segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 101

Na edição nº 101 da Semana da Segurança na Internet, malware bancário no Brasil, vazamento de dados do Banco Central, 7 tendências de segurança na cibernética, grupo hacker usa o Windows Update para infectar PCs e muito mais.


Notícias

Malware bancário foi detectado mais de 65 mil vezes no Brasil no final de 2021

O aumento nas atividades criminosas do Chaes, trojan bancário que mira exclusivamente usuários do Brasil, levou a um total de mais de 66 mil detecções somente no quarto trimestre de 2021.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Polícia de SC identifica grupo que atacou Tribunal de Contas

A Polícia Civil de Santa Catarina informou ter identificado e localizado o grupo que fez um dos últimos ataques cibernéticos ao Tribunal de Contas do Estado.

Em CISO Advisor

Banco Central informa vazamento de dados de mais de 160 mil chaves Pix

O Banco Central do Brasil (BC) comunicou através de nota publicada em seu site o vazamento de dados cadastrais vinculados a 160.147 chaves Pix, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da agência e da conta, que estavam sendo sob responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso). O incidente, que ocorreu entre os dias 3 a 5 de dezembro de 2021, foi consequência de falhas pontuais nos sistemas do banco Acesso.

Por Francisco Camurça em We Live Security

Bloquear acesso a sites é tendência em segurança na internet e uma obrigação das empresas

Uma das tendências estratégicas e urgentes para 2022 é a gestão e controle do acesso à internet. Assim, bloquear acesso a sites continua sendo sinônimo de segurança na internet.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Mais de 20.000 sistemas de gerenciamento de data centers expostos a hackers

Os pesquisadores encontraram mais de 20.000 instâncias de software de gerenciamento de infraestrutura de data center (DCIM) exposto publicamente que monitoram dispositivos, sistemas de controle de HVAC e unidades de distribuição de energia, que podem ser usados ​​para uma série de ataques catastróficos.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

7 tendências quentes de segurança cibernética (e duas esfriando)

Aqui estão as tendências de segurança quentes e nem tão quentes para 2022, um ano em que, infelizmente, o escopo e a sofisticação dos ataques só devem piorar.

Por Neal Weinberg em CIO

Mesmo mais atentos a segurança online, brasileiros não sabem proteger seus dados

Um novo estudo da firma de segurança digital Kaspersky mostra que a maioria dos brasileiros (62%) demonstram preocupação com sua segurança online, porém este interesse ainda não se transformou em conhecimento efetivo para conseguir proteger suas informações pessoais, ainda colocando em risco suas identidates virtuais.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Sites institucionais do governo da Bahia sofrem ataques de forma simultânea

Cerca de 20 sites institucionais do governo da Bahia foram comprometidos por ataques cibernéticos. Ao acessar o endereço das páginas web, os usuários eram redirecionados para outro site que apresentava uma mensagem com insultos ao atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), além de fazer alusão entre a violência da Bahia e a do Rio de Janeiro.

Por Francisco Camurça em We Live Security

Grupo Lazarus usa o Windows Update para infectar PCs

O grupo hacker Lazarus, que supostamente tem ligações com o governo da Coreia do Norte, foi observado montando uma nova campanha que usa o serviço Windows Update para executar carga maliciosa, expandindo o arsenal de técnicas de ataque Living off the Land (LotL, ou viver da terra, em tradução livre) para atingir seus objetivos.

Em CISO Advisor


Evento

Compliance em Segurança da Informação para Pequenos Negócios, com foco na LGPD

  • 4 de Fevereiro de 2022 – 14:00 às 16:00.
  • Evento presencial em Agência Costa Azul – Salvador – BA
  • Gratuito

 


Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados