ferramentas de produtividade

Dicas e Ferramentas de Produtividade na Internet para 2023

A produtividade é a raiz da rentabilidade de uma empresa e por essa razão, ela deve ser medida. Quanto mais produtivo for o negócio, maiores serão os lucros e mais perto do sucesso essa empresa se encontrará. Para que isso seja possível, algumas ferramentas de produtividade na internet podem ser valiosas aliadas para tornar a empresa ainda mais competitiva e manter as suas operações de acordo com o planejado.

Esses recursos permitem que as atividades que são realizadas no ambiente online sejam tão produtivas quanto o esperado. Com a pandemia da Covid-19, as empresas precisaram buscar métodos e ferramentas para conseguir manter os negócios em andamento e garantir que os colaboradores conseguissem realizar as suas tarefas com eficiência e qualidade.

A videoconferência, por exemplo, foi uma das ferramentas mais utilizadas pelos negócios nessa época de isolamento social, e isso não só para realização de reuniões: a videoconferência também passou a ser aplicada no processo de onboarding e treinamento de novos funcionários. Veja no vídeo abaixo como esse processo pode ser feito de maneira remota:

Essa fase nos mostrou como muitas das tarefas que eram realizadas de forma presencial poderiam ser realizadas com a ajuda da internet. Contudo, quando tratamos de produtividade na internet, também encaramos diversos desafios.

Embora seja uma ferramenta altamente eficiente e que pode agregar muito valor aos negócios, a internet também é um ambiente cheio de armadilhas e que pode fazer com que os funcionários desperdicem o tempo destinado para as atividades da empresa acessando páginas improdutivas.

Um grande reflexo da utilização da internet para garantir mais produtividade para as empresas é a realização de treinamento virtual, que se mostrou uma tendência crescente nos últimos anos.

Aliado a isso, outras tecnologias também apresentaram um grande potencial para a produtividade no mercado, como é o caso da nuvem e ferramentas de produtividade.

Produtividade na internet: cada vez mais importante

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal CNCB, a flexibilidade de trabalho já pode ser considerada como um aspecto competitivo para os negócios, tanto para produtividade no dia-a-dia, quanto para a aquisição e retenção de talentos para uma equipe ainda mais eficiente.

O mercado se encontra em um ponto onde dificilmente a estrutura tradicional do trabalho presencial voltará a ser utilizada como era antes. A colaboração entre as modalidades presencial e virtual trouxe muitos benefícios, e vem sendo considerada como um aspecto essencial.

Contudo, ao estabelecer a modalidade remota, ainda que seja uma das alternativas mais interessantes para o negócio e para o colaborador, é importante considerar que o funcionário que se encontra longe da empresa pode não apresentar a produtividade esperada. Por essa razão, é necessário encontrar ferramentas de produtividade na internet que ajudem a agregar mais foco e direcionamento para os processos.

Também é essencial considerar que a empresa precisa contar com recursos que permitam a troca entre as equipes, a realização de reuniões, o acompanhamento das atividades e o controle de uso da internet de forma mais abrangente.

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo realizou uma pesquisa anual sobre o mercado brasileiro, restando demonstrado que houve um grande crescimento na utilização de dispositivos digitais dentro do mercado de trabalho. Com o crescimento do trabalho remoto, as empresas adotaram em maior volume o uso de tablets, notebooks, smartphones e computadores como uma regra para realização das suas tarefas.

Nesse sentido, existe uma demanda crescente pela preparação mais eficiente dos gestores para que eles consigam lidar com trabalho remoto e gerenciar as suas equipes de forma mais completa. Uma vez que as consequências da pandemia nos alcançaram de forma muito repentina, as empresas precisaram se adaptar com agilidade às condições impostas por essa nova situação. Assim como os negócios, os gestores não tinham preparação para coordenar essa nova demanda.

A plataforma Runrun.it realizou um levantamento para mapear os desafios encontrados durante esse período. Essa pesquisa concluiu que cerca de 47% dos gestores que foram entrevistados durante a pesquisa, relataram que um dos maiores desafios encarados nesse momento era realizar o monitoramento da produtividade das suas equipes, assim como manter o foco e o engajamento dos seus funcionários.

Dicas de produtividade na internet para 2023

A tecnologia nos cercou de tal forma, que boa parte das atividades que realizamos rotineiramente já não podem (ou não costumam) ser realizadas sem ajuda de alguns recursos e ferramentas tecnológicas. O celular é um excelente exemplo disso: já é uma um equipamento que faz parte das nossas rotinas e não conseguimos mais imaginar a nossa rotina sem esse equipamento.

A nossa rotina está totalmente imersa no mundo digital, seja durante a nossa vida profissional ou pessoal, nos entregando soluções para tornar as nossas atividades ainda mais inteligentes e que nos ajudam durante toda nossa jornada diária.

Porém, ainda que a internet seja um recurso indispensável, ela também pode ser uma grande vilã para a produtividade dos colaboradores. Por essa razão, no próximo ano é imprescindível que as empresas adotem soluções e ferramentas de produtividade que ajudem a garantir a produtividade da sua equipe e trazer mais rentabilidade para o negócio.

Para evitar o impacto negativo que a internet pode trazer para a rotina de trabalho é importante se manter atento a algumas dicas, como:

Cuidado com as distrações

A esmagadora maioria dos sites que precisamos utilizar durante o nosso dia a dia está repleta de armadilhas e distrações que podem prejudicar a nossa produtividade durante o horário de trabalho. Essas páginas contam com imagens, links, banners e outros artifícios que acabam roubando a atenção e tiram o foco das informações que são realmente relevantes.

Pensando nisso, existem algumas aplicações que ajudam a deixar as páginas mais limpas, de forma que o leitor tem acesso apenas ao texto foco. Essas aplicações removem imagens desnecessárias, gifs, banners e outros recursos que dificultam a nossa concentração e prejudicam a realização das atividades.

Fuja da navegação compulsiva

Como seres humanos, a nossa natureza é extremamente curiosa e essa curiosidade não se limita às horas de lazer. Durante o horário de trabalho, muitas vezes tendemos a deixar de focar naquilo que é realmente importante e acabamos nos distraindo com tarefas paralelas, como acessar e-mails pessoais, redes sociais, e-commerces, sites de entretenimento, entre outras páginas que podem não ter relação com a nossa atividade.

Por essa razão, o bloqueio de sites acaba sendo uma das ferramentas mais importantes para quem busca aumentar o foco dos funcionários dentro da empresa. O bloqueio desse tipo de conteúdo ajuda a garantir que as atividades realizadas dentro da internet sejam voltadas para o negócio, evitando o desperdício de tempo e por consequência, protegendo a rede da empresa.

Bloqueio de anúncios

A tecnologia também contribuiu para que a publicidade chegasse de maneira mais específica para o seu público-alvo. Uma pesquisa em um site de compras, por exemplo, gera publicidade por muito tempo, entregando banners e anúncios relacionados a essa pesquisa que foi realizada.

Realizar o bloqueio do rastreamento dos navegadores é de grande ajuda para empresas que querem trazer mais produtividade e ajudar os funcionários a manterem o foco durante o horário de trabalho.

Conscientize a sua equipe

É muito importante que os seus funcionários saibam a importância de manter o foco e garantir que as atividades sob sua responsabilidade sejam realizadas no tempo planejado para contribuir para o sucesso do negócio.

Embora seja muito comum que as pessoas acabem perdendo tempo em acessos indevidos durante o horário de trabalho, é importante que todos saibam utilizar ferramentas de produtividade na internet que ajudem a manter a concentração e garantir que tudo seja concluído dentro do prazo esperado.

Ferramentas de produtividade na internet para 2023

As ferramentas de produtividade na internet podem ajudar a entregar  uma forma mais inteligente de realizar as atividades diárias. Com a ajuda da tecnologia, as empresas conseguem agregar ainda mais valor para os seus negócios e atividades e ajudam os funcionários a realizar as suas tarefas com mais eficiência.

Dentre as principais ferramentas de produtividade na internet que podem ser indicadas para o próximo ano, podemos citar:

Ferramentas de comunicação

O trabalho remoto, embora tenha trazido muitos benefícios para os negócios, têm um grande problema: a falta de contato entre os colaboradores, gestores e equipes. Utilizar uma ferramenta de comunicação ajuda a aproximar essas pessoas e aumentar o engajamento, de forma a alcançar os objetivos da empresa.

Essas ferramentas favorecem o debate e a troca de informações entre funcionários que estão envolvidos em um mesmo projeto, por exemplo. Veja algumas opções de ferramentas que podem ser utilizadas:

  • Google Hangouts: esse recurso permite que os gestores montem equipes e realizem reuniões de forma remota, sem a necessidade de instalação de um software ou aplicação.
  • Slack: essa é uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade, possibilitando uma troca de informações mais rápida, organizada e eficiente. Ele é um recurso ótimo para a comunicação diária, e pode ser integrado com outras plataformas de gestão de trabalho.
  • Zoom: essa ferramenta também é voltada para a comunicação dentro de empresas, e ganhou muita popularidade durante o período de isolamento social. Com imagens em alta resolução, o Zoom permite que a empresa realize reuniões e treinamentos de forma remota.

Plataformas de gestão

Essas ferramentas ajudam a dividir atividades, atribuir prazos e delegar tarefas entre os funcionários para uma gestão mais eficiente. Quanto mais clara for a comunicação entre os gestores e suas respectivas equipes, melhor será a qualidade das tarefas realizadas.

Contar com esse tipo de ferramenta pode trazer mais praticidade, ajudando em uma gerência mais inteligente e focada na estratégia do negócio.

  • Trello: o Trello permite que os gestores e as suas equipes organizem as suas tarefas de maneira mais prática e intuitiva, ajudando a manter a rotina mais organizada.
  • Coalize: essa aplicação é mais indicada para a gestão de recursos humanos de uma empresa, garantindo o controle do cartão de ponto, banco de horas e gestão de desempenho. 
  • Dropbox: esse serviço facilita a rotina de equipes que exercem atividades colaborativas, independentemente da localização. Ele permite que os usuários salvem arquivos na nuvem, como imagens, documentos, vídeos e planilhas, que poderão ser acessados por outros usuários.

Ferramenta de bloqueio de sites

Como dissemos anteriormente, a internet  é, ainda que essencial, um ambiente repleto de riscos, ameaças, armadilhas e distrações para os funcionários. Por esse motivo, controlar de maneira eficiente e inteligente o acesso à internet dentro da empresa no horário de trabalho pode trazer muitos benefícios para o negócio, além de garantir que os funcionários estejam totalmente focados nas suas atividades e tarefas diárias.

Uma ferramenta como o Lumiun Box, pode ajudar a proteger a rede da empresa contra as ameaças presentes no ambiente digital, e golpes realizados pelos cibercriminosos, que estão cada vez mais focados em invadir sistemas e roubar informações sigilosas.

Com o Lumiun Box, é possível bloquear sites e aplicações como:

  • Redes sociais;
  • Pornografia;
  • Jogos e apostas;
  • Notícias e entretenimento;
  • Áudio e vídeo;
  • Sites nocivos;
  • Downloads;
  • E muitos outros.

Saiba mais acessando nosso site ou solicite um teste grátis.

Até mais!

Posts Relacionados