Política de controle de acesso à internet

6 dicas para criar uma política de controle de acesso à internet eficiente

O acesso a internet faz parte do mundo corporativo e é praticamente impossível pensar em sucesso ou crescimento sem este recurso fundamental. Embora seja uma ferramenta que entregue praticidade e qualidade para as tarefas que são realizadas, a internet também é um ambiente de risco que pode prejudicar a produtividade dos colaboradores. Por esse motivo, a criação de uma política de controle de acesso a internet se torna fundamental para as empresas que desejam alcançar o seu sucesso e trazer resultados superiores.

Desde pequenos negócios até grandes corporações, a perda de produtividade é um problema recorrente. Com um ambiente tão amplo e cheio de conteúdos e informações, a internet acaba distraindo excessivamente os funcionários e fazendo com que o horário que deveria ser destinado para as atividades relevantes da empresa seja ocupado com acessos indevidos.

Além de prejudicar consideravelmente a produtividade, o acesso indiscriminado à internet pode causar problemas de segurança para a empresa. Existem diversas armadilhas no ambiente digital plantadas para atrair os usuários com o objetivo de aplicar golpes, como roubo de dados, golpes financeiros, sequestro de dados, entre outras ameaças.

Os ataques cibernéticos vêm causando imensos prejuízos para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Com o aumento do comércio digital, os ataques do tipo DDoS apresentaram um crescimento meteórico, fazendo com que negócios perdessem rentabilidade e posicionamento no mercado. Você sabe como esse tipo de ataque cibernético funciona? Confira esse vídeo explicativo:

Ou seja, o acesso irrestrito à internet desperdiça recursos e aumenta os riscos de ciberataques. O controle de acesso surge como uma ferramenta essencial para aumentar o compliance do negócio e contribuir para um tratamento de dados mais inteligente.

Os acessos indevidos à internet, além de desperdiçar recursos fundamentais da empresa e aumentar os riscos de ciberataques, também impactam na produtividade dos funcionários e, por consequência, no seu crescimento no mercado.

Pensando nisso, preparamos esse material com informações importantes e dicas fundamentais para te ajudar a criar uma política de controle de acesso à internet eficiente para sua empresa. Dessa forma, você poderá garantir um uso mais inteligente dos recursos do seu negócio e também aumentar a sua lucratividade.

Política de controle de acesso à internet: como funciona?

Dentro de uma empresa, é necessário que os colaboradores tenham acesso a todos os recursos e ferramentas necessários para executar as suas tarefas. Qualquer acesso que não seja efetivamente ligado à atividade profissional pode ser um desperdício de recursos e um grande prejuízo para a produtividade do colaborador.

Nesse sentido, a melhor forma de garantir que este funcionário tenha foco e atenção às tarefas que lhe são incumbidas é proporcionando um ambiente livre de distrações. Por conta disso, a implementação de uma política de controle de acesso à internet é, nada mais nada menos, do que fundamental para empresas que estão buscando agregar valor e aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

Após o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados, essa pauta se tornou ainda mais relevante. Isso porque a maior parte das empresas lida com armazenamento de informações de usuários, clientes e fornecedores, e essas informações devem ser protegidas a qualquer custo, garantindo a confidencialidade dos dados que são armazenados, utilizados e manipulados por uma empresa.

Com tantas armadilhas presentes na internet, é muito importante contar com todos os recursos e estratégias que ajudem a manter os cibercriminosos longe dos dados relevantes e confidenciais de um negócio. Assim como a tecnologia avança todos os dias, também avançam as formas de roubar informações, aplicar golpes e sequestrar dados, de forma que, quanto mais preparado seu negócio estiver, mais seguro ele se manterá.

No mercado, o controle de acesso pode ser feito de diferentes formas, como: 

  • Controle de acesso à internet;
  • Controle de acesso ao sistema;
  • Controle de acesso aos arquivos e documentos;
  • Controle de acesso à rede.

Realizando a gestão correta desses recursos, a empresa consegue aumentar a sua segurança e garantir que os seus colaboradores se mantenham focados na estratégia e na demanda que é realmente essencial para o negócio.

A política de controle de acesso à internet é uma ferramenta voltada para uma gestão mais eficiente desse valioso recurso das empresas. Através da ferramenta correta, os gestores conseguem controlar o acesso de usuários e garantir que somente recursos fundamentais sejam utilizados durante o horário de trabalho.

Isso não quer dizer que a empresa esteja sendo invasiva ou controlando excessivamente os seus colaboradores. O principal objetivo desta estratégia é garantir que recursos não fundamentais não causem distrações e interrupções durante a rotina de trabalho e tomem o tempo dos funcionários da empresa. Isso acontece muito com acessos à sites de entretenimento, redes sociais, e-commerces, e-mails pessoais, entre outros.

6 dicas essenciais

Agora que entendemos o que é uma política de controle de acesso à internet e qual o seu principal objetivo dentro da empresa, vamos tratar de algumas dicas que preparamos para você conseguir implementar essa política com mais eficiência dentro do seu negócio.

1. Entenda como funciona o acesso à internet dentro do seu negócio

O primeiro passo é mapear o tipo de acesso que é relevante para a estratégia do seu negócio. Os gestores precisam estabelecer quais as ferramentas e recursos que precisam ser utilizados para a continuidade das atividades exercidas. Com base nisso, é possível compreender o comportamento dos usuários e a partir daí estabelecer regras de acesso mais específicas e eficientes.

Esse mapeamento de acessos precisa informar quais são os recursos essenciais para a realização das tarefas da empresa, como sites, aplicações e ferramentas online. Ele também deve conter as demandas de acesso para cada uma dessas aplicações, a fim de evitar acessos desnecessários à informações confidenciais.

2. Conheça os padrões de acesso

Para conseguir definir regras mais específicas de acesso, inicialmente é necessário acompanhar os padrões de acesso dos usuários. Dessa forma, os gestores poderão determinar quais os recursos, sites e ferramentas que devem ser bloqueadas, a fim de obter um controle de acesso mais efetivo.

Usuários diferentes possuem padrões de acesso diferentes. Conhecer o tipo de navegação que cada usuário realiza ajuda a estabelecer um controle e monitoramento mais inteligente.

3. Determine uma política de criação de senhas

As vulnerabilidades de senha são as principais causadoras de pontos de vulnerabilidade que favorecem a incidência de um ataque cibernético na atualidade.  Isso porque muitas pessoas ainda utilizam uma combinação óbvia de senhas que podem ser facilmente adivinhadas pelo cibercriminoso. A sua equipe precisa estar consciente de que as senhas devem ser seguras e de difícil dedução, para que as informações armazenadas permaneçam seguras.

4. Estabeleça um processo de capacitação

É natural que em uma empresa onde a internet sempre esteve liberada, o bloqueio  de determinados recursos cause alguma estranheza por parte da equipe. Por isso, antes de implementar essa política, converse com os seus funcionários e explique as razões pelas quais essa medida será tomada. Eles precisam ter consciência da importância do controle de acesso e de como os acessos indevidos podem impactar os resultados de um negócio.

5. Realize um monitoramento constante

O monitoramento é essencial para garantir que as regras criadas estejam sendo aplicadas e seguidas conforme o esperado. Essa fase pode ser complexa para os gestores quando o bloqueio é feito de maneira manual, e por essa razão, é necessário contar com uma ferramenta inteligente que ajude na criação de regras de acesso personalizadas e facilite o monitoramento eficiente.

A Lumiun fornece ferramentas personalizáveis e de fácil utilização, sendo a parceira ideal para o seu negócio. Entregando um excelente custo-benefício e plataforma simplificada, nós podemos te ajudar a aumentar a produtividade dentro da sua empresa.

6. Treinamento sobre segurança da informação é importante

Mais urgente do que apenas solicitar a criação de senha mais seguras e estimular um comportamento mais inteligente no ambiente online, é imprescindível que os colaboradores entendam os riscos e consequências que podem ser causados por um ataque cibernético. Estabelecer um programa que ajude os funcionários a entenderem melhor sobre segurança digital e essas ameaças pode ajudar muito no processo de implementação.

Para você descobrir como anda a segurança da sua empresa, faça o teste com a nossa ferramenta de diagnóstico exclusiva. Com base no relatório, é possível descobrir o que você pode mudar no seu negócio e aumentar a segurança dos dados armazenados.

5 vantagens da implementação de um política de acesso à internet

Como vimos ao longo deste material, a utilização indevida da internet pode causar diversos prejuízos para o negócio. Por conta disso, a  implementação de uma política de controle de acesso à internet ajuda a garantir diversos benefícios para o negócio, como veremos a seguir.

Aumento da produtividade e da qualidade das tarefas

Sem as distrações trazidas pelos acessos indevidos na internet, os colaboradores conseguem entregar as suas tarefas com agilidade e qualidade, melhorando os seus resultados durante a rotina de trabalho.

Foco nas tarefas importantes

Redes sociais, e-mails pessoais, e-commerces, sites de notícias e entretenimento… Tudo isso representa uma grande vazão do tempo disponível para o trabalho. Uma vez bloqueado esse tipo de acesso, os colaboradores conseguem trabalhar com mais foco nas tarefas que são realmente importantes para a continuidade do negócio.

Segurança digital

Existem na internet diversas armadilhas que podem causar inúmeros problemas tanto para os usuários quanto para as empresas. O bloqueio de determinadas ferramentas pode fazer toda a diferença no combate às ameaças cibernéticas. Contar com a ferramenta correta para a sua política de controle de acesso à internet, como a Lumiun, ajuda a empresa a reduzir as chances de contaminação por vírus e outros malwares que causam muitos prejuízos.

Melhor desempenho da internet

Uma vez que a internet é um recurso que demanda muito dos equipamentos utilizados  no negócio, bloquear determinados recursos libera espaço e desempenho para que as atividades essenciais sejam realizadas com mais qualidade. Quanto melhor for a internet utilizada pela empresa, melhor será o posicionamento competitivo do negócio no mercado e melhor será a qualidade dos serviços e atividades realizadas na organização.

Monitoramento sobre a utilização da internet

Através de uma ferramenta de bloqueio eficiente, os gestores conseguem monitorar com mais mais inteligência o tipo de acesso que é realizado dentro da empresa, e a partir daí, criar regras de acesso mais específicas e inteligentes voltadas para a qualidade do negócio.

Redução de custos com manutenção

Como dissemos anteriormente, a internet está repleta de ameaças que podem causar diversos prejuízos à empresa e aos usuários. Algumas dessas ameaças podem prejudicar o bom funcionamento das máquinas, interrompendo atividades e tornando recursos indisponíveis, gerando custos com manutenção. Evitando acessos indevidos, a empresa não cria pontos de vulnerabilidade e, por consequência, não sofre com os ataques cibernéticos.

Como criar uma política de controle de acesso mais eficiente com a Lumiun?

A partir das dicas que citamos acima, os gestores conseguem estabelecer um processo mais inteligente para criação de uma política de acesso à internet de qualidade. É muito importante que, além do dos recursos que são mais comumente utilizados pela empresa, os responsáveis saibam como é o perfil de acesso à internet dos usuários.

Com a ajuda da Lumiun, é possível monitorar o tipo de acesso que é realizado e criar regras mais específicas para o negócio. Por exemplo: se determinado grupo de colaboradores costuma acessar mais frequentemente redes sociais, é possível bloquear esse acesso de forma específica.

Política de controle de acesso à internet

Se o acesso mais comum é feito em sites de esporte e divulgação de jogos online, a política também pode ser criada com base nessas informações. O importante é que a empresa realize o bloqueio daquilo que realmente atrapalha as atividades e a continuidade do negócio.

A Lumiun dispõe de ferramentas inteligentes e eficientes que vão ajudar os gestores a estabelecer uma política de controle de acesso à internet eficiente e completa, tudo isso com uma fácil utilização e com painel intuitivo. O que você está esperando para conhecer os nossos produtos e agregar ainda mais produtividade ao seu negócio?

Faça uma demonstração sem compromisso ou solicite um teste grátis. 

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados