Internet Lenta

7 maneiras de lidar com uma conexão de Internet lenta

Internet lenta ainda é um grande problema no Brasil, infelizmente temos uma infraestrutura defasada, que limita o acesso a conexões de alta velocidade, o que é comum em países mais desenvolvidos. Porém, são inúmeras causas que podem deixar sua conexão lenta, em muitos casos, o problema pode estar na própria rede, nos equipamentos ou na forma como a Internet é utilizada. Veja o que pode ser feito para descobrir onde está o problema e alternativas para melhorar o desempenho da sua conexão de Internet:

1. Teste sua conexão e verifique a velocidade (e seu plano)

Muitas vezes, sua internet é lenta porque o plano que você contratou é de baixa velocidade. Portanto, o primeiro ponto a verificar é o plano contratado e qual a conexão de entrada e saída para Internet, que pode ser, por exemplo, de 5MB de download e 1MB de upload. Após verificar seu plano, é hora de testar se o seu provedor está fornecendo a velocidade de conexão de acordo com o contratado, para isso pode ser usado testadores de velocidade, uma boa opção é o Speedtest.

Se o provedor não estiver fornecendo a velocidade contratada, você deve entrar em contato e exigir o cumprimento do contrato. Agora, se a velocidade contratada está de acordo e a velocidade da conexão é boa, o problema pode estar na sua rede, nos computadores ou no uso indevido da Internet.

2. Verifique os equipamentos e computadores da sua rede

Qualquer equipamento na sua rede pode comprometer o desempenho da Internet, comece verificando o modem e o roteador, reinicie estes e veja se isso ajuda, para uma análise mais detalhada é necessário um profissional especializado de informática. Confira se todos computadores da sua rede estão com a conexão lenta, se o problema for somente em um computador, pode ser algum problema no navegador, antivírus mal configurado ou sistema operacional lento mesmo. Se o problema for em toda rede, é possível que algum equipamento esteja infectado com algum vírus que compromete o tráfego da rede, ou ainda que sua Internet está sendo mal utilizada, essa lentidão pode acontecer se alguém estiver fazendo download de arquivos pesados, acessando vídeos, rádios e outros sites que consomem recursos altos da conexão.

3. Verifique seu sinal Wi-Fi

Se os equipamentos da rede estiverem usando Wi-Fi, o sinal fraco pode causar internet lenta. Nesse caso, você pode precisar ajustar e melhorar o seu roteador com alguns truques (por exemplo, encontrar o melhor lugar para ele, que tenha o sinal mais forte). Ferramentas como Wi-Fi Stumbler e Wi-Fi Analyzer podem também ajudar a encontrar o melhor canal disponível, pois é comum haver inúmeros sinais Wi-Fi disponíveis no mesmo local, que podem interferir na sua rede, comprometendo a qualidade do sinal. Como roteadores sem fio podem operar em um número de diferentes canais, você deve escolher um com o mínimo de interferência possível.

4. Identifique o que está comprometendo a velocidade da sua conexão

Se os equipamentos da rede, os computadores e os sistemas estão em boas condições de funcionamento, veja se há outros programas comprometendo sua conexão. Por exemplo, se alguém estiver baixando arquivos, a navegação vai ficar mais lenta, sites de vídeos e rádios também consomem muitos recursos da conexão, da mesma forma a navegação excessiva de alguns usuários também pode reduzir a velocidade da sua rede. Neste caso, é importante orientar os usuários a usarem de forma consciente a Internet. Outra opção é implementar algum controle de acesso, evitando que estes usuários acessem sites que reduzam a velocidade da sua conexão.

5. Implemente regras ou algum serviço de controle da acesso

Em boa parte das empresas, a lentidão na Internet é causada pelo uso indevido por parte dos usuários, no acesso a sites de vídeos, rádios, download de arquivos, redes sociais, e-mail pessoal, sites de entretenimento, jogos, etc. Todos esses acesso consomem a velocidade da Internet e podem comprometer o desempenho e sistemas prioritários para as atividades da equipe e da empresa.

Esse problema pode ser resolvido com o controle de acesso a Internet, onde é possível bloquear vídeos, redes sociais, sites de download e todos recursos que os usuários não devem acessar, priorizando o uso da Internet para as atividades relacionadas à empresa. O Lumiun é uma excelente opção para o controle de acesso, a implementação é rápida e simples e o gerenciamento é fácil a qualquer pessoa.

6. Troque de provedor ou melhore seu plano de Internet

Se todas essas ações ainda não resolveram seu problema, talvez seja necessário melhorar seu plano de Internet, afinal, se por exemplo, você tem contratado uma plano de Internet de 2MB de velocidade, que é usado por 50 usuários, com certeza sua Internet será lenta. Contate seu provedor e conheça os planos disponíveis, muitas vezes aumentar a velocidade demanda pouco investimento e pode gerar boas melhorias em sua conexão. Considere também buscar alternativas em outros provedores, é possível encontrar soluções melhores a preços mais acessíveis, não esqueça de valorizar o bom atendimento e qualidade de suporte nos serviços.

7. Seja esperto, organize suas atividades

Se não foi possível resolver os problemas de lentidão e você não tem disponibilidade de planos e recursos para melhorar a velocidade, resta organizar as atividades da equipe e suas tarefas, adequando de acordo com horários e demandas no uso da conexão. Separe as tarefas em pesadas (que exigem conexão rápida) e leves. Faça as mais simples quando estiver com conexão lenta, e agrupe as pesadas para fazê-las quando você tiver acesso mais rápido. Da mesma forma, quando possível, não utilize o navegador, se você estiver escrevendo, por exemplo, faça isso em seu editor de texto favorito, em vez de usar um browser.

Se você planejar seu trabalho com antecedência, pode tirar o melhor de uma situação ruim. Você pode testar os horários que a velocidade da Internet é melhor, é comum a conexão ser reduzida no início da manhã e da tarde, quando a maioria dos usuários estão acessando e baixando seus e-mails.

Como podemos ver, há diversas alternativas para melhorar a velocidade da sua Internet, muitas deles podem ser simples de ser implementadas. O importante é não aceitar uma Internet lenta, que pode comprometer o desempenho da sua equipe e gerar grande prejuízo, muitas vezes com ações simples e baixo investimento, é possível alcançar ótimos resultados.

Então, como você encara esse problema de lentidão na conexão de Internet, compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

lumiun dns- filtro de conteudo web
2 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados