semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 133

Na edição nº 133 da Semana da Segurança na Internet, golpe do 0800, vazamento de dados do FNDE, Itaú lança campanha de prevenção contra fraudes bancárias e muito mais.


Notícias

O chamado “golpe do 0800” ganhou uma variação para se tornar mais furtivo, ainda que os métodos continuem os mesmos que vêm sendo usados há alguns anos pelos bandidos. Agora, ao enviar mensagens fraudulentas que apontam compras de alto valor em um cartão de crédito das possíveis vítimas, os números das falsas centrais de atendimento vêm ocultados por links.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Novo malware para Linux consegue contornar a detecção em diferentes etapas

Um novo malware furtivo para Linux conhecido como Shikitega foi descoberto infectando computadores e dispositivos IoT. O malware explora vulnerabilidades para elevar seus privilégios, adiciona persistência no host e eventualmente, lança um minerador de criptomoedas em dispositivos infectados.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Hackers do RansomEXX anunciam vazamento do FNDE

Os cibercriminosos que operam o ransomware RansomEXX publicaram o nome do “Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação” na sua lista de vítimas, logo acima da BRP, a Bombardier Recreational Products. A Assessoria de Comunicação do FNDE informou ao CISO Advisor “que, assim que soube do possível vazamento de informações, a Diretoria de Tecnologia e Inovação agiu prontamente e não houve comprometimento dos serviços da autarquia. Os únicos dados que foram divulgados já eram públicos”.

Em CISO Advisor

Seis formas que sua senha pode ser roubada

Vazamentos de senha são um dos problemas mais irritantes da era digital. À primeira vista, pode não parecer grande coisa: quem se importa se alguém descobrir a senha de uma conta de e-mail antiga que raramente é usada e não possui nenhuma informação de valor?

Por Alexey Andreev em Kaspersky Daily

Google corrige nova vulnerabilidade zero‑day no Chrome

O Google lançou uma atualização que corrige uma nova vulnerabilidade que está sendo utilizada por atacantes. É a sexta falha zero-day corrigida em 2022.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Itaú divulga campanha de prevenção contra fraudes bancárias

Há algumas semanas, o Itaú tem veiculado uma campanha alertando sobre como se prevenir contra golpes e fraudes bancárias nas principais redes de televisão aberta do país. Estão sendo veiculados três vídeos que retratam situações que simulam estratégias reais usadas por golpistas e formas bem humoradas de responder de forma segura a esses golpes.

Por Kaique Lima em Canaltech

Ameaças cibernéticas aumentam 52% no primeiro semestre

A escalada das ameaças cibernéticas tem se dado em progressão geométrica. A prova disso é que somente no primeiro semestre deste ano a Trend Micro bloqueou 63 bilhões de ameaças globalmente, o que representa um salto de mais de 50% na comparação com o mesmo período de 2021.

Em CISO Advisor

Signal é seguro. Quem comprova são os hackers

Os usuários do aplicativo de mensagens Signal foram atingidos por um ataque de hackers. Analisamos o que aconteceu e os motivos pelos quais o ataque corrobora que o Signal é confiável.

Por John Snow em Kaspersky Daily

Malware Lampion retorna em ataques de phishing usando o WeTransfer

O malware Lampion está sendo distribuído em volumes maiores ultimamente, com os agentes de ameaças usando o WeTransfer como parte de suas campanhas de phishing.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer


Podcast

PodcasTI – #7 – LGPD da vida real

  • Descomplicamos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e trouxemos tudo para a Vida Real das empresas, que agora precisam se adaptar às mudanças para aumentar a competitividade no mercado e estar em conformidade com a lei.
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados