cloud security

Cloud Security: dicas para garantir a segurança dos dados da empresa na nuvem

A evolução da tecnologia nos entregou ferramentas e soluções que fizeram muita diferença na forma como determinadas atividades são realizadas na rotina. Essas soluções transformaram a forma como nos comunicamos, nos divertimos e também como trabalhamos. A recente pandemia alavancou a implementação do trabalho remoto em empresas de todo o mundo, fazendo também com que a computação em nuvem se tornasse essencial para os processos. Aliado a isso, adotar uma estratégia de Cloud Security se tornou uma prioridade para os negócios.

Através da tecnologia em nuvem, as empresas conseguiram manter uma troca de informações mais inteligente e eficiente entre os seus colaboradores, entregando agilidade e inteligência aos seus processos. Os recursos em nuvem favoreceram a modalidade de trabalho remoto, visto que as ferramentas necessárias para as atividades puderam ser implementadas no meio digital, favorecendo seu acesso e utilização.

Mas como as empresas podem garantir a proteção das informações que são armazenadas e enviadas através da tecnologia em nuvem? Para te ajudar a entender melhor como isso é possível, preparamos um artigo sobre Cloud Security e porque essa estratégia deve ser uma prioridade dentro da sua empresa. Continue a leitura e confira!

A expansão da computação em nuvem

Ainda que a sua empresa ainda não adote o trabalho remoto, ela provavelmente já utiliza algum recurso ou ferramenta através da computação em nuvem. Diversos aplicativos e ferramentas de gestão passaram a ser utilizadas através desta tecnologia, sendo necessário apenas uma conexão com a internet. No caso do trabalho remoto, a computação em nuvem permitiu que as informações fossem armazenadas em um ambiente virtual e utilizadas pelos colaboradores da empresa.

Contudo, ainda que essa solução agregue inúmeros benefícios para os negócios, é importante lembrar que os serviços em nuvem também enfrentam alguns desafios. É necessário que a empresa estabeleça requisitos de proteção para garantir a confidencialidade das informações que são trocadas e armazenadas nesse ambiente.

Muitos cibercriminosos focam as suas forças neste ambiente digital para conseguir desviar informações e causar inúmeros prejuízos para negócios de todos os tipos. Resultado disso é uma quantidade crescente de empresas que sofreram violação de segurança e tiveram os seus dados e informações confidenciais expostos na internet.

Esse tipo de vazamento de informações, além de favorecer a aplicação de golpes e extorsões financeiras, também podem causar um grande impacto na imagem da empresa no mercado. Evidentemente, negócios que não conseguem manter a confidencialidade das informações acabam tendo a sua reputação prejudicada. Veja nesse vídeo como o vazamento de dados pode impactar os negócios:

Por conta dos seus benefícios e da sua presença no mercado atual, abrir mão da tecnologia em nuvem não é uma opção para as empresas. Por esse motivo, é necessário encontrar soluções que ajudem a trazer mais segurança e evitar o vazamento de dados que tanto assombra as empresas.

O que é Cloud Security

Cloud Security nada mais é do que um conjunto de estratégias, políticas e tecnologias voltadas para a proteção dos dados, informações e aplicações que são armazenados em nuvem. O principal objetivo dessa estratégia é garantir que toda a infraestrutura que é disponibilizada através da tecnologia em nuvem conte com todas as ferramentas de segurança necessárias para evitar vazamentos e manter a confidencialidade das informações.

De forma simplificada, Cloud Security é uma estratégia voltada para proteger o ambiente de computação em nuvem contra as principais ameaças que são utilizadas pelos cibercriminosos. Uma vez que a tecnologia em nuvem vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas, garantir a sua proteção se tornou essencial para todos os negócios.

A transformação digital nos entregou recursos e ferramentas que facilitam muito a nossa rotina e fizeram com que as atividades no ambiente de trabalho pudessem ser realizadas com mais eficiência e inteligência. A segurança na nuvem é essencial para garantir que todos esses recursos se mantenham funcionando sem que a confidencialidade seja prejudicada.

A segurança em nuvem consegue entregar para as empresas as soluções e abordagens necessárias para que esses negócios cumpram todos os requisitos impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados. Essa segurança pode acontecer através de diversas camadas de defesa, sempre voltadas para integridade e sigilo das informações.

Podemos observar quase que diariamente diversas empresas sofrendo ataques cibernéticos de diversos tipos e níveis de impacto. Entre essas empresas, podemos ver negócios de vários portes e segmentos sofrerem com o vazamento de dados e terem a sua reputação prejudicada entre os consumidores.

Investir em Cloud Security é muito mais do que implementar aplicativos de defesa nas redes e dispositivos do seu negócio. É necessário que toda a mentalidade da empresa seja reconstruída para focar em medidas e estratégias de defesa que ajudem a manter a confidencialidade dos dados.

De maneira prática, é muito mais caro corrigir os problemas decorrentes das ameaças e golpes cibernéticos que são aplicados na atualidade, do que investir em soluções voltadas para a segurança da tecnologia em nuvem.

Como funciona a segurança na nuvem?

Utilizar os recursos em nuvem pode ajudar a sua empresa a otimizar os seus processos e garantir agilidade nas tarefas realizadas diariamente. A nuvem permite que todas as equipes tenham acesso às informações necessárias para realizar as tarefas e garantir a continuidade do negócio. Mas é muito importante que todos estejam preparados para lidar com essa tecnologia e entendam o seu papel na segurança das informações que são armazenadas nesse ambiente.

Por se encontrarem em um ambiente digital, esses dados podem estar suscetíveis às ações de cibercriminosos quando não protegidos adequadamente. Por essa razão, é importante que a empresa conte com medidas eficientes para manter o sigilo dessas informações. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você:

Controle de Acesso

Sabemos que determinadas equipes precisam acessar arquivos específicos. Por essa razão, é necessário que os gestores estabeleçam um controle de acesso para minimizar a quantidade de usuários que pode ter acesso a dados sigilosos. Existem informações armazenadas pela empresa que não precisam ser acessadas por todos os colaboradores, e um controle de acesso efetivo vai te ajudar a reduzir a vulnerabilidade dessas informações.

Contar com uma ferramenta de gestão de acessos vai te ajudar a direcionar o tipo de acesso de cada usuário dentro da empresa, para que essas informações não sejam expostas com facilidade.

Conscientização da equipe

Mais importante do que adotar ferramentas tecnológicas para Cloud Security dentro da sua empresa é garantir um processo de conscientização dos funcionários quanto à segurança cibernética. É necessário que toda equipe entenda o seu papel neste processo de insegurança e que saibam quais comportamentos devem ser evitados para minimizar os riscos.

Uma vez que essas informações e aplicações estão disponíveis em um ambiente digital, o tipo de acesso à internet que é realizado pode fazer toda a diferença. O acesso indiscriminado a recursos e sites na internet pode favorecer a ação de cibercriminosos e trazer problemas de confidencialidade das informações.

Nesse sentido, além de contar com uma Política de Uso da Internet que traga todas as medidas necessárias para aumentar a proteção dos dados, também é necessário utilizar uma ferramenta de controle de acesso à internet que bloqueie determinados tipos de sites na empresa.

Estabeleça uma política de backup

Os dados armazenados em nuvem podem ser acessados por todos os usuários autorizados, mas é essencial que esta não seja a única cópia desses arquivos. Uma política de backup é uma medida de contenção essencial para as empresas que dependem das informações que são armazenadas em nuvem.

Por melhores que sejam as medidas de segurança implementadas, precisamos lembrar que as formas de invadir sistemas e causar problemas no mundo digital evoluem todos os dias. E por conta desta evolução, é importante que as empresas tenham um plano de recuperação caso algum problema desse tipo aconteça.

Conte com a ajuda da criptografia

A criptografia é um recurso que pode agregar em inúmeros benefícios para sua estratégia de cloud Security. Isso porque, mesmo que o cibercriminoso consiga chegar até os dados armazenados na nuvem da sua empresa, essas informações não poderão ser decifradas e vazadas para terceiros.

Com a ajuda da criptografia, as informações armazenadas pela sua empresa só poderão ser acessadas por usuários que possuam as credenciais de acesso e as senhas necessárias para o desbloqueio desses dados. É importante lembrar que, mesmo contando com todos os recursos de segurança disponíveis no mercado, vazamento de dados ainda podem acontecer e causar imensos prejuízos para o seu negócio.

Monitore as tividades no ambiente digital

A maior parte das vulnerabilidades utilizadas pelos cibercriminosos surgem por conta de um comportamento imprudente na internet. Isso que, dizer que para aumentar a segurança das informações armazenadas em nuvem, é necessário que a empresa consiga monitorar de forma assertiva o comportamento dos usuários no ambiente digital.

São várias as ameaças cibernéticas que permeiam a internet, e uma vez que é impossível prever o comportamento dos usuários, é preciso que os gestores estabeleçam uma política preventiva. O monitoramento do comportamento dos usuários na internet da empresa pode fazer toda a diferença para evitar problemas desse tipo.

A manutenção da segurança da tecnologia em nuvem é uma responsabilidade de todos os envolvidos. Isso quer dizer que além de adotar medidas para aumentar a segurança deste recurso, a empresa também precisa estabelecer protocolos e políticas que ajudem a todos os colaboradores a manterem uma postura preventiva, evitando os problemas que podem ser causados por esse tipo de acesso.

Se você está procurando por ferramentas para te ajudar na sua estratégia de Cloud Security da sua empresa, entre em contato com a Lumiun e descubra tudo que nós podemos fazer para te ajudar.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados