reduzir desperdício de tempo

11 dicas para reduzir o desperdício de tempo nas redes sociais durante o trabalho

O acesso irrestrito às redes sociais ou reduzir desperdício de tempo durante o trabalho são temas mais urgentes do que polêmicos. Por certo, exigem análise integral de cenário e contexto de trabalho em cada empresa e das atividades desempenhadas pelos profissionais. No entanto, é evidente que acesso sem controle não funciona e que focar no trabalho e aumentar a produtividade nas empresas é preciso.

Por isso, é dever e obrigação da gestão empresarial definir políticas de gestão e controle do acesso à internet. Bem como informá-las e orientar os colaboradores em relação à liberação e à restrição de acesso a aplicativos, sites, redes sociais e à Web.

Enfim, o sentido disso é otimizar os processos de compliance em segurança de dados e governança, com vistas a melhores índices de produtividade, sem distrações.

Para auxiliar nessa análise sugiro a leitura prévia dos seguintes artigos:

Compromentimento responsável e compartilhado entre funcionários e empresas

Independente da política adotada na sua empresa, é importante que você, como funcionário, entenda que o acesso constante às redes sociais durante o trabalho compromete o foco e a realização das tarefas.

Esse entendimento, com toda certeza, leva ao comprometimento responsável e compartilhado entre trabalhadores e empresários. Afinal, precisa ser uma relação ganha-ganha. Pois, quando um lado fica prejudicado, a soma nunca é positiva e os impactos são, sempre, prejudiciais.

Deixar de ser produtivo e não entregar os resultados esperados e possíveis, é um comportamento irresponsável que, de imediato, compromete e penaliza as empresas e o dia a dia no ambiente de trabalho.

Contudo, em curto e médio prazos, certamente, compromete a capacidade da empresa crescer e de garantir estabilidade no emprego.

Portanto, para benefício do funcionário, é recomendado responsabilidade ao acessar as redes sociais no trabalho. Assim, são necessários comprometimento e disciplina para com as responsabilidades na empresa.

Como resultado, listamos 11 dicas simples para manter o foco da equipe e tornar o trabalho mais produtivo:

1 – Utilize apenas redes sociais relevantes

A cada dia, as redes sociais atraem e distraem de formas diferentes. Sim, elas são muito eficientes em chamar atenção e tomar tempo dos usuários. Antes de ingressar e passar tempo em qualquer rede, avalie a relevância e o propósito de participar e interagir em horário de trabalho. Se surgir uma pontinha de dúvida, deixe de participar e busque estar disponível apenas para a empresa e o seu trabalho. Ao final, o sustento se dá na empresa e não nas redes sociais.

2 – Desative notificações por e-mail

Todas as redes sociais permitem configurar o recebimento de notificações por e-mail. O recomendado é desativar todos os tipos de notificações, já que dificilmente você controlará a curiosidade em saber por que foi marcado ou comentado. A disciplina e a responsabilidade precisam falar mais alto.

3 – Desative notificações na tela do seu smartphone

A maioria dos usuários acessam seu perfil nas redes sociais pelo no celular. Por padrão, os aplicativos costumam gerar alertas de qualquer atividade que acontece relacionada ao seu perfil. Esses alertas, com certeza, são uma isca para despertar a curiosidade e levar ao desperdício de tempo. Para evitar essas distrações, configure os aplicativos do seu celular para não gerar alertas na tela do celular. Essa dica vale inclusive para outros aplicativos que não tenham relação com seu trabalho.

4 – Mantenha seu celular longe do alcance da sua mão

Com o acesso rápido e fácil, os usuários acabam desenvolvendo o hábito (vício em alguns casos) de constantemente visualizar o celular e acessar alguma rede social para verificar as novidades da timeline. Por isso, evitar esse hábito é essencial. Então, mantenha seu celular guardado em uma gaveta ou mochila. Ao alcance para, apenas, ouvir no caso de alguma ligação.

5 – Defina horários para acessar sua rede social

Você não precisa deixar de acessar seu perfil, mas faça isso em horário predefinido. O ideal é que seja em horários de intervalo durante os turnos de trabalho. Com toda certeza, 20 minutos em cada turno são mais do que suficientes para acessar seu perfil. Em princípio, essa dica também é válida para empresas que controlam o acesso. Ou seja, liberar o acesso em alguns intervalos pode ser interessante para descanso dos colaboradores.

6 – Determine seu objetivo em cada rede social

Estar nas redes sociais precisa ter um propósito. Por isso, você precisa entender o propósito das redes e como acompanhar amigos e saber de novidades das marcas do seu interesse, sem interferir na sua rotina de trabalho. Quanto mais clareza você tiver em relação ao porquê acessar uma rede social, mais você irá evitar desperdício de tempo.

7 – Siga apenas pessoas e marcas relevantes

Essa dica complementa a anterior. Siga seu objetivo definido e acompanhe apenas pessoas relevantes e marcas do seu interesse. Evite seguir qualquer tipo de conteúdo, isso só vai lotar sua linha do tempo de assuntos sem utilidade e pode causar a perda de informações interessantes por excesso de conteúdo.

8 – Relevância vale mais que quantidade

Da mesma forma, acompanhar conteúdos relevantes permite compartilhar informações úteis e interessantes. O que evita publicações cotidianas ou comentários inúteis. Nesse sentido, bom senso é fundamental, para evitar discussões que envolvam preferências políticas e de religião, por exemplo.

9 – Utilize gerenciadores de redes sociais

Existem serviços on-line que permitem o acesso integrado a vários perfis em redes sociais de forma integrada, o que facilita a visualização de conteúdo e publicações. Uma boa opção para gerenciar redes sociais é com a HootSuite.

10 – Redes sociais não são “real time”

Entenda que redes sociais não necessitam de respostas em tempo real. Você pode esperar para responder um comentário. Assuntos urgentes e relevantes dificilmente vêm por meio das redes sociais.

11 – Separe sua vida online da vida offline

Por mais que as redes sociais estejam presentes no nosso cotidiano, é fundamental entender que o mais importante é a vida real. Valorizar mais as redes sociais do que a realidade é um tipo de comportamento que pode estar ligado à insatisfação pessoal. Mantenha o foco em seus objetivos pessoais e profissionais, nada é mais importante que isso! 

Por fim, para concluir nossas dicas, gostaria que restasse a compreensão de que as redes sociais vieram para ficar. Ou seja, você deve proceder de forma saudável e consciente. Tanto para cultivar amizades, manter-se bem-informado e alimentar relacionamentos profissionais. Qualquer coisa diferente disso, possivelmente, é irrelevante.

3 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados