semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 128

Na edição nº 128 da Semana da Segurança na Internet, crescimento de golpes de Vishing, ciberataques sem malwares, golpe da fatura falsa e muito mais.


Notícias

Vishing | Crescimento dos golpes coloca Interpol em alerta

Os golpes de voice phishing (phishing de voz ou vishing) estão se tornando uma ameaça cada vez maior no mundo inteiro e tem preocupado até mesmo a Interpol. Mesmo que o órgão tenha aumentado a repressão em cima desse tipo de estratégia criminosa, o risco de ser vítima de vishing atingiu patamares inéditos.

Por Kaique Lima em Canaltech

Ciberataques sem malwares?

Recentemente, surgiram algumas notícias sobre a atividade do grupo Luna Moth, especializado em roubo de dados corporativos e chantagem. A grande diferença a respeito do Luna Moth é que eles obtêm informações sem usar malware.

Por Anastasia Starikova em Kaspersky Daily

Fatura falsa: criminosos se fazem passar por operadora para propagar o trojan Grandoreiro

Apesar desta nova campanha ter uma complexidade ainda maior por distribuir um software malicioso e não apenas enviar uma fatura falsa para que as vítimas a paguem, é possível perceber uma série de sinais que mostram claramente que se trata de um golpe.

Por Daniel Cunha Barbosa em We Live Security

Agência de pesquisa espanhola ainda se recupera após ataque de ransomware no mês passado

O Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC) no mês passado foi atingido por um ataque de ransomware que agora é atribuído a hackers russos.

Por Ionut Ilascu em Bleeping Computer

TSE monta ação contra hackers após relatório alertar para ataques às vesperas das eleições

Alertado por grupo técnico que se dedica à segurança da informação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com a possibilidade de sofrer ataques hackers às vésperas das eleições de outubro. Diante do cenário global de “recrudescimento das ameaças”, a Corte Eleitoral vem implementando medidas para proteger o sistema eleitoral em Brasília e também nos tribunais regionais.

Por Vinícius Valfré em UOL

Criminosos usam PDFs maliciosos para espalhar malware; saiba como se proteger

Leve e seguro, o PDF é um formato de arquivo bastante popular, que é usado para carregar desde um currículo enviado por alguém procurando emprego, até a conta de luz para quem optou por recebê-la por e-mail. No entanto, a confiança no formato tem sido usada por cibercriminosos para espalhamento de malwares.

Por Kaique Lima em Canaltech

Um criptoroubo de meio bilhão de dólares

Costumamos escrever sobre golpes que prometem montanhas de ouro, quando na realidade acontece o contrário e as vítimas acabam de bolsos vazios. Da mesma forma, os cibercriminosos podem colocar as mãos no dinheiro de empresas inteiras explorando a ganância e a negligência de seus funcionários.

Por Leonid Grustniy em Kaspersky Daily

Criminosos atacam apps de delivery para roubar dados de cartões de crédito nos EUA

Criminosos roubaram dados de cartões de crédito de mais de 300 restaurantes em ataques direcionados a três aplicativos para entrega de comida.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Lobo em pele de cordeiro: como malware engana usuários e antivírus

Um dos principais métodos usados ​​pelos distribuidores de malware para infectar dispositivos é enganar as pessoas para que baixem e executem arquivos maliciosos e, para conseguir esse engano, os autores de malware estão usando uma variedade de truques.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer


eBook

O que é Firewall DNS e 7 motivos para usar na empresa

  • Material completo sobre Firewall DNS
  • Disponível para download
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados