semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 126

Na edição nº 126 da Semana da Segurança na Internet, Brasil ganha Comitê de Cibersegurança Industrial, Microsoft revoga decisão de bloqueio, recursos humanos podem ser aliados da cibersegurança e muito mais.


Notícias

Sistemas industriais desatualizados viram alvo de malwares vendidos a criminosos

Grandes sistemas industriais, principalmente em empresas estatais ou de infraestrutura, são o alvo de campanhas maliciosas que também envolvem a venda direta de aplicativos para quebra de senhas.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Brasil ganha Comitê de Cibersegurança Industrial

Líderes de empresas de cibersegurança brasileiras e de outros países estão anunciando a criação do Comitê Brasileiro de Cibersegurança Industrial, uma organização com o objetivo de superar a fragmentação de informações e iniciativas, favorecendo a educação de profissionais para o setor e a prevenção de incidentes.

Por Paulo Brito em CISO Advisor

Implicações para empresas: Microsoft revogou sua decisão sobre bloquear macros por padrão

Uma das formas mais comuns de espalhar malwares é adicionar comandos maliciosos a macros em documentos. Na grande maioria dos casos, isso significa macros para arquivos do Microsoft Office. Ou seja, para documentos do Word, planilhas do Excel ou apresentações do Power Point. O funcionário médio da empresa lida com muitos desses arquivos todos os dias.

Por Anastasia Starikova em Kaspersky Daily

Plugin vulnerável no WordPress se torna alvo de cibercriminosos

Uma vulnerabilidade crítica reportada em 2021 no plugin Kaswara Modern WPBakery Page Builder do WordPress está sendo ativamente explorada em uma recente onda de ataques.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Como o ransomware Conti hackeou e criptografou o governo da Costa Rica

Veja detalhes sobre como o grupo Conti violou os dados da Costa Rica, mostrando a precisão e a velocidade do ataque, desde o início até o estágio de criptografia dos dados.

Por Ionut Ilascu em Bleeping Computer

Cuidado com golpes que vendem supostos produtos apreendidos pela Receita

É comum a Receita Federal realizar leilões com produtos apreendidos em diversas praças. E como nas últimas semanas houve dois anúncios sobre esses eventos, os bandidos logo trataram de se aproveitar desses comunicados, que se espalham rapidamente, para tentar ludibriar os interessados em comprar produtos mais baratos.

Por Claudio Yuge em Canaltech

Recursos Humanos: aliados da cibersegurança

Você sabia que precisa contar com a ajuda de um especialista em Recursos Humanos para combater com sucesso as ciberameaças? Está surpreso? Não deveria.

Por Tatyana Shcherbakova em Kaspersky Daily

Ataque a hotéis do Brasil começa em arquivos ODT

A Wolf Security, divisão de segurança da HP, publicou um alerta detalhando uma campanha em andamento contra hotéis brasileiros: os vetores são mensagens de e-mail em português contendo arquivos de texto OpenDocument (.odt, ou OpenDocument) para distribuir malware.

Em CISO Advisor

Nova versão do ransomware Redeemer é disponibilizada em fóruns de hackers

Um hacker está oferecendo uma nova versão do ransomware ‘Redeemer’ de forma gratuita em fóruns de hackers, oferecendo aos hackers menos qualificados, uma entrada fácil no mundo dos ataques de extorsão por criptografia.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer


eBook

[eBook] O que é Firewall DNS e 7 motivos para usar na empresa

  • Material completo sobre Firewall DNS, controle de acesso e segurança na internet para empresas
  • Disponível para download
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados