Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A maneira mais fácil e rápida para proteger sua rede

Quando se é um analista ou diretor de TI de uma empresa é importante tomar algumas decisões importantes de controle e segurança da rede. Especialmente quando a internet é a principal ferramenta para a plena operação da empresa. Se não bastasse essa responsabilidade, cresce cada vez mais o volume e a sofisticação dos ataques cibernéticos que visam prejudicar as organizações. Portanto, é relevante que os profissionais da área tenham conhecimento de ferramentas que possam auxiliar no bloqueio desses ataques para evitar perdas de informações, produtividade e dinheiro.

Além disso, o orçamento para investimento em segurança da rede e controle da internet é sempre limitado na maioria das pequenas e médias empresas. Por isso, é necessário estudar todo o cenário da rede, agir rapidamente e encontrar uma solução integrada para aprimorar a segurança digital sem gastar excessivamente e não sobrecarregar a produtividade da equipe.

Uma das partes que mais se tem importância na rede, por ser na maioria das vezes a porta de entrada dos ataques, é a camada DNS. E com uma solução integrada, que utiliza a inteligência dos dados e estuda a reputação de cada site é possível identificar e bloquear antecipadamente sites maliciosos como anonimizadores de acessos, hacking, keylogger, malware, spyware, phishing e fraudes. Dessa forma, uma solução que ajuda proteger a camada DNS da rede de uma empresa se torna a primeira linha de defesa, uma vez que as requisições DNS precedem todas as atividades na internet.

Principais tipos de ataques na camada DNS

Não é somente as empresas que criam as soluções de segurança que são inovadoras. Os criminosos cibernéticos, por necessidade, também inovam agressivamente tentando achar brechas nos produtos e políticas de segurança das organizações.

Mas nos últimos anos, os criminosos se tornaram mais motivados e ambiciosos devido às crescentes recompensas financeiras decorrentes dos ataques com final “feliz”. Como o meio digital é cada vez mais utilizado, gerando muitas informações importantes, os dados dessas empresas se tornam valiosos e o principal alvo desses criminosos. Se esses dados são roubados, podem ser revendidos em campo aberto na internet por um valor muito expressivo. Outro tipo de ataque é o ransomware, cada vez mais comum, que força a organização pagar pelo acesso das próprias informações.

As técnicas mais comuns de ataques DNS fazem com que o usuário tente acessar uma certa página e seja direcionado para um destino incorreto. Essas técnicas são chamadas de envenenamento de cache (DNS Poisoning) e sequestro de servidor (DNS Hijacking).

O ataque DNS Poisoning ocorre quando um criminoso consegue se infiltrar no servidor DNS, com o objetivo de modificar as informações registradas no cache e com isso mudar o número do IP de destino, sem precisar mudar o endereço que o usuário digita no navegador.

Já o ataque DNS Hijacking, o criminoso utiliza um malware com objetivo de sequestrar as requisições de tradução de domínio e redirecionar o tráfego para um servidor DNS malicioso.

A diferença entre as duas técnicas é que o foco do criminoso na primeira (DNS Poisoning) é o servidor DNS e o segundo (DNS Hijacking) é o próprio dispositivo (computador, laptop).

As páginas maliciosas para as quais o usuário pode ser direcionado são, em geral, clonadas (uma técnica de phishing) com o objetivo de disseminar cargas de malware ou aplicações indesejadas, minerar criptomoedas, roubar informações em formulários de acesso falsificados etc. E como o usuário digitou o domínio correto, dificilmente identificará de forma ágil que foi vítima deste tipo de engenharia.

Vantagens do controle da camada DNS

Uma solução para o controle das requisições DNS trazem muitas vantagens para as empresas, as quais destacamos as seguintes:

    1. Segurança: Com uma solução de controle do acesso à internet é possível fazer a proteção proativa contra ameaças emergentes. Essas soluções são equipadas com serviços que possuem listas de sites suspeitos atualizados constantemente. Outra característica importante é a possibilidade de definir o nível de reputação necessário que um site deve possuir para ser acessível na rede, fazendo o bloqueio caso o nível for menor que o configurado.
    2. Produtividade: O uso indevido da internet pelos colaboradores pode comprometer e muito a produtividade da empresa. Esse desperdício de tempo pode ocorrer de inúmeras maneiras, no acesso a redes sociais como Facebook ou Instagram, acesso ao e-mail pessoal, serviços de comunicação como WhatsApp ou Skype, sites de entretenimento, compras, esporte, entre outros. No entanto, uma solução de controle do acesso à internet permite também o bloqueio de sites indesejados que estão fora do escopo de trabalho da empresa e que causam o desperdício de tempo dos colaboradores e comprometem a produtividade.
    3. Redução de custos: Com o aumento da segurança da rede, diminuição de custos com manutenção de equipamentos e aumento da produtividade da equipe, o investimento em uma solução de controle do acesso à internet muitas vezes se paga nos primeiros meses.
    4. Informação: Outro ponto importante é o levantamento de informações sobre o uso da internet, ter relatórios do que está sendo acessado e analisar essas informações em conjunto com relatórios de produtividade da equipe e entrega de tarefas, pode levar a otimização da sua política de acesso a internet.

Ferramentas para aumentar a segurança da rede

Como a camada DNS é a porta para os principais ataques cibernético na rede de uma empresa, a implantação de uma ferramenta para aumentar a segurança se torna um fator essencial para garantir a segurança das informações.

Por bloquear preventivamente todas as solicitações em qualquer porta ou protocolo, a segurança na camada DNS pode interromper a ação e evitar o ônus de precisar identificar a origem específica daquele ataque.

Para aumentar a segurança da rede na sua empresa, existem diferentes alternativas, como soluções tradicionais de proxy Linux fornecidas por empresas especializadas, que demandam maior investimento com servidores, mão de obra especializada e manutenção constante.

Outras opções são SonicWall, Fortinet FortiGate e semelhantes, ou então soluções mais modernas, que utilizam recursos em nuvem e são mais acessíveis, de fácil implementação e gerenciamento. Esse tipo de serviço é principalmente recomendado para pequenas e médias empresas, boas opções são Lumiun, OpenDNS ou DNSFilter.

Para escolher a melhor opção para gerenciar o acesso à internet é importante definir bem as necessidades da sua empresa e comparar os custos, características e benefícios de cada uma das soluções existentes.

Por que o Lumiun?

A empresa Lumiun é a única das opções citadas acima que é 100% brasileira. Nós realmente entendemos como funciona o ambiente de trabalho nas empresas brasileiras e criamos soluções que possam aumentar a segurança da rede e produtividade da equipe.

Relatório de segurança do Lumiun
Relatório de segurança do Lumiun

Diariamente são mais de 22 milhões de acessos controlados e 3,2 milhões acessos indesejados bloqueados. São dados que estudamos e que combinamos com serviços de terceiros na intenção e empenho de proteger as informações da empresa.

Principais funcionalidades que você encontra no Lumiun:

  • Controle de acesso
    • Liberação e bloqueio de aplicações, sites e categorias de sites. Inclusive por horário;
    • Busca protegida (Safesearch) no Google, Bing e Youtube para garantir que conteúdos impróprios não sejam exibidos nos resultados das pesquisas;
    • Pesquisa de domínios onde o Lumiun faz uma varredura e encontra sua categoria, reputação, descrição, últimos acessos e ainda um preview da página.
  • Segurança:
    • Opção para definir o nível de reputação mínimo para acessar um site;
    • Bloqueio de sites que pertencem a categorias consideradas nocivas como hacking, malware, phishing, etc.
  • Firewall:
    • Esqueça o conceito antigo e difícil de implantar regras de firewall na sua rede. No Lumiun é possível, com poucos cliques, adicionar regras de bloqueios e liberações por portas, protocolos, origem e destino. Além disso, existem configurações predefinidas que auxiliam os mais leigos no assunto.
  • Velocidade:
    • Com esse recurso você pode limitar a quantidade de Download e Upload para os grupos de equipamentos. Dessa forma pode distribuir seu link de internet conforme você achar melhor ou de acordo com a demanda de cada grupo.
  • Relatórios:
    • De nada adianta todos esses recursos se não fosse possível acompanhar o resultado. No Lumiun é possível acompanhar em tempo real quais os sites mais acessados ou bloqueados, acessos por período, bloqueios de segurança, logs de firewall, equipamentos que mais consomem a banda da internet e muito mais.

O que os clientes mais gostam no Lumiun é a facilidade de gerenciamento de múltiplas redes em um único painel de controle, na nuvem, simples e acessível de qualquer lugar.

20 minutos para aumentar a segurança da rede na sua empresa

Após repassar nossos principais recursos e benefícios, você pode estar apreensivo por achar que é uma solução complexa, que demora para implantar e tem custo alto.

Instalação do Lumiun Box na rede da empresa
Instalação do Lumiun Box na rede da empresa

Boa notícia! Após receber o Lumiun Box (enviado em comodato), nosso time de atendimento lhe auxilia em todas as etapas. Em média, desde a instalação do box na rede e configuração do painel de controle, nossos clientes levam até 20 minutos. São apenas 20 minutos para deixar a rede da sua empresa mais segura e sua equipe mais produtiva.

E sobre o custo para contratar o Lumiun? Você vai se impressionar com o baixo investimento. Solicite nosso contato no formulário abaixo ou acesse o site www.lumiun.com.


Powered by Rock Convert