao longo deste artigo, existem algumas mudanças que podem ser implementadas com facilidade para garantir mais proteção para as informações que são armazenadas pelo negócio. Sabemos que o vazamento de dados é um dos grandes perigos da atualidade e pode fazer com que as empresas sofram por conta das regras estipuladas pela LGPD e tenham a sua imagem prejudicada no mercado.

Quanto mais preparada estiver a sua equipe e mais seguras estiverem as redes e sistemas da sua empresa, mais fácil será evitar essas ameaças que podem causar problemas dentro da sua organização. Investir nas tecnologias certas pode fazer toda a diferença para estratégia de segurança dentro do seu negócio.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados