cibersegurança no brasil 2023

Cibersegurança no Brasil em 2023

Por muitos anos, a preocupação com recursos tecnológicos e segurança digital dentro das empresas não foi uma prioridade. Entretanto, a cibersegurança atingiu um patamar de extrema importância dentro das empresas, principalmente por conta do avanço da transformação digital. A quantidade de golpes e ameaças cibernéticas sofridos por  empresas de todos os portes e segmentos, encontra-se em constante crescimento no Brasil. Esse avanço demonstrou que investir em cibersegurança se tornou uma prioridade para todos os negócios.

Com ferramentas cada vez mais eficientes e recursos completos que contribuem para a realização das atividades no dia a dia de uma empresa, os negócios vem implementando soluções que ajudam a otimizar o serviço e garantir um papel de destaque no mercado. O aumento da concorrência fez com que as empresas precisassem encontrar formas de se destacar e garantir um diferencial competitivo, principalmente quando o assunto é modernização e revolução tecnológica.

Contudo, concomitantemente com as ferramentas que melhoram as nossas atividades e trazem mais praticidade para o dia a dia, avançam também as estratégias utilizadas para desviar informações confidenciais, prejudicar dispositivos, e causar um imenso impacto negativo nas empresas

Podemos observar que, embora os órgãos governamentais e as empresas de grande porte investem constantemente em soluções que ajudem a bloquear essas ameaças, esse crescimento não é tão expressivo nas empresas menores. Essa falta de apoio aos recursos tecnológicos dessas empresas faz com que elas se tornem alvos fáceis para o cibercriminosos, podendo comprometer a confidencialidade dos seus dados e a privacidade de clientes, parceiros e colaboradores.

Nesse material que preparamos para você iremos tratar de temas relevantes, como:

O que é a cibersegurança?

De forma simplificada, a cibersegurança consiste em um conjunto de técnicas, estratégias e métodos utilizados para proteger recursos tecnológicos, dispositivos, redes e dados contra a ação de criminosos. Através da cibersegurança a empresa consegue evitar a violação ou vazamento dessas informações.

Os investimentos em cibersegurança se tornaram indispensáveis para os negócios que desejam se manter competitivos no mercado. Isso porque, além de um produto e de um atendimento de qualidade, os consumidores também esperam atenção com a segurança das informações que são fornecidas para as empresas. Quanto mais preparada estiver a sua organização para lidar com esse tipo de ameaça, melhor será o seu posicionamento e  imagem no mercado.

Empresas que investem em cibersegurança  conseguem transmitir transparência, fortalecer o relacionamento e a confiança com seus consumidores. Dentre as estratégias utilizadas para o aumento da segurança dentro das empresas, elencamos as cinco principais:

  1.  Monitoramento de acesso: através dessa abordagem, a empresa consegue gerenciar a permissão de acesso e o tráfego de dados entre funcionários e terceiros, trazendo uma maior confidencialidade e segurança.
  2. Direcionamento de segurança: é fundamental que a empresa tenha objetivos e metas claras quanto à proteção das informações, implementando recursos de cibersegurança de acordo com a demanda e a necessidade de confidencialidade da empresa.
  3. Criptografia: a conversão dos dados que são armazenados e manipulados em códigos criptografados permite que apenas usuários que possuem permissão e necessitam lidar com essas informações consigam acesso a esses dados.
  4. Estratégia de backup: sabemos que mesmo com a implementação de todas as ferramentas de segurança disponíveis no mercado ainda não é possível garantir que não haja a incidência de algum ataque cibernético. Por esse motivo, é imprescindível que a empresa adote uma estratégia de backup para garantir a continuidade do seu serviço mesmo diante de um ataque.
  5.  Atualização de software: as atualizações de software são desenvolvidas para garantir que essas aplicações se mantenham protegidas mesmo diante das ameaças mais modernas disponíveis na rede. Realizar essas atualizações ajuda a fortalecer a sua estratégia de cibersegurança e mantém os seus dados longe do acesso de usuários indevidos.

Saiba mais sobre o conceito de cibersegurança:

A evolução da cibersegurança no Brasil em 2023

Nos últimos anos, as empresas passaram a se preocupar cada vez mais com a sua estratégia de segurança digital, principalmente por conta dos massivos ataques cibernéticos que vitimaram negócios de todos os portes. Esses ataques fizeram com que muitos dados fossem disponibilizados de forma indevida na rede e causassem um grande impacto negativo nas empresas, que tiveram a sua imagem prejudicada perante os consumidores e a sua concorrência.

De acordo com dados da Fortinet, somente em 2022 o Brasil sofreu com 103.16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Esses dados demonstram um aumento de 16% comparado ao período anterior, evidenciando a necessidade de se preocupar com estratégias de cibersegurança que aumentem a segurança de dados dentro das empresas.

Dentre esses ataques, existem algumas abordagens que merecem destaque, como é o caso dos ataques de ransomware. Esse tipo de ataque sequestra as informações confidenciais e exige o pagamento de um valor, geralmente em bitcoins, para que esses dados possam ser devolvidos. Além de causar um grande prejuízo financeiro, esses ataques também demonstram que a empresa não está preparada para lidar com informações confidenciais.

Em 2022 os ataques de ransomware sofreram um aumento de 51%, colocando o Brasil na primeira colocação como país que mais sofreu ataques cibernéticos na América Latina. Além dessa ameaça, uma estratégia bastante utilizada que também continua fazendo vítimas é o ataque de phishing, que pode ser aplicado sem recursos sofisticados e causar prejuízos imensuráveis para os usuários e as empresas.

Em 2023, a principal tendência de cibersegurança é a utilização da segurança dos recursos de tecnologia utilizados diariamente, como é o caso da tecnologia em nuvem. Também se fez necessário adotar ferramentas de proteção, sistemas de detecção de ameaças e proteção de redes para garantir um ambiente digital cada vez mais seguro.

Desenvolvida para facilitar a adoção de recursos eficientes para proteção das informações, a LGPD entrou em vigor em agosto de 2021. Essa legislação traz regras específicas quanto à coleta, tratamento e armazenamento de informações de terceiros. Dessa forma, a adequação a essa legislação é um dos primeiros passos para as empresas que desejam investir em cibersegurança e melhorar o seu posicionamento no mercado.

O cenário das ameaças cibernéticas se encontra em constante evolução. Os cibercriminosos buscam todos os dias encontrar novas vulnerabilidades tanto nos dispositivos e redes das empresas como também nas aplicações utilizadas. Por conta disso, é fundamental encontrar soluções que ajudem a aumentar a segurança do seu negócio e manter essas informações longe do acesso indevido.

Principais tendências de cibersegurança no Brasil e no mundo

Como dissemos anteriormente, com mais de 100 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em apenas um ano no Brasil, as empresas nacionais precisam encontrar formas mais eficientes para se proteger. Com isso, foram desenvolvidas ferramentas mais completas para uma estratégia de cibersegurança ainda mais consolidada.

Esses avanços entregaram soluções estratégicas para empresas de todos os portes e segmentos, como veremos a seguir:

Segurança para a internet das coisas

Atualmente, são muitos os dispositivos que utilizam a troca de dados e informações para conseguir otimizar a nossa rotina e trazer mais praticidade, como é o caso da internet das coisas. Esses sistemas realizam a transmissão das informações sem a necessidade de intervenção humana, de forma que foi necessário desenvolver as ferramentas voltadas para aumentar a proteção durante essa transmissão.

Com isso, uma das principais tendências de cibersegurança de 2023 é o monitoramento de dispositivos realizado através da internet das coisas. Esse acompanhamento é fundamental para avaliar não só performance como a destinação das informações que são transmitidas constantemente.

Recursos de segurança para o home office

A pandemia fez com que diversas empresas adotassem o regime de home office para conseguir manter as suas atividades. Com o passar do tempo, muitos desses negócios notaram que essa modalidade trazia muitos benefícios tanto para empresa quanto para o colaborador, e  acabaram implementando de forma definitiva o regime de trabalho remoto.

Entretanto, uma vez que esse dispositivo fica conectado longe do espaço físico da empresa, se tornou fundamental encontrar ferramentas para garantir uma segurança reforçada, como é o caso da VPN Empresarial. Com a ajuda dessas ferramentas, é possível aumentar a proteção dos dados e garantir que, mesmo em trabalho remoto, o trabalhador conte com todos os recursos de proteção necessários para a sua atividade.

Inteligência artificial

Embora a inteligência artificial tenha se popularizado por conta de ferramentas utilizadas para a criação de fotos e textos, essa tecnologia é muito mais completa do que se pode imaginar. Acompanhando o crescimento dos ataques cibernéticos, a inteligência artificial vem adicionando uma camada adicional de proteção para proporcionar uma operação mais eficiente e segura.

A tecnologia vem garantindo insights rápidos para um monitoramento mais efetivo de possíveis vulnerabilidades e tentativas de ataque. Implementada nas ferramentas de controle de acesso e monitoramento utilizadas pela empresa, a Inteligência Artificial trouxe muitos benefícios para a estratégia de segurança.

Ameaças globais ou locais

No quesito segurança cibernética, 2023 foi um ano extremamente desafiador para os negócios. As previsões disponibilizadas no ano anterior já evidenciaram que seria uma fase de extrema vulnerabilidade com relação aos ataques cibernéticos evidenciando a necessidade de se adotar soluções mais completas.

A previsão realizada pelo relatório da Cibersecurity Ventures é que os cibercrimes tenham causado um custo de oito trilhões de dólares ao redor do mundo, podendo chegar até 10.5 trilhões em 2025. O cibercrime se tornou não só um problema relacionado à confidencialidade das informações, como também uma grande ameaça financeira para as empresas de todos os segmentos.

É fundamental lembrar que as ameaças cibernéticas podem partir de qualquer parte do mundo e afetar qualquer empresa. Não existe um público alvo específico na maior parte dos ataques cibernéticos tornando-se evidente que estratégias de cibersegurança devem ser uma  prioridade para todos os negócios. Além de adotar as melhores soluções disponíveis para aumentar a segurança da sua empresa, é importante que haja uma mudança na cultura organizacional da sua empresa voltada para a proteção das informações.

Conheça as principais ameaças cibernéticas no Brasil

Como citamos acima, são inúmeras as ameaças cibernéticas que podem causar problemas para sua empresa. E nos últimos anos alguns desses ataques ganharam destaque por conta da sua aplicação massiva e dos prejuízos que foram causados por eles, como veremos a seguir:

Ransomware

O ransomware é uma das ameaças cibernéticas que mais assustam as empresas e organizações. Isso porque, além do sequestro e da expectativa de vazamento de informações confidenciais, a empresa também pode sofrer um grande prejuízo financeiro.

Isso porque esses cibercriminosos coletam de forma indevida dados extremamente confidenciais e ameaçam a sua exposição a menos que a empresa realize o pagamento de uma grande quantia. Geralmente esse pagamento de resgate deve ser feito em Bitcoin, dificultando o seu rastreio e possível identificação do cibercriminoso.

Segurança por obscuridade

Embora não seja exatamente uma ameaça cibernética, essa conduta pode aumentar o risco de exposição do seu negócio. Isso quer dizer que a falta de preocupação quanto a possíveis vulnerabilidades pode expor a sua empresa a ataques cibernéticos de enormes proporções.

Para evitar esse problema, além da implementação de ferramentas de segurança, é responsabilidade da empresa informar os seus colaboradores quanto aos riscos e as melhores condutas a serem adotadas. O primeiro passo para fortalecer a segurança da sua empresa é partir da premissa que não é possível confiar plenamente na sua estratégia de segurança atual. Presumir que não existe nenhum risco de exposição é a principal característica dos problemas de segurança por obscuridade.

Roubo de credenciais de acesso

Dependendo do nicho da sua empresa e da atividade exercida, a credencial de acesso pode ser extremamente valiosa. Através dela, os criminosos conseguem acessar dados confidenciais e desviar essas informações de forma indevida

A partir disso, o roubo das credenciais pode favorecer a aplicação de outros golpes ainda mais prejudiciais, como é o caso do vazamento de informações, ransomware e até mesmo venda de dados para empresas ilegais. Todos esses problemas podem causar um grande impacto negativo na sua organização, principalmente perante os seus consumidores.

Phishing

O Phishing é um problema cibernético que vem sendo debatido desde a popularização da internet. Através de e-mails e links falsos, os cibercriminosos conseguem instalar aplicações maliciosas no seu dispositivo, roubar informações ou aplicar outro tipo de golpe. 

A principal forma de evitar esse tipo de problema é garantir que os seus colaboradores estejam preparados para lidar com possíveis tentativas difíceis, mantendo um processo de educação e conscientização constantes. O treinamento contra phishing é indispensável, visto que os seus colaboradores precisam identificar esse tipo de golpe para evitar os prejuízos causados por ele.

Como a cibersegurança local pode ser mais efetiva

A cibersegurança é essencial dentro de uma empresa que lida com informações e manipula dados pessoais de consumidores. Por esse motivo, é fundamental implementar algumas ações que ajudem a aumentar a proteção contra os hackers e golpistas.

Para ajudar você, separamos algumas dicas. Confira a seguir:

Realize uma avaliação completa da sua segurança

Somente será possível implementar soluções mais eficientes, se os gestores já tiverem mapeado a situação atual de segurança digital e os pontos de vulnerabilidade dentro da empresa. Pois, avaliando a infraestrutura é possível identificar possíveis pontos de melhoria para evitar as ameaças cibernéticas.

A avaliação completa pode ser realizada através de uma auditoria de segurança e monitoramento dos sistemas e aplicações utilizados. Para isso você pode contar com ferramentas de segurança mais completas e eficientes, como o nosso diagnóstico e teste de segurança, totalmente gratuitos.

Conscientização da equipe

A equipe precisa estar ciente das  boas práticas de segurança que podem ajudar a sua empresa. Diferentemente do que muitos pensam, a cibersegurança não é responsabilidade exclusiva do setor de TI.

Nesse sentido, todos os colaboradores da sua empresa precisam estar conscientes das melhores práticas de segurança a serem implementadas no dia a dia. Tais como a criação de senhas mais robustas, evitar abrir links suspeitos, saber qual o melhor comportamento dentro da internet entre outros.

Atualização de sistemas

As atualizações dos sistemas e aplicações utilizados pelas empresas são desenvolvidas para garantir que o seu negócio utilize a versão mais segura destes produtos. Deixar de realizar essas atualizações pode expor a sua empresa a vulnerabilidades, visto que a aplicação não estará preparada para lidar com as ameaças mais atualizadas.

Considerando o avanço constante das estratégias utilizadas pelos cibercriminosos, deixar de atualizar as aplicações e recursos é um grande risco. A empresa acaba criando pontos de vulnerabilidade que são utilizados pelos criminosos em suas tentativas de invasão.

Implementação de política de acesso à internet

Contribuindo para o processo de educação dos seus colaboradores, a política de acesso deve ser desenvolvida com base em todas as expectativas e boas práticas que são esperadas pela empresa. Todos os seus colaboradores devem ser informados quanto a essas práticas para que elas sejam implementadas no decorrer do seu dia a dia.

Essa política de acesso deve informar sobre o risco de acesso à páginas indevidas durante o horário de trabalho, download de arquivos, compartilhamento indevido de informações, e muito mais. A política deve ser completa e levar em consideração as necessidades da empresa e a realidade vivenciada no dia a dia.

Considerando que os brasileiros são um dos maiores usuários de redes sociais do mundo, passando cerca de 3h 46m por dia nessas plataformas, boa parte desses acessos acaba sendo realizado durante o horário de trabalho, causando ainda mais vulnerabilidades para a empresa. O bloqueio de determinados tipos de acesso pode ajudar a livrar a sua empresa de múltiplos golpes cibernéticos.

Desenvolva um plano de resposta

Como mencionamos, as ameaças cibernéticas evoluem diariamente. Por essa razão, é impossível garantir que nenhuma ameaça consiga afetar a sua organização, tornando-se fundamental o desenvolvimento de um plano de resposta.

Esse plano de resposta deve ser desenvolvido com base em todas as medidas de proteção que são utilizadas e a melhor forma de lidar com os problemas causados pelas ameaças cibernéticas. Esse plano vai ajudar a sua empresa a manter as atividades mesmo que algum problema aconteça, como a indisponibilidade causada pelos ataques de DDoS.

Como se proteger dos cibercriminosos no Brasil?

Quando o assunto é segurança cibernética, o primeiro passo a ser mencionado é a adequação a LGPD. Essa legislação foi desenvolvida especificamente para garantir que as informações armazenadas e disponibilizadas pelas empresas se mantenham confidenciais de acordo com a necessidade do negócio e dos respectivos detentores desses dados.

Uma vez que essa legislação traz todas as regras e paradigmas a serem seguidos para aumentar a proteção dentro das empresas, a sua adequação é fundamental para os negócios que desejam se manter mais seguros e competitivos no mercado. Esse processo vai ajudar a se proteger dos cibercriminosos e bloquear possíveis vulnerabilidades que afetam a sua organização.

Também é igualmente importante tomar cuidado referente ao comportamento do usuário. A criação de senhas poucos seguras é uma das principais vulnerabilidades que podem afetar a sua organização, sendo fundamental educar os seus colaboradores quanto à importância de se manter protegidos.

Nesse mesmo sentido, a proteção das credenciais de acesso é indispensável para evitar o acesso de usuários não autorizados. Dependendo da atividade exercida pelo seu negócio, existem acessos que devem ser realizados apenas pelo pessoal autorizado e a proteção dessas credenciais é indispensável para aumentar a sua segurança cibernética.

Aliado a isso deve ser implementada uma estratégia para proteção das redes e dispositivos. Uma vez que todos os dados transitam através desses equipamentos e são enviados através da rede, a proteção de credenciais é prioritária.

Conte com ferramentas completas que ajudem a sua organização a se manter cada vez mais protegida. Embora existam inúmeras soluções do mercado para a proteção desses dispositivos e da sua rede, é essencial realizar uma pesquisa intensa sobre o assunto.

A ferramenta a ser utilizada deve ser compatível com a sua necessidade e com os objetivos da sua empresa. Além de um painel intuitivo de fácil utilização, essa ferramenta deve contar com todos os recursos que a sua empresa precisa para manter a proteção das informações.

Panorama Nacional das ameaças cibernéticas 

No Brasil, o roubo de contas e de credenciais de acesso corresponde a 72% das fraudes aplicadas no país. Isso demonstra como o ambiente digital vem sendo utilizado não só para soluções do dia a dia como também para aplicação de golpes e armadilhas.

Utilizando tecnologia sofisticadas, e-mail falsos, engenharia social, entre outras estratégias, os cibercriminosos vêm roubando identidades, desviando informações confidenciais, aplicando golpes financeiros, e muito mais. Além da tecnologia, a falta de informação é uma das principais causas de criação de pontos de vulnerabilidade, fazendo com que os usuários exponham dados confidenciais e forneçam informações sigilosas.

As pesquisas atuais demonstram que os golpes cibernéticos vem aumentando gradativamente todos os anos, tornando esse tipo de ameaça cada vez mais preocupante. Em um país onde o investimento em segurança digital é consideravelmente baixo, podemos entender como a cibersegurança é negligenciada e por que sofremos tantos ataques cibernéticos.

Lumiun: a solução brasileira de segurança digital e controle de acesso à internet 

Diante do cenário crítico de cibercrimes enfrentado pelo Brasil atualmente, o aumento alarmante dos ataques cibernéticos fez com que cada vez mais empresas buscassem por soluções que ajudassem a fortalecer a sua estratégia de segurança da informação. 

A vulnerabilidade do nosso país tem sido vista como um ponto fraco para as empresas de todos os segmentos. Isso porque, a grande quantidade desses ataques evidencia a falta de proteção e de preparo quanto a estratégia de segurança digital.

Além de um processo de conscientização e mudança na cultura organizacional, optar pela utilização de ferramentas mais eficientes é indispensável. A Lumiun é uma empresa brasileira que leva em consideração todas as necessidades e demandas apresentadas pelas empresas nacionais e internacionais.

Focada em atender às demandas das PMEs, a Lumiun disponibiliza uma variedade de recursos distintos. Com suporte técnico em Português, instalação facilitada e cobrança em moeda local, a plataforma tem ampla expertise em segurança digital, protegendo diariamente mais de 105 mil dispositivos. Além disso, controla mais de 508 milhões de acessos e bloqueia mais de 95 milhões de sites nocivos.

A missão da Lumiun é oferecer a melhor opção para fortalecer sua estratégia de segurança digital. Com o objetivo de eliminar preocupações com ataques cibernéticos, proporcionando um ambiente protegido e produtivo para a sua empresa.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados