semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 142

Na edição nº 142 da Semana da Segurança na Internet, ataque digital mais simples do mundo, perigo com softwares vindos de links do YouTube, 4 sinais que sua empresa recebeu um e-mail de phishing, Brasil sofre aumento de ataques cibernéticos e muito mais.


Notícias

Malware redireciona 15 mil sites em campanha de SEO maliciosa

Mais de 15 mil sites baseados em WordPress e sites que operam com outros publicadores foram redirecionados para páginas de perguntas e respostas de spam, de acordo com empresa de segurança de websites a Sucuri.

Em CISO Advisor

Microsoft corrige seis bugs de segurança que já estavam sendo explorados

Recentemente saiu um patch de correção de 22 problemas de segurança encontrados no sistema operacional, que, segundo informações, já estavam sendo explorados ativamente pelos cibercriminosos.

Por Jessica Lyons Hardcastle em The Register

Ataque digital mais simples do mundo está entre as principais ameaças de outubro

Mensalmente, várias companhias apresentam relatórios sobre os principais ataques digitais no período. E a lista da empresa cibersegurança ISH Tecnologia em outubro chama a atenção por conta da alta incidência daquele que pode ser considerado o “ataque digital mais simples do mundo”, já que, basicamente, nem chega a usar técnica alguma de hacking.

Por Claudio Yuge em Canaltech

Sério, não faça isso. Um estudo da Kaspersky sobre a disseminação de malware na China mostra por que isso é sempre uma má ideia.

Por Enoch Root em Kaspersky Daily

Site da UFPR é alvo de ataque cibernético

Na última semana, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou que teve seu site atacado por cibercriminosos. A instituição publicou a informação através de sua conta no Twitter e informou que teve algumas das páginas de seu site oficial comprometidas.

Por Francisco Camurça em We Live Security

4 sinais de que sua empresa recebeu um e-mail de phishing

Originado do termo fishing em inglês, que significa “pescar” ou “fisgar”, o phishing é um tipo de ataque cibernético onde os dados são roubados ou as informações são desviadas através de armadilhas ou que podem ser enviadas por redes sociais, telefone ou sites falsos. O e-mail de phishing muitas vezes pode vir mascarado como uma empresa confiável, ou alguma pessoa que seja do convívio da vítima.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Famoso do Instagram pega 11 de anos de cadeia por esquema de golpe de e-mail

Um golpista internacional e estrela do Instagram que planejou lavar mais de US$ 300 milhões ao longo de 18 meses foi preso – e ele deve pagar mais de US$ 1,7 milhão às suas vítimas.

Por Brandon Vigliarolo em The Register

Alerta para o ransomware Venus visando organizações de saúde

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) alertou hoje que os ataques de ransomware Venus também estão visando as organizações de saúde.

Por Sergiu Gatlan em Bleeping Computer

Plataforma de malware tem 18 novos servidores a cada mês

Os operadores do framework de malware SocGholish aumentaram sua infraestrutura em 334% nos últimos quatro meses, o que permitiu que eles se tornassem praticamente invulneráveis ​​aos sistemas de proteção. A informação está num relatório publicado ontem pela Sentinel Labs.

Em CISO Advisor

Brasil sofre aumento de 37% em ataques cibernéticos no 3º trimestre de 2022

Segundo pesquisa da fornecedora de soluções de cibersergurança Check Point Software, o Brasil registrou alta de 37% no número de ciberataques, sem relação ao mesmo período do ano anterior.

Por Claudio Yuge em Canaltech

Sintomas que indicam que um de seus dispositivos está sendo atacado

Confira quais sinais podem indicar que um dispositivo está infectado ou sendo atacado por um hacker.

Por Hugh Aver em Kaspersky Daily

Para empresas: treinamento contra phishing é importante?

Mas como esse treinamento funciona na prática? Para te ajudar a entender melhor esse assunto, criamos esse material exclusivo.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog


Podcast

SegInfocast #85 – EXIN: desenvolvendo habilidades em cibersegurança (ISO 27001, DPO, Ethical Hacking)

  • Neste episódio do SegInfocast, Luiz Felipe Ferreira recebe Milena Andrade que nos contará tudo sobre uma das maiores certificadoras mundiais, o EXIN.
  • Disponível na Soundcloud
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados