semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 136

Na edição nº 136 da Semana da Segurança na Internet, os 10 golpes financeiros mais comuns no Brasil, Banco do Brasil seria o próximo alvo de hacker, o que é governança de TI e por que é importante para empresas e muito mais.


Notícias

Estes são os 10 golpes financeiros mais comuns no Brasil

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) está alertando, desde o início do mês, sobre a incidência de cada vez mais golpes contra os cidadãos brasileiros. Os alertas fazem parte de uma campanha de conscientização que listou os 10 principais tipos de fraudes mais aplicadas pelos bandidos, de olho em dados pessoais e, principalmente, informações financeiras.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Harly: outro Trojan de assinaturas na Google Play

É comum encontrar todos os tipos de malware escondidos no que parecem ser aplicativos inofensivos nas lojas oficiais como na Google Play. Infelizmente, mesmo que a plataforma seja analisada com cuidado, os moderadores nem sempre conseguem pegar esses aplicativos antes de serem publicados.

Por Tatyana Shishkova em Kaspersky Daily

Banco do Brasil na mira do hacker que vazou o GTA 6

Segundo o perfil de Twitter “Michael” (@LegacyKillaHD), que observou de perto os ataques, “ontem surgiram provas mostrando que na semana passada o jovem inglês esteve atacando outras empresas além da Rockstar e da Uber, entre elas o Banco do Brasil”.

Em CISO Advisor

Shadow IT: como gerenciar os riscos de segurança deste fenômeno

O uso de hardwares e softwares não autorizados por colaboradores de empresas é um problema que se acentuou nos tempos de home office.

Por Phil Muncaster em We Live Security

“Kit de ferramentas” do grupo Brute Ratel está sendo compartilhado gratuitamente em comunidades de hackers

Para aqueles que não estão familiarizados com o Brute Ratel C4 (BRC4), é um kit de ferramentas pós-exploração criado por Chetan Nayak, um ex-equipe vermelho da Mandiant e CrowdStrike.

Por Lawrence Abrams em Bleeping Computer

O que é governança de TI e por que é importante para empresas

A governança de TI consiste em um setor pertencente à tecnologia da informação que busca otimizar os processos e garantir que os recursos tecnológicos sejam utilizados com eficiência e assertividade. Para te ajudar a entender melhor como esse processo funciona, leia este artigo!

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Um novo método de infecção de PCs não depende de arquivos executáveis ou nem mesmo macros do pacote Office, bastando que o usuário passe o mouse sobre um link para que a cadeia de contaminação comece. O ataque, associado a um grupo cibercriminoso russo, utiliza uma apresentação do PowerPoint e o nome da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para fazer vítimas de alto escalão.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Extensões do navegador: mais perigosas do que você pensa

Cada um de nós provavelmente instalou algum tipo de extensão de navegador em pelo menos uma vez: um bloqueador de anúncios, um tradutor online, um verificador ortográfico ou outra coisa. No entanto, raramente paramos para pensar: a extensão é realmente segura?

Por Anastasia Starikova em Kaspersky Daily

Ataques de phishing crescem 230% no primeiro semestre

Ataques de ransomware e ameaças que visam dispositivos Android estão entre os principais riscos para as empresas do Brasil, de acordo com o ESET Security Report 2022. O relatório realizado pela empresa líder em detecção proativa de ameaças apresenta informações sobre o cenário de segurança digital no ambiente corporativo brasileiro durante o primeiro semestre deste ano.

Em CISO Advisor


Podcast

LGPD: entenda o que mudou e quais são os novos desafios – We Live Security ( by ESET)

  • Confira o novo episódio do podcast Conexão Segura. Desta vez, destacamos as mudanças geradas pela implantação da LGPD e os desafios enfrentados pelas empresas para se adequar à lei.
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados