Celular se torna o principal meio de acesso à internet no Brasil, aponta Cetic.br

Em pesquisa realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao NIC.br, foi constatado que em 2015 os celulares ultrapassaram os computadores como sendo o dispositivo mais utilizado para acesso à internet no Brasil.

Entre os usuários de internet no Brasil, que são 58% da população com 10 anos ou mais, 89% acessam a internet pelo celular, enquanto 65% acessam através de computadores “desktops”, notebook ou tablets. Em 2014 eram 80% dos acessos em computadores e 67% pelos smartphones.

Em 2014, 19% dos usuários de internet acessavam a rede apenas pelo telefone celular, esse número saltou para 35% em 2015. Isso mostra a relevância que os smartphones têm atualmente no cotidiano das pessoas, pois o aparelho centraliza o uso de vários serviços ligados à tecnologia, como acesso ao e-mail, redes sociais, comunicação com amigos, colegas e família, acesso aos sistemas de banco e tantos outros serviços disponíveis através dos dispositivos móveis.

Os dados são da pesquisa TIC  Domicílios 2015, realizada pelo Cetic.br. A pesquisa também mostrou que a proporção de domicílios com acesso à Internet (51%) permaneceram estáveis em relação a 2014 e que entre os domicílios com acesso à Internet, 79% possuíam Wi-Fi em 2015, um crescimento de 13% em relação a 2014.

Em relação ao tipo de conexão utilizada pelos usuários de Internet no celular, 87% conectam via Wi-Fi, ultrapassando o acesso via redes 3G e 4G, que fica em 72%.

Trazendo esses dados para o ambiente corporativo, temos um situação que exige acompanhamento por parte dos gestores, já que o uso do celular no ambiente de trabalho para atividades pessoais pode ocasionar desperdício de tempo dos colaboradores e afetar a produtividade da equipe. Como já falamos aqui no blog, o uso dos smartphones pode consumir até 2 horas por dia dos profissionais no ambiente de trabalho.

Dessa forma, é necessário que as empresas acompanhem o rendimento dos seus colaboradores. Pois em equipes onde o rendimento não é satisfatório, isso pode estar ocorrendo devido ao desperdício de tempo e falta de concentração gerados pelo uso exagerado dos celulares ou outros serviços na internet.

Se esse problema de baixa produtividade e falta de foco dos colaboradores estiver ocorrendo na sua empresa, é importante utilizar soluções que permitem monitorar e até controlar o que é acessado na internet nos smartphones e compudadores conectados à rede da empresa. Outra prática que vem crescendo nas empresas é exigir que os colaboradores mantenham seus celulares guardados e fora do alcance, ficando permitido o uso dos aparelhos somente em situações de urgência. Há um modelo de documento para a política de uso do celular na empresa.

Em conjunto com a TIC  Domicílios 2015, também é realizada a pesquisa TIC Empresas, que busca medir a presença das tecnologias de informação e comunicação nas empresas com 10 ou mais profissionais.

Se quiser saber mais como gerenciar o uso da internet na rede da sua empresa de forma simples e acessível, converse com nossos consultores.

3 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados