semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 153

Na edição nº 153 da Semana da Segurança na Internet, PayPal expõe informações pessoais de usuários, Yahoo é a marca mais imitada em ataques de Phishing, como as escolas podem melhorar a segurança na internet, saiba o que é score de cibersegurança e muito mais.


Notícias

Qbot | Malware bancário concentra um em cada seis ataques no Brasil

O Qbot, um dos principais malwares em atividade no mundo, parece ter o Brasil como um de seus principais alvos no momento.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Novo malware atinge o Windows em ataques

Um novo malware baseado em Python foi descoberto com recursos de trojan de acesso remoto para dar aos seus operadores controle sobre os sistemas violados.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

PayPal sofre incidente e expõe informações pessoais de usuários

Na última quarta-feira (18), o PayPal divulgou um comunicado informando que sofreu um incidente de segurança que afetou um grande número de contas do PayPal. Como a empresa explicou, entre 6 e 8 de dezembro de 2022, pessoas não autorizadas acessaram as contas de clientes usando seus dados de login.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Yahoo é a marca mais imitada em ataques de phishing

O Yahoo foi a marca mais personificada para ataques de phishing durante o último trimestre do ano passado, subindo 23 posições e respondendo por 20% de todas as tentativas desse tipo de ciberataque para roubar informações pessoais ou credenciais de pagamento.

Por Stan Kaminsky em Kaspersky Daily

Especialista explica sanções a serem aplicadas na LGPD em 2023

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) determina aos agentes de tratamento de dados pessoais a adoção de medidas para prevenir a ocorrência de danos aos titulares em virtude de suas atividades. Em 2022, um dos temas que mais tomou o tempo de profissionais da área foram os incidentes de segurança da informação.

Por Gabriel Rodrigues em Contadores

Como as escolas podem melhorar a segurança online: um guia para educadores

A segurança digital é uma pauta importantíssima que deve ser discutida tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Entenda melhor como esse conceito se aplica na nossa rotina neste texto.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Score de cibersegurança: saiba o que é essa nova tendência para empresas no país

Além de trazer importantes insights sobre como melhorar vulnerabilidades do ambiente digital, o recurso reforça o seu posicionamento em relação às exigências de empresas parceiras que estejam mais avançadas no âmbito da segurança digital — além de evidenciar às autoridades competentes sua preocupação com a proteção de dados de seus clientes.

Por Giovana Pignati em Canaltech

Hackers agora usam anexos do OneNote para espalhar malware

Operadores de ameaças passaram a usar anexos do OneNote da Microsoft em e-mails de phishing que infectam vítimas com malware de acesso remoto e que pode ser usado para instalar outros malwares, roubar senhas ou até mesmo carteiras de criptomoedas. Isso ocorre após os invasores distribuírem malware em e-mails usando anexos maliciosos do Word e do Excel, que iniciam macros para baixar e instalar malware há anos.

Em CISO Advisor

Maior ISP da Rússia diz que 2022 quebrou todos os recordes de ataque DDoS

O maior provedor de serviços de Internet da Rússia, Rostelecom, diz que 2022 foi um ano recorde para ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) direcionados a organizações no país.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Site falso se faz passar pelo banco Itaú e tenta roubar dados de acesso

A página falsa que se faz passar pelo banco Itaú conta com conteúdos e sinais de que se trata de uma campanha de phishing. O golpe chega às vítimas através de um e-mail que contém um link falso para uma suposta consulta de fatura. O site solicitada a vítima que informe algumas informações como o CPF e o número do cartão bancário. A página seguinte pede informações ainda mais sensíveis, como o código de segurança e a data de validade do cartão.

Por Martina López em We Live Security


Podcast

RedCast | O podcast de Segurança da Informação – Episódio #33 | OT, o custo de não proteger

  • Nesse episódio do RedCast, “OT, o custo de não proteger”, você vai entender com os especialistas convidados sobre a importância de uma abordagem específica de segurança e como fazer essa gestão de risco em ambientes industriais. Não perca!
  • Gratuito.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados