Produtividade dos funcionários na internet em 2020

A cada ano que passa os negócios estão ficando cada vez mais complexos. Todos os setores estão passando por uma transformação rápida para conseguir acompanhar a expectativa dos clientes que a cada dia muda. Os funcionários de escritórios estão em constante pressão para trabalhar com mais produtividade. Gestores se tornam obrigados a manter o foco da equipe para conseguir uma entrega contínua de experiências que agregam valor ao cliente. Tudo isso, apenas para se manter no mercado e vencer a concorrência.

Neste artigo você vai entender como empresas estão conseguindo superar a concorrência, mesmo em período de transformação. Será exibido números estatísticos que demonstram a produtividade dos funcionários em meio a tanta distração na internet dos escritórios. E por fim, quais as ferramentas que podem ser aliadas para evitar o desperdício de tempo da equipe e mantê-las engajadas com o serviço e entrega de valor.

Primeiramente vamos entender como está a situação do trabalho em 2020.

A situação do trabalho em 2020

Para conseguir melhorar a produtividade dos funcionários nada melhor do que perguntar aos próprios e entender suas percepções.

A cada ano, a empresa Workfront faz uma pesquisa com milhares de funcionários de escritórios de vários países para entender como as pessoas fazem as coisas, como colaboram com as organizações e como a tecnologia está sendo utilizada para ajudar no trabalho. E como conclusão, ajuda a traçar o curso para novas soluções de gerenciamento de trabalho e fornece uma visão de como um gestor pode e deve moldar seus funcionários para construir uma empresa sólida, ágil e produtiva.

O trabalho está atrapalhando o… trabalho

Mesmo no meio do lançamento de tanta tecnologia, uma grande quantidade da energia gasta no trabalho está sendo dedicada a atividades de baixo valor. Segundo as respostas da pesquisa, os funcionários gastam apenas 43% do tempo da semana de trabalho em funções que foram contratados para fazer.

Segundo os próprios funcionários, o principal motivo para a baixa dedicação na sua função principal é o desperdício de tempo com reuniões inúteis, que não possuem uma pauta definida com estratégias de alinhamento, planejamento do trabalho e comunicação sobre o status do trabalho. Além disso, a alta quantidade de e-mails, falta de priorização do trabalho e de processos, completam a lista das causas dos problemas da baixa produtividade.

Em média, os funcionários são interrompidos 14 vezes por dia por ferramentas da internet

Ferramentas da internet como e-mail pessoal, mensageiros instantâneos (WhatsApp, Telegram) e redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok) são os principais culpados por interromper o trabalho dos funcionários. Com base nas respostas dos participantes da pesquisa, os trabalhadores são interrompidos em média 14 vezes por dia.

Estudo científico indica que após uma interrupção, o funcionário pode demorar mais de 20 minutos para voltar à tarefa original. Portanto, muitas ferramentas que a empresa usa para permitir a comunicação e colaboração podem realmente interferir na produtividade. Além disso, a pesquisa revela que as pessoas que trabalham em uma empresa com interrupção constante possuem níveis mais altos de estresse e dificuldades para se adaptar ao ambiente.

Utilize a ferramenta calculadora de desperdício para saber quanto custa o desperdício de tempo da sua equipe na internet.

Infográfico com os números da pesquisa

Para ajudar a compreender os resultados da pesquisa, criamos um infográfico que reúne informações relevantes sobre a produtividade do profissional na internet. Faça o download gratuito clicando na imagem abaixo.

Aumento de produtividade com o controle de acesso à internet

Como podemos perceber, parece que a alta demanda de aplicativos na internet, construídos na intenção de ajudar na comunicação e resolver algum problema do nosso cotidiano, muitas vezes estão se tornando vilões contra a produtividade. 

Sem nenhum tipo de controle ou política de acesso à internet, é normal que os colaboradores utilizem uma parte do tempo acessando o e-mail pessoal, perfis em redes sociais, vídeos no YouTube, mensagens no WhatsApp ou fazendo pesquisa sobre assuntos de seu interesse. 

Portanto, o controle do acesso à internet nas empresas é uma política fundamental na gestão de equipes, pois reduz o desperdício de tempo com o aumento do foco, além de evitar vários problemas de segurança com acesso a sites nocivos ou famosos golpes da internet.

Vamos entender os principais benefícios e vantagens que o controle de acesso à internet proporciona às empresas.

Mais produtividade e qualidade na entrega das tarefas

Sem o desperdício de tempo na internet, os funcionários passam a executar mais tarefas durante o expediente, e ao mesmo tempo conseguem gerar melhores resultados para a empresa. As suas atividades são realizadas com maior concentração, o que é fundamental para a qualidade do resultado final.

É importante frisar o papel importante do gestor para que as tarefas estejam todas alinhadas a função principal do funcionário. Afinal, de nada adianta um aumento de produtividade para entregar tarefas que não agregam valor ao cliente final.

Foco nas tarefas da empresa

É comum ver o e-mail pessoal e abrir o perfil nas redes sociais inúmeras vezes ao dia, isso gera distração e falta de foco durante a execução de uma atividade. Lembre-se do estudo mencionado acima, onde a cada interrupção pode demorar mais 20 minutos para que o funcionário volte a tarefa original.

Com restrições no uso da internet, é possível evitar essas interrupções no trabalho e garantir que o colaborador mantenha-se focado nas atividades relacionadas à empresa.

Segurança contra sites nocivos e golpes da internet

Segurança é fundamental quando se fala em acesso à internet em ambientes corporativos. A rede é repleta de ameaças e falhas de segurança, que podem trazer prejuízos relevantes, como a perda de dados e custo com reparos de equipamentos e sistemas. Segundo o CTIR-Gov, órgão vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foram 19.150 registros de notificações de ataques cibernéticos no ano passado. Isso significa um aumento de quase 4 mil casos em relação a 2018.

Com um bom serviço de controle de acesso à internet é possível restringir acesso a sites nocivos e bloquear portas do acesso externo, que podem instalar vírus e infectar os computadores ou a rede da empresa.

Internet disponível para trabalho

Imagine seus funcionários assistindo vídeos, ouvindo rádio, baixando arquivos pesados e acessando as redes sociais e sites diversos durante o trabalho. Com certeza esses acessos sem relação com as atividades da empresa consomem grande parte do tráfego da sua rede e com isso outras tarefas mais importantes ficam prejudicadas. 

O indicado é liberar o acesso a esse tipo de conteúdo em determinados períodos reservados para relaxamento e o resto do tempo bloquear. Com o bloqueio de sites de vídeos, rádios e outros, toda conexão de internet fica disponível para as atividades da empresa.

Monitoramento e informações sobre a utilização da internet

Além de criar regras de navegação para os funcionários, é fundamental saber o que está sendo acessado. Com um serviço completo de controle de acesso é possível obter relatórios detalhados dos sites acessados, por horário, usuários ou equipamentos. Essas informações são importantes para verificar o comprometimento e responsabilidade dos colaboradores e servir como justificativa para possíveis penalidades.

Melhor desempenho dos sistemas e computadores

Com melhor desempenho da internet e sem a execução de programas no computador para acesso a vídeos, rádios, redes sociais e sites variados, os sistemas e computadores ficam com mais recursos disponíveis e consequentemente o desempenho melhora e o uso se torna mais estável e produtivo. Além disso, podem ser evitados problemas de segurança como instalação de vírus, que podem deixar os computadores lentos e até mesmo comprometer o funcionamento da rede.

Menos custos com manutenção de equipamentos

Com a rede e o acesso à internet protegido de ameaças, evita-se problemas de lentidão e falhas nos computadores, ocasionados geralmente pela instalação de vírus oriundos do acesso a sites nocivos. Problemas desse tipo são frequentes, pois recebemos diariamente inúmeras mensagens de spam com links a ataques de phishing, onde basta um clique para infectar e comprometer o computador. Esses problemas geram despesas com a manutenção dos equipamentos e ociosidade dos colaboradores, mas podem ser evitados com o controle de acesso à internet.

Alternativa para controle do acesso à internet nas empresas

Existem diferentes soluções disponíveis no mercado para fazer a gestão e controle do acesso à internet. Porém, a grande maioria demanda alto investimento, envolvimento de profissionais técnicos especializados e exigem constante manutenção, atualizações e suporte frequente. Isso faz com que essas soluções se tornem caras e muitas vezes inviáveis, principalmente para pequenas e médias empresas.

Com o propósito de preencher essa lacuna no mercado e oferecer uma solução acessível e simplificada às empresas de pequeno e médio porte existe a Lumiun. A Lumiun é uma empresa brasileira, que possui o serviço baseado na nuvem e com forte diferencial na facilidade de implementação e gerenciamento do sistema.

Veja algumas das principais características e vantagens do Lumiun:

  • Instalação e configuração rápida e simplificada sem necessidade de conhecimentos técnicos
  • Sem necessidade de aquisição de novos equipamentos ou servidores
  • Não precisa se preocupar com manutenção ou atualizações de softwares
  • Sem custo com profissional especializado para implantação ou manutenção do software
  • Gerenciamento em nuvem, acessível via internet em qualquer plataforma ou dispositivo
  • Suporte em português através do telefone, e-mail e chat

Em conjunto com a facilidade no gerenciamento, o serviço possui recursos que permitem uma gestão completa e controle do acesso à internet nas empresas.

Com o Lumiun é possível implementar diferentes políticas de acesso à internet, por exemplo, para bloquear conteúdos impróprios como pornografia ou redes sociais, basta clicar no botão para da categoria desejada.

As regras podem ser flexíveis, por usuários, equipamentos e horários. Além disso, o sistema gera relatórios analíticos sobre o uso da rede, permitindo ao gestor tomar decisões assertivas no sentido de otimizar a segurança e a produtividade da empresa na internet.

Principais funcionalidades da solução

  • Controle fácil das principais aplicações
    • Controle com apenas um clique do Facebook, WhatsApp, Instagram, Globo.com, Alibaba, Americanas e mais 900 aplicações. Sem necessidade de adicionar dezenas de domínios para o controle efetivo
  • Bloqueio de acesso à sites específicos
    • Gerenciamento completo e flexível por grupos de equipamentos e usuários
  • Controle de acessos por categorias e tipos de conteúdo
    • Escolha o que cada grupo de equipamento pode ou não acessar através das categorias dos sites
  • Relatório de acessos em tempo real
    • Saiba o que está acontecendo e aplique políticas de acesso para aumentar a produtividade e segurança com base em dados analíticos
  • Remova o conteúdo explícito dos resultados do Google, Bing e Youtube
    • Com apenas um clique é possível determinar as regras de pesquisa nos principais buscadores
  • Monitoramento de tráfego por equipamentos e usuários da rede
    • Relatórios com o consumo de internet por cada equipamento e usuário da sua rede
  • Limitação de consumo de tráfego por grupos de equipamentos ou usuários
    • Melhore o desempenho da sua internet limitando o tráfego por usuários
  • Gerenciamento integrado de múltiplas redes
    • Visualize e gerencie várias redes de diferentes filiais em um mesmo painel
  • VPN Empresarial para facilitar o acesso dos usuários externos
    • A VPN Empresarial do Lumiun é uma solução que vai aproximar os colaboradores externos, juntando todos em uma única rede, aumentando a segurança e produtividade

Como funciona o Lumiun

A implementação é rápida, bastando ligar o Lumiun Box na rede, a partir disso o serviço já entra em operação e todo gerenciamento é feito por meio do painel de controle na nuvem. A interface é simples e amigável, e pode ser utilizada por qualquer usuário, sem necessidade de conhecimento técnico especializado na área de tecnologia.

O serviço é comercializado em diferentes planos (Profissional, Corporativo e Enterprise), para atender as diferentes necessidades dos gestores e empresas em todo o Brasil.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o Lumiun ou até mesmo Agendar uma Demonstração do sistema acesse o site através do endereço www.lumiun.com e fale com um especialista para entender como o serviço pode te ajudar.

Posts Relacionados