segurança na nuvem

Segurança na nuvem: entenda a importância dessa solução!

A tecnologia nos trouxe soluções e alternativas que proporcionam mais facilidades e dinamismo para o nosso dia a dia. Uma dessas soluções é a tecnologia em nuvem, que nos permitiu armazenar dados e executar aplicações em um ambiente digital. Entretanto, aliado a essa tecnologia, também surgiu a necessidade de desenvolver recursos de segurança, como é o caso da segurança na nuvem.

Embora já existam ferramentas de segurança voltadas para a proteção dos dados e dispositivos dentro das empresas, é necessário contar com tecnologias de segurança específicas para a computação em nuvem. Juntamente com os avanços tecnológicos, também evoluíram as formas de roubar informações, causar vazamento de dados e causar inúmeros prejuízos para os dispositivos, sendo importante investir em capacitação e cuidados adicionais para proteger os dados.

Para te ajudar a entender melhor como a segurança na nuvem e uma boa estratégia de segurança cibernética são fundamentais para sua empresa, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é segurança na nuvem?

Podemos entender como segurança na nuvem como um conjunto de recursos, práticas e tecnologia voltados para proteção das informações e dados que são armazenados em arquitetura de nuvem. Essas ferramentas garantem que os dados que são armazenados estejam protegidos da ação de usuários não autorizados e cibercriminosos.

A estratégia de segurança na nuvem de uma empresa deve incluir a otimização dos processos e a implementação de controles voltados para a segurança do sistema. Essas medidas vão ajudar a monitorar os recursos digitais e a ação de possíveis invasores.

Esses recursos têm como objetivo garantir que haja continuidade dos negócios e a melhoria das medidas voltadas para a confidencialidade dos dados. Dessa forma, a empresa poderá se manter de acordo com as especificações e regras implementadas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Saiba mais sobre as regras trazidas por essa nova legislação:

Como funciona a segurança na nuvem?

Como dissemos acima, a segurança na nuvem abrange uma ampla gama de ferramentas e metodologias que devem ser implementadas para aumentar a segurança dessa tecnologia. O principal objetivo dessas mudanças é garantir que os dados e aplicações que são armazenados em um ambiente de nuvem sejam acessados apenas pelos usuários devidamente autorizados. 

A segurança na arquitetura de nuvem engloba quatro fatores principais:

Microssegmentação

A microssegmentação se refere a técnica de segmentação do data center de uma empresa de acordo com o nível de acesso e tipo de atividade individual realizada. Com isso, os gestores conseguem estabelecer níveis de acesso e implementar políticas de segurança específicas, minimizando os danos que podem ser causados por uma invasão aos sistemas.

Firewall NGFW

O firewall de próxima geração realiza uma inspeção mais profunda dos pacotes de acesso dentro das redes e sistemas de uma empresa. Através da sua tecnologia ele consegue estabelecer uma inspeção ao nível da aplicação e dos recursos utilizados, prevenindo acessos indevidos e mantendo a confidencialidade dos dados.

Criptografia

A criptografia de dados permite a codificação das informações, de forma que o acesso só é realizado através de uma chave específica. Esses algoritmos codificados ajudam a manter os dados confidenciais, evitando o acesso indevido e criando uma camada de proteção extra para as suas informações.

Detecção de ameaças

O monitoramento constante é essencial para prevenir ameaças cibernéticas e acessos indevidos. É muito importante que a sua empresa mantenha um olhar atento a todos os acessos realizados para detectar possíveis acessos não autorizados e comportamentos maliciosos.

Benefícios da segurança na nuvem

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software, existe uma prospecção de crescimento de  41% nos investimento nos serviços em nuvem em 2023 ultrapassando US$ 4,5 bilhões. Essa pesquisa evidenciou o crescimento dessa tecnologia e da sua utilização pelas empresas.

Uma vez que a tecnologia em nuvem é uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade, a segurança na nuvem se torna indispensável para aumentar a proteção das informações que transitam pelas redes e dispositivos de um negócio. Investir em recursos de segurança na nuvem irá trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, como:

Controle de acesso

É fundamental garantir que informações confidenciais só possam ser acessadas por usuários previamente autorizados. Dessa forma, a segurança na nuvem contribui para a proteção dos dados e permite que os documentos só estejam disponíveis para usuários certificados.

Nesse sentido, nos referimos também aos próprios colaboradores de uma empresa. Isso porque nem todos os funcionários precisam ter acesso a todos os níveis de documento, sendo necessário implementar políticas específicas de acordo com as necessidades do negócio.

Criptografia dos dados

A segurança na nuvem utiliza criptografia para garantir que as informações sigilosas não possam ser vistas sem a credencial de acesso específica. Ao transitar pelo sistema, os dados são transformados em um código único e específico, que não pode ser acessado ou aberto por usuários que não tenham autorização. 

Escalabilidade

É muito importante que as empresas tenham a possibilidade de transformar os seus recursos tecnológicos de acordo com a sua demanda. A escalabilidade vai garantir que, caso a empresa necessite modificar os seus padrões ou adicionar itens de segurança, esse processo seja feito com facilidade e agilidade.

Quais são os princípios da segurança da rede na nuvem?

Com o objetivo de acompanhar a evolução constante da tecnologia, as ferramentas de segurança passam por atualizações periódicas. Quando tratamos de tecnologia em nuvem, esses aprimoramentos são primordiais. Isso porque, os problemas de segurança dentro das ferramentas em nuvem podem causar a indisponibilidade do serviço e prejudicar a imagem da empresa no mercado.

Para conseguir garantir que os seus recursos estejam sempre protegidos existem princípios fundamentais da segurança de rede na nuvem, como veremos a seguir:

Acesso privilegiado dos usuários

Para garantir que os dados se mantenham confidenciais e protegidos, os gestores da empresa precisam exercer um controle mais assertivo sobre os acessos que são realizados. Para isso, existem recursos e ferramentas de segurança que ajudam a obter um controle completo sobre os acessos que são realizados em um dispositivo ou rede.

Esse monitoramento vai ajudar a garantir que as informações apresentem uma camada extra de proteção, evitando o acesso de usuários não autorizados. Quanto maior o controle de acesso à internet da empresa, mais fácil será prever ações maliciosas e bloquear tentativas de acesso indevido.

Compliance

É responsabilidade da empresa e dos seus gestores garantir a proteção e integridade das informações que são armazenadas pelo negócio. Nesse sentido, também é responsabilidade da empresa garantir que seus colaboradores estejam preparados para lidar com esse tipo de informação e evitar o vazamento dos dados.

O compliance de uma empresa deve estar regulamentado e deve ser cumprido pelos colaboradores a fim de evitar a criação de pontos de vulnerabilidade e brechas na segurança. Problemas desse tipo podem causar prejuízos indescritíveis para os negócios e prejudicar o seu posicionamento e imagem no mercado.

Localização dos dados

O local onde os dados são armazenados deve ser seguro e confiável para evitar vazamentos e acesso de usuários não autorizados. A manipulação incorreta dessas informações pode causar problemas na continuidade das atividades e expor a empresa às penalidades que são impostas pela LGPD.

A empresa responsável pela estrutura de computação em nuvem deve ser transparente quanto o local de armazenamento e as ferramentas de segurança que serão utilizadas para manter essas informações confidenciais. Além disso, esse prestador de serviço também deve estar de acordo com as regulamentações e regras exigidas pela legislação vigente.

Segregação de dados

Na prestação de serviços de nuvem é muito comum que haja um ambiente dividido para diversas empresas. Para evitar problemas, é necessário que a empresa provedora informe sobre as estratégias e recursos utilizados para o isolamento dos dados na sua infraestrutura.

É responsabilidade do gestor de TI coletar essas informações, entender o funcionamento da estrutura e evitar possíveis implicações. Por essa razão, a comunicação entre empresa contratante e contratada deve ser clara e objetiva.

Recuperação dos dados

Assim como é imprescindível contar com ferramentas de segurança para manter a proteção das informações, também é de extrema importância implementar uma estratégia de backup. Sabemos que a perda de dados pode causar prejuízos à indisponibilidade do serviços, e quanto mais preparada a sua empresa estiver, menores serão as implicações diante de problemas tecnológicos e ameaças cibernéticas.

3 tipos de tecnologia na nuvem: IaaS, PaaS e SaaS

As ferramentas em nuvem se apresentam a partir de três tipos principais: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS). Veja a seguir como cada opção funciona individualmente:

IaaS

A infraestrutura como serviço é uma ferramenta utilizada para disponibilização de serviços de infraestrutura, como é o caso da virtualização de recursos e armazenamento em nuvem. Através desse recurso, a empresa consegue contar com esse serviços mas a responsável pelos dados, sistema operacional, ambiente de execução, aplicações, e muito mais. É responsabilidade do provedor proporcionar o acesso aos servidores, redes e recursos necessários para o serviço.

Essa alternativa reduziu a necessidade de um data center próprio, ajudando as empresas a economizar recursos e trazer mais praticidade para o dia a dia. Além disso, essa solução também conferiu flexibilidade e escalabilidade para as ferramentas digitais.

PaaS

Quando tratamos de plataforma como serviço, nos referimos a hospedagem dos componentes de software e hardware através de um provedor. Dessa forma, a empresa contratante pode utilizar esses recursos como solução integrada, trazendo mais praticidade e inteligência para o seu setor de tecnologia.

Através da plataforma como serviço, as empresas conseguem gerenciar, desenvolver e executar aplicações no ambiente em nuvem sem a necessidade de manter uma infraestrutura completa para esses processos. Isso significa que todo o ambiente de desenvolvimento é oferecido pela empresa contratada.

SaaS

Conhecido como serviços de aplicações em nuvem, o SaaS é uma modalidade mais ampla e abrangente da computação em nuvem. Através dela, a empresa vai contar com uma aplicação completa que é acessada via navegador, bastando um acesso e é realizado através de um API ou painel de controle.

A maior vantagem desse recurso é que todas as correções, atualizações e tarefas de manutenção são de responsabilidade do provedor. À empresa cabe somente o gerenciamento através do painel de controle, sem a necessidade de instalação individual. Assim como em qualquer aplicação que utilizamos na internet, a empresa contratante poderá ter acesso à plataforma apenas com as suas informações de login.

Benefícios do SaaS na segurança na nuvem

O software como serviço é uma alternativa econômica que pode proporcionar diversas vantagens para uma empresa. Uma vez que é responsabilidade da empresa contratada garantir o bom funcionamento de todos os recursos, essa alternativa traz praticidade e qualidade para o serviços. 

Os principais benefícios das aplicações em nuvem como serviço são:

Otimização do tempo

O software como serviço pode ser instalado com facilidade e agilidade, trazendo uma grande economia de tempo para a empresa. Além disso, também é possível realizar um teste antes da aquisição a fim de verificar a facilidade de utilização e as vantagens que o recurso apresenta.

Adaptação

Pequenas e médias empresas podem se beneficiar grandemente com esse tipo de solução. Desenvolvidos de forma intuitiva e de fácil utilização, esse tipo de software pode ser utilizado de maneira simplificada por usuários de todos os níveis de conhecimento, fazendo com que a empresa não precise contar com colaboradores especializados.

Custo-benefício

Com baixo custo inicial, o SaaS apresenta-se como uma solução econômica e eficiente para empresas que desejam economizar recursos. Isso porque com a utilização do software, não é necessário adquirir o programa de forma definitiva.

Atualizações simplificadas

Em softwares tradicionais existe a necessidade de atualizar constantemente a ferramenta, gerando custos e tomando muito tempo. Graças à tecnologia em nuvem do software como serviço, essas atualizações são simplificadas e não causam nenhuma indisponibilidade para a empresa.

Redução de necessidade de recursos e ferramentas técnicas

O SaaS contribui positivamente para a redução de custo de uma empresa. Além de apresentar um custo de aquisição inicial baixo, também dispensa recursos técnicos para sua instalação e operação, visto que é disponibilizado através da tecnologia em nuvem.

Diferenciais da segurança na nuvem

A tecnologia em nuvem transformou a forma como muitas coisas são realizadas durante o nosso dia a dia na empresa. Embora essa tecnologia tenha avançado consideravelmente nos últimos anos, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas quanto à confidencialidade proporcionada por esse recurso.

Os benefícios proporcionados pela tecnologia de cloud computing são inúmeros, e os seus recursos de segurança vêm sendo e otimizados dia após dia. Além de proporcionar um ambiente digital para troca e armazenamento de informações e disponibilização de recursos e aplicações, ela também pode ser protegida com recursos igualmente tecnológicos.

Investir em segurança na nuvem vai reduzir as chances de sofrer com ataques cibernéticos e perda de informações. Sabemos que muitas vezes pode ser difícil encontrar as ferramentas necessárias para evitar o vazamento dessas informações e garantir a proteção dos dados que são armazenados pode causar certa insegurança, mas a tecnologia é uma aliada valiosa da sua empresa.

Existem atualmente ferramentas de segurança desenvolvidas especificamente para ajudar a sua empresa a manter a confidencialidade das suas informações. Por essa razão, é necessário compreender que a segurança na nuvem é fundamental e deve ser uma prioridade dentro da sua empresa. Recursos como o controle de acesso vão ajudar a evitar que os usuários não autorizados consigam acessar informações confidenciais, trazendo mais confiança para os consumidores e fortalecendo a imagem da sua empresa no mercado. 

Por que ter segurança na nuvem é importante para o seu negócio?

Visto que a maior parte das empresas já utiliza pelo menos uma parte dos recursos em um ambiente de nuvem, investir em segurança na nuvem é fundamental para otimizar os processos e para garantir a manutenção da privacidade dentro da sua empresa. Além de ser uma solução totalmente escalável e personalizável, a segurança na nuvem vai proporcionar uma camada extra de proteção para os dados que são armazenados e para as aplicações que são utilizadas diariamente na empresa.

A segurança na nuvem também permite desenvolver a automatização dos controles de monitoramento dos ambientes digitais dentro do seu negócio. Dessa forma, essa estratégia de segurança vai contribuir grandemente para a manutenção dos processos da sua empresa, evitando a indisponibilidade e o vazamento das informações confidenciais.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados