Serviços Gerenciados de TI ou MSP: benefícios para PME

Você sabe qual é a relação dos Serviços gerenciados de TI e as pequenas e médias empresas (PME)? É difícil imaginar um cenário onde a transformação digital não tenha causado pelo menos uma mudança significativa. Os modelos de negócio da atualidade acabaram se transformando de forma drástica diante das tecnologias que foram implementadas. O que antes era apenas destinado a empresas de grande porte e mega organizações, agora também é uma preocupação para empresas menores.

Isso porque, para garantir que toda a dinâmica da empresa seja funcional,  é necessário contar com uma infraestrutura de TI que atenda a todas as demandas desse negócio. Assim, insere-se os MSP, também conhecidos como Serviços Gerenciados de TI ou Provedores de Serviços Gerenciados. 

Os MSP representam um modelo de gestão para garantir que as empresas consigam atender as demandas do mercado moderno.

Para saber mais sobre como os Serviços Gerenciados de TI (MSP) são úteis no dia a dia das empresas, confira esse artigo na íntegra.

Serviços Gerenciados de TI ou MSP: o que são?

Os Serviços Gerenciados de TI (MSP)  se referem a um processo de terceirização de atribuições de TI, desenvolvido para garantir que a infraestrutura, sistema e gestão de TI consiga funcionar da melhor forma possível.

Em uma tradução livre, a sigla MSP (Managed Service Provider) significa Provedor de Serviços Gerenciados ou Serviços Gerenciados de TI (MSP). Ou seja, empresas prestadoras de serviços e soluções em TI com foco na prevenção de riscos

Diferentemente da estratégia padrão, no qual aciona-se a equipe de TI somente para  a resolução de problemas, através dos Serviços Gerenciados de TI há um  monitoramento constante. Dessa forma, o MSP consegue evitar problemas e combater a indisponibilidade causada pelos problemas técnicos e falhas de segurança de forma antecipada, antes mesmo do problema acontecer.

Dito isso, pode-se ressaltar que um dos maiores objetivos dos Serviços Gerenciados de TI (MSP) é garantir a total disponibilidade dos recursos e ferramentas utilizados pela empresa, contribuindo com a sua rentabilidade e crescimento. Assim, a mão de obra disponível pode focar em tarefas mais relevantes para a estratégia de pequenas e médias empresas (PME).

Graças às vantagens proporcionadas pelos MSP, o recurso acaba ajudando as pequenas e médias empresas (PMEs) a focar naquilo que é realmente importante para a continuidade do negócio e eliminando a preocupação com as atividades relacionadas ao TI.

Diferença entre MSP e BreakFix

Embora se trate de um serviço de terceirização, os Serviços Gerenciados de TI (MSP) são diferentes da modalidade tradicional de outsourcing ou BreakFix. Nesse modelo é feita a contratação de pelo menos um profissional através de uma empresa terceirizada, e as visitas e demandas deste profissional são responsabilidade do cliente. Isso quer dizer que, através do outsourcing a empresa ainda precisa dedicar uma atenção diária para que o trabalho seja realizado.

No caso dos Serviços Gerenciados de TI (MSP), essa gestão acontece de maneira compartilhada. A empresa contratada vai gerenciar os processos de implementação e suporte garantindo um ambiente de TI cada vez mais funcional. Dessa forma, a empresa pode dedicar a sua mão de obra e horário de trabalho para as atividades essenciais para o negócio.

Por conta dos seus benefícios,os Serviços Gerenciados de TI vêm sendo cada vez mais utilizados pelas empresas. Essa estratégia garante que o setor de TI passe por processos de melhoria e implementação de soluções cada vez mais funcionais para o dia a dia de PMEs.

Benefícios dos Serviços Gerenciados de TI

A dinâmica de contratação de Serviços Gerenciados de TI é muito mais simples do que se imagina. Feita a contratação da empresa prestadora de serviços (MSP), o setor de TI da empresa passa por uma análise completa e é estabelecido um planejamento de medidas voltadas para otimização das soluções.

Com base nessa análise, os profissionais da empresa contratada conseguem estabelecer estratégias e encontrar possíveis pontos de melhorias nesse setor, através de processos mais eficientes e inteligentes.

MSPs oferecem suporte completo para PMEs

Esses profissionais também conseguem realizar o monitoramento dos sistemas e fornecer um suporte especializado e completo para a empresa. Graças a esses benefícios, os gestores não precisam se preocupar com o setor de TI e podem dedicar-se exclusivamente às tarefas indispensáveis, relacionadas com a continuidade do negócio.

Existem diversos serviços de TI que podem ser gerenciados através das MSPs, tais como:

  • Monitoramento de sistema;
  • Suporte técnico especializado;
  • Gerenciamento dos servidores da empresa;
  • Implementação de soluções de segurança;
  • Otimização dos processos.

Com o avanço da tecnologia no mercado, o setor de TI alcançou um papel fundamental para as empresas. Os serviços de tecnologia estão diretamente relacionados com a continuidade das atividades e o sucesso das estratégias implementadas por um negócio.

Desenvolver e implementar um setor de TI dentro de uma empresa envolve muitas horas de trabalho, monitoramento constante, e um investimento substancial. Visto que, de nada adianta comprar todos os equipamentos necessários para isso,  se não houver profissionais altamente capacitados que estejam em  processo de melhoria constante.

Através dos Serviços Gerenciados de TI (MSP), as empresas têm acesso a uma infraestrutura completa e de qualidade, sem causar um grande impacto financeiro na organização. Por esse motivo, as pequenas e médias empresas (PME) conseguem se beneficiar de diversas formas com a contratação de MSP.

Os principais desafios de segurança e produtividade enfrentados pelas PMEs

Empresas de grande porte conseguem implementar soluções e ferramentas de alto nível para aumentar a segurança na internet. Além de contratar os melhores profissionais do mercado para compor a sua equipe.

Já as empresas de pequeno e médio porte (PMEs) acabam ficando vulneráveis e sofrendo com os impactos que as ameaças cibernéticas podem causar, devido a orçamentos limitados, inclusive para a segurança de dados.

O principal desafio enfrentado pelas PMEs está no fator investimento. Enquanto as empresas maiores conseguem disponibilizar um orçamento robusto para as estratégias de segurança, empresas menores acabam negligenciando a segurança por conta dos custos que esse processo pode envolver.

A boa notícia é que com os Serviços Gerenciados de TI ou Provedores de serviços (MSP) é possível terceirizar atribuições de TI, garantindo a infraestrutura, sistema e gestão desse setor de maneira otimizada em pequenas e médias empresas.

Dessa forma, os MSP (Managed Service Provider) atuam de forma preventiva através de várias soluções. Como por exemplo, suporte técnico especializado, gerenciamento dos servidores da empresa, implementação de segurança e otimização dos processos para pequenas e médias empresas (PMEs). 

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados