segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 112

Na edição nº 112 da Semana da Segurança na Internet, ataques ransomware vêm priorizando pequenas e médias empresas, 7 órgãos do governo que já foram atacados por hackers, o que fazer ao sofrer uma violação de fornecedor terceirizado e muito mais.


Notícias

Ataques ransomware vêm priorizando pequenas e médias empresas, indica estudo

A firma de segurança OpenText disponibilizou o Relatório de Ameaças BrightCloud 2022, um levantamento que traz os principais dados e tendências que afetaram pequenas e grandes empresas em todo o mundo durante 2021, bem como as pessoas no novo mundo híbrido e interligado — fazendo com que ameaças como ransomware e phishing comecem a afetar mais empresas menores.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Relatório aponta para recorde de zero days em 2021

O último relatório Internet Security Report de 2021 publicado pela WatchGuard traz um alerta para os gestores de rede e de segurança: o volume de detecções no trimestre outubro/dezembro foi o mais elevado dos últimos três anos, com um total que superou em 39% o trimestre anterior. As ameaças avançadas aumentaram 33%, indicando o mais alto nível de ameaças de zero day já registrado.

Em CISO Advisor

Aprenda a reduzir perdas e prejuízos com vazamento de dados sem contar com a sorte

Hoje, pretendemos demonstrar que, comparadas às grandes corporações, pequenas e médias empresas têm muito a perder com incidentes de segurança. Principalmente, quando ocorre o vazamento de dados.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Cadê a segurança? 7 órgãos do governo que já foram atacados por hackers

Órgãos públicos brasileiros em diversas esferas, desde a municipal até a federal, têm passado sufoco nas mãos dos cibercriminosos nos últimos anos. O caso mais recente é do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que sofreu um ataque hacker na madrugada de 30 de março e somente dia 11 iniciou testes para retomada de seus serviços online.

Por Abinoan Santiago em Uol

O que fazer ao sofrer uma violação de fornecedor terceirizado

No cenário de negócios interconectado de hoje, empresas de todos os tamanhos terceirizam muitas de suas operações. Isso também significa dar a fornecedores terceirizados acesso a alguns ou a todos os seus dados, incluindo chaves de interface de programação de aplicativos (API), informações confidenciais de clientes e outros dados confidenciais.

Por Carlos Rodrigues em TI Inside

O que podemos aprender com 2021, ano marcado por diversos casos de vazamentos de dados

Em 2021, o Brasil foi o 6º país mais atingido por vazamentos de dados de acordo com um levantamento da empresa Surfshark, que atua na área de ferramentas de privacidade e segurança online. No âmbito empresarial não foi diferente. Só no primeiro semestre de 2021, pelo menos 69 instituições brasileiras foram alvo de ataques de vazamento e sequestro de dados, conforme dados da Apura Cyber Intelligence.

Por Luiz Ricardo de Castilho em Jornal Jurid

Guerra cibernética e ransomware preocupam setor público, mas há como se proteger

Nos noticiários de todo o mundo podemos ver os ataques cibernéticos e vazamentos de dados acontecendo com bastante frequência, com diferentes alvos e proporções. Mais recentemente, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, passamos a ter uma nova ameaça em voga: a de uma guerra cibernética, que preocupa o setor público e governos do mundo todo com o receio de que o conflito ganhe dimensões globais.

Por Bruno Assaf em Security Report

Com 5% do orçamento de TI, segurança cibernética desafia as empresas

Só em 2020, 38% das empresas brasileiras foram atacadas por ransomware e grande parte delas não sabe lidar com as ações cada vez mais avançadas na área de segurança. Para especialistas, além de mais investimentos, contar com soluções que protejam tanto o operacional quanto o capital humano dos negócios é fundamental.

Em IP News

Campanha de spam distribui praga que rouba senhas a usuários corporativos

Uma campanha de spam está sendo usada para disseminar o malware META entre redes corporativas, de olho em senhas salvas em navegadores ou que deem acesso a carteiras de criptomoedas. O espalhamento em massa, porém, não possui características muito arrojadas, utilizando a já batida técnica com documentos anexados do Excel, com os criminosos se passando por parceiros comerciais e pedindo a confirmação de transferências financeiras.

Por Felipe Demartini em Canaltech

A resposta a um ataque de ransomware

Vemos constantemente empresas sofrendo algum tipo de ataque cibernético, o que por muitas vezes acaba tirando o sono de todos os que atuam no ramo de privacidade e proteção em tecnologia da informação. Um passo-a-passo pode ajudar a melhorar o sono desses profissionais.

Por Caíque Barqueta em CISO Advisor


Evento

LGPD e Segurança da Informação – Aspectos Práticos na Operação

  • 19 abr – 2022 • 18:00 > 20 abr – 2022 • 22:30
  • Evento Online via Google Meet
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados