Colaboradores desperdiçam cerca de duas horas/dia no trabalho, mostra pesquisa

Atualmente, a preocupação dos empresários e gestores vai muito além do controle financeiro e vendas, para se manter competitivo e a frente da concorrência, os pontos mais relevantes para as empresas tem se tornado a eficiência, produtividade e entrega de resultados da equipe.

Nesse cenário, um dos principais problemas dos gestores de equipes é a queda excessiva da eficiência e produtividade! E essa preocupação parece justificada se tomarmos como base estudo elaborado pelo portal norte-americano, Salary.com, envolvendo mais de 10 mil colaboradores nos Estados Unidos. Veja alguns pontos de destaque da pesquisa:

Mais tempo do que se imagina

Diante da realidade do mundo atual, em que se passa a maior parte do tempo no trabalho, dedicar parte do dia a atividades pessoais é comum e não surpreende nem mesmo os empregadores, que estimavam que seus colaboradores ocupem 1 hora/dia em atividades não relacionadas ao trabalho.

Já os gerentes de Recursos Humanos, talvez por estarem mais próximos dos colaboradores, são mais pessimistas, estimando que os colaboradores gastem 90 minutos/dia em média em atividades pessoais. O problema é que o tempo desperdiçado é o dobro do que imaginam os empresários. Segundo o levantamento, em uma jornada de trabalho de oito horas, os colaboradores gastam em média 2 horas/dia com atividades pessoais, sem considerar horário de almoço e intervalos.

Internet é maior vilã!

O uso ineficiente do tempo pelos colaboradores durante o tempo de trabalho custa às empresas norte-americanas o equivalente a US$ 759 bilhões por ano. Portanto, se torna uma necessidade das empresas adotar medidas no sentido de diminuir essa ociosidade, principalmente em relação ao uso indevido da Internet.

Como podemos imaginar, a Internet é a maior causa do desperdício de tempo dos colaboradores, pois foi a atividade indicada por 44,7% dos entrevistados. O uso pessoal da web custaria, algo como US$ 330 bilhões por ano para as empresas.

Outros fatores também contribuem para o desperdício de tempo durante o trabalho. A segunda atividade mais citada como sendo a que consome mais tempo durante o trabalho, é a socialização com outros colegas de trabalho, que foi citada por 23,4% dos entrevistados. Em seguida temos: condução de finanças e negócios pessoais (6,8%), procura por outro emprego (1,3%) e o planejamento de atividades pessoais (1%).

Jovens desperdiçam mais tempo

Quando perguntados sobre o porquê do desperdício de tempo durante o trabalho, 33,2%, a maioria, afirmam que estavam ociosos. Pouco menos de um quarto dos entrevistados (23,4%) alegou que ganha pouco para as atividades desempenhadas, 14,7% alegaram que são distraídos por outros colegas e 12% afirmaram que não têm tempo para resolver questões pessoais.

Um dado interessante é que a idade parece influenciar no tempo desperdiçado. Segundo a pesquisa, os colaboradores com mais de 50 anos perdem apenas 30 minutos por dia de trabalho; enquanto os que possuem de 35 a 50 anos gastam 72 minutos/dia; que que tem idade entre 25 a 35 anos gastam 96 minutos/dia; e os com colaboradores com menos de 25 anos 2 horas/dia em média.

Sendo a Internet a maior vilã em termos de desperdício de tempo, nada mais natural que os colaboradores mais velhos, e, menos habituados ao seu uso, sejam os que menos tempo perdem durante o dia com atividades pessoais.

Na sua empresa ou equipe, quanto você estima que seja o desperdício de tempo dos colaboradores e o que você tem feito para reduzir esse desperdício? Compartilhe sua experiência conosco pelos comentários!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados