ferramentas de gestão de tempo

6 ferramentas de gestão de tempo na internet para empresas

Um dos recursos mais escassos na atualidade, é o tempo. Com o avanço da tecnologia e o crescimento da demanda por mais agilidade e conexões otimizadas, podemos ver que a expressão “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido. Contudo, mesmo que a internet seja um campo rico em informações e dados, também é um ambiente que pode prejudicar consideravelmente a produtividade do trabalhador. Por essa razão, contar com ferramentas de gestão de tempo é uma decisão estratégica e inteligente.

A transformação digital, apesar de ter incrementado a nossa rotina com recursos mais práticos e tecnológicos, também trouxe consigo a necessidade de trocas de informações mais rápidas e dinâmicas. Por conta disso, é esperada uma produtividade cada vez maior dos trabalhadores, fazendo da gestão de tempo na internet um aspecto primordial para as empresas.

Entendendo a gestão de tempo 

Muitas pessoas entendem a gestão de tempo  apenas como um cronograma das atividades que devem ser realizadas dentro de um determinado período. Contudo, essa gestão tem um papel ainda mais completo na rotina de uma empresa e dos trabalhadores. Através de uma gestão eficiente, é possível fazer mais com menos, ou seja: utilizar os recursos disponíveis (como a carga de trabalho ou a mão de obra) para alcançar resultados cada vez melhores.

Resumidamente, a gestão de tempo consiste em uma ou mais metodologias de planejamento que permite uma execução otimizada das tarefas e da rotina, seja ela pessoal ou no ambiente de trabalho. Com isso, é possível extrair uma maior produtividade utilizando o mesmo tempo de trabalho disponível. Você também pode aplicar metodologias de organização de espaço para facilitar a sua rotina e trazer mais praticidade para o seu dia-a-dia.

Confira esse vídeo sobre organização da área de trabalho e entenda melhor como esse conceito funciona. Você vai conferir várias dicas para aplicar no seu espaço para conseguir aumentar a sua produtividade.

Aplicando essas ferramentas de gestão de tempo dentro da rotina da sua empresa, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores e trazer ainda mais rentabilidade para o negócio.

De acordo com uma Pesquisa realizada no Canadá pela escola de negócios John Molson, da Universidade Concórdia, e pela Universidade Laval, a gestão adequada do seu tempo pode aumentar a sua qualidade de vida, maior satisfação pessoal e aumentar o desempenho profissional do trabalhador. Confira esse artigo da Valor Econômico e entenda melhor.

Entendendo o papel das ferramentas de gestão do tempo 

A maior vantagem das metodologias e ferramentas de gestão de tempo na internet, é que elas podem ser aplicadas em todos os setores de uma empresa. Seja em vendas, comercial, marketing ou tecnologia, essas ferramentas ajudam a trazer mais controle e organização para as tarefas que fazem parte da rotina.

Sabemos que a internet é um dos recursos mais importantes da atualidade, fazendo parte da rotina de trabalho de empresas de todos os setores. Administrando o tempo disponível com mais assertividade, a empresa consegue entregar melhores resultados e melhorar o seu posicionamento competitivo no mercado.

Através de uma estratégia de gestão do tempo na internet, é possível:

  • Identificar práticas pouco produtivas;
  • Estabelecer estratégias mais inteligentes;
  • Aumentar a rentabilidade do negócio;
  • Realizar tarefas com maior qualidade.

Quais ferramentas de gestão do tempo na internet para empresas utilizar? 

Para te ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe e garantir que a internet seja utilizada de uma maneira mais inteligente e com mais eficiência, veja alguns exemplos de ferramntas de gestão de tempo a seguir: 

1. Slack 

Criado para garantir uma gestão de projetos mais eficiente, o Slack consegue reunir em apenas um lugar diversas ferramentas para atender às necessidades dos profissionais e da equipe envolvida no projeto. Com opções para computador e mobile, ele é intuitivo e de fácil utilização, atendendo a diversos tipos de usuários.

Uma das suas maiores vantagens é que ele pode ser integrado a outras ferramentas, como o Trello, o que aumenta consideravelmente a sua funcionalidade. Através dele, os usuários podem criar canais de comunicação exclusivos para cada projeto em execução, e as equipes também conseguem visualizar projetos de outros grupos.

2. Trello 

Assim como o Todoist, o Trello é uma das ferramentas de gestão de tempo mais utilizadas, permitindo que os usuários organizem as suas atividades, imponham prazos para cada tarefa, compartilhem arquivos diversos, insiram anotações e comentários, entre outras facilidades.

Para garantir um melhor controle, dentro do Trello é possível categorizar as tarefas de acordo com o status da sua execução. A maior vantagem dessa ferramenta é que ela pode ser utilizada individualmente e também em equipe.

3. Google Keep 

De forma simplificada,o Google Keep funciona como uma espécie de bloco de notas. Nele, os usuários conseguem inserir anotações sobre as tarefas a serem realizadas, assim como listas de atividades. Ele permite que o usuário ative as notificações de acordo com os prazos estabelecidos, e também compartilhe informações com outras pessoas.

4. Notion

Muito utilizado para o compartilhamento de informações e dados sobre os projetos, o Notion é a plataforma ideal para gestores que desejam otimizar a comunicação entre colaboradores e equipes em projetos dentro da empresa. Funcionando como uma plataforma unificada com várias ferramentas, esse software permite um gerenciamento eficiente de projetos.

Com a ajuda do Notion,os usuários conseguem visualizar informações, inserir comentários, participar de discussões sobre o projeto e receber feedbacks sobre os resultados. A plataforma é simples e intuitiva.

5. Método GTD 

GTD é uma sigla para Getting Things Done, uma metodologia proposta por David Allen que tem como premissa o controle mais assertivo da rotina. Esse método consiste em muito mais do que uma forma de organizar as tarefas, propondo um sistema inteligente para obter mais clareza e fluidez. Essa metodologia é composta por cinco etapas primordiais, quais sejam: 

  •       Coleta: onde as tarefas são identificadas e listadas;
  •       Processamento: as tarefas listadas são analisadas;
  •       Organização: de acordo com os prazos e prioridades, as tarefas passam por uma filtragem e organização mais específica;
  •       Execução: fase onde as tarefas listadas são efetivamente realizadas;
  •       Revisão: uma vez realizadas, as tarefas passam por uma revisão, a fim de determinar possíveis pontos de melhoria nos processos.

6. Evernote 

Assim como o Google Keep, o Evernote  permite que os usuários gerenciem seus projetos e tarefas através de notas, lembretes e listas. Essa ferramenta também permite que sejam inseridos documentos digitalizados. Ele pode ser sincronizado com outras ferramentas importantes, como:

  • Gmail
  • Outlook Mail
  • Salesforce
  • Google Drive
  • Slack
  • Microsoft Teams
  • Trello.

Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de capturar páginas da web, um recurso chamado Web Clipper. Com ele, é possível selecionar parte do conteúdo de uma página (ou ele inteiro), e salvar como uma nota dentro da plataforma.

Bônus: gestão do tempo na internet com controle de acesso 

Acessos indevidos à páginas de entretenimento, sites de e-commerce, redes sociais, e-mails de uso pessoal, entre outros, representam um grande risco para a empresa. O tempo desperdiçado com esse tipo de acesso durante o horário de trabalho, pode comprometer consideravelmente a produtividade dos trabalhadores.

Além disso, a internet é cheia de armadilhas que podem comprometer a segurança da rede e dos dados sigilosos armazenados pela empresa. Assim como a tecnologia avança, avançam também as formas de invadir sistemas e roubar informações. Uma das artimanhas mais utilizadas pelos cibercriminosos na atualidade é o sequestro de informações, chamada de Ransomware. Através dessa estratégia, os criminosos desviam dados confidenciais ou indisponibilizam os sistemas do negócio, exigindo um valor em dinheiro para devolver as informações ou restabelecer a normalidade.

Esse tipo (e outros) de ataque podem causar enormes prejuízos para as empresas, além de causar um impacto negativo na imagem da empresa perante os consumidores. Aliado a isso, também existe o impacto causado na produtividade, uma vez que o tempo hábil disponível para a realização das tarefas da empresa, é parcialmente desperdiçado com acessos indevidos.

Uma forma de aumentar a produtividade dos seus colaboradores, além de utilizar ferramentas de gestão de tempo, é contar com uma solução de bloqueio de internet para empresas, como o Lumiun Box.

O que é o Lumiun Box? 

Essa solução consiste em uma ferramenta baseada em nuvem,  que ajuda a sua empresa a se proteger das ameaças oriundas da internet e ajuda a sua equipe a manter a produtividade em sua rotina. O Lumiun Box garante diversos benefícios, como: 

  • Evita ataques à rede e aos sistemas da empresa, adicionando uma forte camada de proteção contra diversos tipos de vírus e malwares;
  • Ajuda a reduzir a perda de produtividade e o desperdício de tempo durante a carga horária, bloqueando o acesso a sites indevidos durante o horário de trabalho.
  • Consolida informações realistas sobre o uso da Internet na empresa, oferecendo  relatórios que informam quais são os sites mais acessados, horários, categorias dos sites etc.
  •  Ajuda na implementação de uma política de acesso à internet, com regras personalizadas baseadas na categoria dos sites, níveis de segurança e reputação e horários.
  • Conta com um painel de controle intuitivo e de fácil utilização;
  • Proporciona uma rede mais segura, evitando acessos indevidos e ataques cibernéticos;
  • Permite um controle mais assertivo dos acessos da internet, classificando-os de acordo com níveis de segurança;
  • Não necessita de configuração de servidores e softwares especiais, uma vez que é uma tecnologia baseada em nuvem;
  • As regras de acessão são aplicáveis a todos os dispositivos que são conectados à rede da empresa

O Lumiun Box é a solução ideal para quem busca incrementar as ferramentas de gestão de tempo, entregando eficiência e praticidade. Entre em contato conosco e descubra ainda mais benefícios da nossa solução.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados