relatórios internet

Como obter relatórios dos acessos à internet da empresa?

Fora de um contexto específico, a palavra “relatório” nos lembra algo que poucas pessoas gostam de analisar e que menos pessoas ainda gostam de criar. Mas, esse cenário, contextualizado em um ambiente corporativo que necessita de uma análise dos acessos à internet, é sim muito procurado, principalmente por gestores e profissionais de TI.

De um lado, profissionais de tecnologia buscam uma forma de gerar estatísticas e números visíveis aos seus gestores, na tentativa de “provar” que o desperdício de tempo e as infecções de malware nos computadores da empresa são oriundas de acessos que não deveriam estar liberados. Do outro, gestores querem estar a par do uso da internet da empresa e tentam identificar problemas com desperdício de tempo na internet, usando relatórios dos acessos.

Neste artigo, você verá o porque empresas devem obter e analisar os relatórios de acesso à internet e também, conhecer uma forma simples e fácil de obter essas informações.

Motivos para obter relatórios de acessos à internet

Os motivos pelos quais empresas buscam por ferramentas que oferecem relatórios dos acessos à internet são inúmeros. Em sua maioria, está ligado ao desejo de obter mais produtividade e segurança na internet da empresa. Mas além disso, existem outros motivos, que você verá nas próximas linhas.

Lentidão na rede da empresa

Acessos indevidos e computadores infectados com malwares, degradam o desempenho da rede e podem atrasar ou até mesmo impossibilitar tarefas de muitos ou todos os funcionários que utilizam a rede da empresa em seu dia a dia.

Empresas com problemas de lentidão na rede procuram por relatórios para identificar qual ou quais equipamentos estão consumindo toda a banda de internet, por exemplo.

Falta de foco e desperdício de tempo na internet

Em ambientes onde a internet é muito utilizada para executar as tarefas do trabalho, é comum a utilização para outros fins, como acesso a redes sociais, aplicativos de mensagens, vídeos, música, notícias entre muitos outros.

Diante disso, é natural que gestores e profissionais de TI procurem por relatórios de acesso para identificar quais sites fora do escopo de trabalho estão sendo acessados e então bloqueá-los de alguma forma.

Custo excessivo com manutenção de equipamentos

Sabemos que nem todas as empresas possuem um ou mais responsáveis pelo setor de tecnologia da empresa. Estas, normalmente contratam terceiros para manutenção quando necessário, a fim de reduzir custos. Porém, quando o uso da internet é feito de forma inadequada, os custos com manutenção de equipamentos podem ser maiores que possuir um profissional em período integral dentro da empresa.

Além disso, computadores infectados causam danos aos sistemas utilizados pela empresa para desempenhar seu trabalho diário, além de deixar os dados da empresa vulneráveis à ataques cibernéticos, o que pode causar custos elevados de manutenção no caso de malwares, ou então levar ao bloqueio da operação por tempo indeterminado em casos de ataque cibernético.

Benefícios dos relatórios de acessos

Imagine que de uma forma rápida você possa visualizar todo o cenário de uso da internet da empresa e perceber diversos aspectos que antes estavam “no escuro”. Qual informação você gostaria de saber primeiro?

Pois bem, muitos não saberiam muito bem o que responder, mas, os benefícios e possibilidades são muitos, e talvez você possa descobrir como responder essa pergunta mais facilmente depois de ler o texto abaixo.

Percepção de desperdício de tempo da equipe na internet

Com a implementação de uma solução de gestão e controle dos acessos à internet na empresa, é possível visualizar informações importantes nos relatórios de acesso.

Talvez uma das mais procuradas por gestores de pequenas e médias empresas, é o relatório de quais sites estão sendo acessados. Dessa forma, é possível identificar possíveis causas de desperdício de tempo de trabalho na internet.

Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, entre muitos outros, podem estar consumindo a atenção e o foco da equipe na internet, durante o trabalho.

Relatórios de acesso, podem facilitar na decisão de quais sites deverão ser filtrados e quais colaboradores ou grupo de colaboradores receberá regras de acesso diferente dos demais, beneficiando a produtividade da equipe de uma forma geral, sem sacrificar a produtividade dos que necessitam de acessos específicos.

Identificar equipamentos infectados com malware

Ferramentas completas para a gestão da internet da empresa, são capazes de oferecer relatórios de acesso a sites considerados nocivos, inclusive, separadamente por equipamento. Dessa forma, o profissional responsável por identificar problemas de infecção de vírus e malware, tem sua tarefa encurtada, e pode corrigir o problema antes que se torne algo mais grave.

Além disso, quando identificado quais equipamentos estão fazendo esse tipo de acesso, e então tomadas as devidas providências, mantêm-se os dados e sistemas da empresa protegidos de ataques cibernéticos e brechas na segurança da internet da empresa.

Melhoria no desempenho da rede da empresa

Como falamos anteriormente, o acesso ilimitado à internet no ambiente de trabalho pode trazer diversas dores de cabeça.

Malwares podem utilizar a internet do equipamento infectado para minerar moedas digitais, corromper arquivos e sistemas e comprometer o desempenho geral da rede da empresa.

Possuir um relatório de desempenho da rede por equipamento facilita na identificação de qual equipamento está infectado e torna a rede saudável e disponível para as tarefas do trabalho.

Como obter relatórios dos acessos à internet da empresa?

Em cenários menores, com poucos equipamentos, os relatórios de acesso podem ser feitos de forma manual ou utilizando soluções mais simples e gratuitas. Porém, em ambientes empresariais com diversos dispositivos, usuários e setores, as soluções de gestão e controle dos acessos à internet são mais apropriados, pois, trazem relatórios de forma automática, personalizável e específicos para uso empresarial.

Entre as mais comuns, estão Cisco Umbrella (OpenDNS), Lumiun Box, DNS Filter, Fortinet FortiGate, pfSense e o uso de Proxy em um servidor Linux. Porém, as soluções se diferenciam bastante entre si, e nem sempre se adaptam a todas as diversidades encontradas no ambiente empresarial.

Interface, suporte técnico, relatórios e funcionalidades são fatores decisivos para escolha de uma ferramenta de gestão dos acessos à internet nas empresas.

O Lumiun Box, no entanto, é uma solução brasileira, voltada para pequenas e médias empresas, com características e funcionalidades voltadas exclusivamente para este público, e ainda, com pagamento em moeda local.

Dessa forma, nas próximas linhas você verá os relatórios gerados pela solução da Lumiun e as principais características de cada um.

Relatórios do Lumiun Box

O Lumiun Box conta com um módulo de relatórios que ajuda a economizar tempo e encontrar informações que podem ser úteis para a segurança da rede e produtividade dos colaboradores.

Dentro do módulo de relatórios do Lumiun Box, diversos podem ser visualizados e muitos deles podem ser personalizados conforme a sua necessidade. Veja abaixo alguns.

Dashboard

Na primeira página do painel de controle do Lumiun Box o primeiro relatório já pode ser visualizado. São dados estatísticos que demonstram um resumo dos acessos do dia anterior como a quantidade de acessos e bloqueios, hora com o pico de acesso, sites nocivos bloqueados, sites mais acessados e bloqueados.

relatórios internet

Acessos em tempo real

Com o Lumiun Box é possível acompanhar em tempo real os acessos à internet de todos os dispositivos e usuários da rede.

Através de uma tabela que se atualiza automaticamente, são exibidas as requisições de acessos identificando a hora, site, equipamento, usuário e se a requisição foi liberada ou bloqueada.

relatórios internet

Dispositivos que mais acessam redes sociais

No painel do Lumiun Box, é possível visualizar o relatório de dispositivos que mais acessam redes sociais em um determinado período.

redes sociais

Sites mais bloqueados

No relatório, é possível visualizar quais foram os sites mais bloqueados no período específico.

relatórios internet

Equipamentos que mais fazem requisições a sites nocivos

Em formato de barra, esse relatório de segurança mostra quais os equipamentos que mais fazem tentativas de acessos a sites nocivos. Dessa forma, é possível identificar rapidamente os  equipamentos que possam estar infectados.

relatórios internet

Relatório de acessos por aplicação

Nesse relatório é possível obter informações sobre uma determinada aplicação. No caso abaixo, o Facebook, é visível o total de acessos, total de bloqueios, horário de pico de acessos, equipamentos que mais acessam e muito mais.

Se você desconfia que uma aplicação específica está atrapalhando o foco da equipe, neste relatório é possível tirar suas dúvidas facilmente.

aplicações

Acessos por período

Esse relatório exibe em um gráfico de linhas o comportamento das requisições de acessos em um determinado período. É muito utilizado para definir e metrificar horários de bloqueio e liberação dos acessos à internet na empresa, identificando quais os períodos mais ociosos e os picos de uso da internet da empresa.

relatórios internet

Velocidade de tráfego

Nesse, é exibido a velocidade média de download e upload da internet da empresa em uma faixa específica de horário. Assim, é simples verificar em quais horários a internet está sendo mais utilizada e se isso está interferindo no desempenho das tarefas.

Se houver um pico de consumo, é possível clicar em cima de um ponto específico do gráfico e visualizar detalhadamente quais equipamentos que resultaram nesse aumento. Com isso, fica fácil aplicar uma regra de limite de download ou upload para determinados grupos de equipamentos.

velocidade de tráfego

Guia de controle do acesso à internet para empresas

Ao longo do artigo você conseguiu perceber a importância de obter informações relevantes em relatórios de acesso à internet na empresa. Porém, para que os relatórios sejam gerados, você precisa utilizar uma ferramenta de controle do acesso à internet. Pensando nisso, criamos o Guia de Controle do Acesso à Internet para Empresas, que você pode acessar gratuitamente quando quiser, ou fazer o download e enviar para seus colegas e amigos.

guia de controle do acesso à internet para empresas

O Guia conta alguns tópicos como:

  • Porque fazer o controle de acesso à internet na empresa?
  • Algumas soluções
  • 5 passos para a gestão total dos acessos à internet
  • Casos de uso
  • Controle de acesso à internet para funcionários remotos
  • Controle de acesso à internet de múltiplas redes em um único painel
  • Cases de sucesso
  • Materiais Gratuitos

Esperamos que o Guia de Controle do Acesso à Internet para Empresas possa te ajudar de alguma forma.

A internet é uma fonte de informação e ferramenta de trabalho extremamente útil para empresas, porém, como quase tudo, possui seus contras. Equilibrar o uso da internet no ambiente empresarial é importante e deve fazer parte do cotidiano das companhias.

Acredito que se você estava em busca de informações sobre relatórios de acesso à internet da empresa, conseguiu identificar diversas possibilidades após essa leitura.

Até mais!

Posts Relacionados