semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 158

Na edição nº 158 da Semana da Segurança na Internet, como funciona o RH no crime cibernético, empresas que pagam resgate financiam outros ataques, ataques à e-mails podem manipular boletos e desviar pagamentos e muito mais.


Notícias

Golpes com vírus bancários para celular quase dobraram em 2022

Que os vírus bancários são o principal foco dos cibercriminosos nos golpes contra usuários comuns, todo mundo sabe. Mas agora esse movimento aparece quantificado em números, com 196,4 mil tentativas de ataques usando trojans financeiros registradas ao longo de 2022; o número representa quase o dobro do observado no ano passado e é o maior total desde 2016.

Por Felipe Demartini em Canaltech

RH do crime: como funciona o recrutamento na dark web

Os negócios ilegais na economia paralela precisam de funcionários tanto quanto suas contrapartes legais. Vamos dar uma olhada em como funciona o “RH dark”.

Por Dmitry Reznikov em Kaspersky Daily

Empresas que pagam resgate subsidiam dez novos ciberataques

Embora apenas 10% das vítimas de ransomware paguem os pedidos de resgate feitos por cibercriminosos, no entanto, aquelas que o fazem estão efetivamente financiando de seis a dez novos ataques, alerta a Trend Micro. A fornecedora de soluções de segurança cibernética usou técnicas de ciência de dados para analisar dados de várias fontes, incluindo telemetria de detecção, infraestruturas de rede, transações de blockchain, fóruns clandestinos, logs de bate-papo, entre outros recursos.

Em CISO Advisor

Tokenização e blockchain: impactos no ecossistema financeiro

Muito se discute sobre o processo de transformação de ativos físicos em ativos digitais por meio do processo de tokenização. Esse processo vem considerando, inclusive, as diretrizes regulatórias da lei n° 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) e da resolução do Conselho Monetário Nacional 4893/2021 sobre segurança da informação.

Por Thiago Rolli e Gabrielle Hernandes em Finsiders

Sites de conteúdo adulto apresentam maior ameaça à segurança dos usuários

De acordo com uma pesquisa uma das principais empresas de segurança cibernética, os sites de conteúdo adulto, de streamings de mídia e de hospedagem de vídeos apresentam mais ameaças à segurança e à privacidade dos usuários.

Em Crypto ID

Cybersecurity e Burnout: a importância de proteger a saúde mental dos profissionais

A área de Segurança da Informação é estressante e desafia os times não só na proteção dos ambientes, mas também da saúde.

Por Alex Amorim em Security Report

Ataques contra e-mails podem manipular boletos e desviar pagamentos

Um software mal-intencionado à venda em fóruns cibercriminosos, grupos e aplicativos de mensagens é capaz de rastrear contas de e-mail invadidas para alterar boletos, desviando os pagamentos legítimos para as contas dos bandidos. A manipulação acontece diretamente no arquivo PDF, minimizando a chance de descoberta pelo usuário.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Man-on-the-side – um tipo peculiar de ataque

O que é o ataque man-on-the-side, e qual é a diferença dele para o ataque man-in-the-middle?

Por Anastasia Starikova em Kaspersky Daily

Ataques por telefone e phishing tiveram alta em 2022

Pesquisadores de segurança registraram um aumento de 76% no ano passado nas perdas financeiras decorrentes de ataques de phishing, que cada vez mais utilizam táticas sofisticadas e exploram a falta de conhecimento dos usuários.

Em CISO Advisor


Indicação de Filme

“On the Line”: um filme sobre vishing

  • Você já assistiu uma adaptação cinematográfica de um glossário de cibersegurança? Pois eu fiz isso recentemente, para minha surpresa. O filme sul-coreano On the Line (o título original é Boiseu) é sem dúvida um filme de ação. Ao mesmo tempo, contém uma concentração tão grande de cibercrimes que você quase poderia recomendá-lo como um material didático sobre segurança da informação. Os consultores contratados pelos cineastas parecem conhecer bem o assunto.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados