estrategia de segurança digital

Como otimizar a sua estratégia de defesa digital

A modernização dos recursos e ferramentas utilizados no dia a dia de uma empresa fez com que a cibersegurança alcançasse um patamar prioritário dentro das organizações. A evolução constante das ameaças cibernéticas tornou-se uma preocupação recorrente, sendo necessário otimizar a estratégia de defesa digital para garantir a proteção dos dados. A pesquisa do SANS Institute de 2023 trouxe recomendações muito importantes para os negócios que desejam melhorar a sua segurança.

Pensando em te manter atualizado com as principais demandas do mercado e ajudando a sua empresa aumentar a segurança, separamos os principais pontos mencionados pela pesquisa para implementação mais efetiva da segurança digital dentro do seu negócio.

O que é o SANS Institute?

Fundada em 1989, a SANS – System Administration, Audit ,Networking and Security  é uma empresa norte-americana especializada em treinamento de cibersegurança e segurança digital. Todos os anos essa organização elabora um documento com as principais vulnerabilidades de segurança dentro da internet, ajudando empresas de todos os setores a se manterem mais seguras.

O principal objetivo dessa organização é promover capacitação na área de cibersegurança, contando com colaboradores altamente especializados no setor. Os materiais desenvolvidos e pesquisas realizadas por esse Instituto são de extrema importância no setor de segurança cibernética, coletando dados fundamentais para o desenvolvimento de novas ferramentas e estratégias de segurança.

Estratégias de defesa digital

A pesquisa “Visibilidade e superfície de ataque” trouxe algumas recomendações muito valiosas para as organizações que desejam otimizar a sua estratégia de segurança e se manterem atualizadas quanto às principais ameaças rondando o ambiente digital. Veja a seguir algumas dicas que separamos para você:

Visibilidade de dispositivos

Considerando que em uma rede empresarial existam de dois a três dispositivos por usuário, é fundamental manter um olhar atento quanto a visibilidade desses dispositivos. Isso porque existe uma preocupação recorrente quanto à privacidade dados, mas uma certa negligência quanto a visibilidade dessas máquinas. Esse fator se tornou tão importante quando os gestores passaram a notar diversas aplicações e recursos não sancionados na rede da empresa.

Patches proativos

De acordo com o relatório de 2023, tornou-se muito importante a implementação de uma estratégia de aplicação de patches mais rigorosa para otimizar a sua estratégia de segurança. Dessa forma, as vulnerabilidades da empresa serão abordadas de forma proativa, permitindo a mitigação das ameaças com mais eficiência.

Entenda melhor o que são patches: Patch

Métricas de segurança

Sabemos que a implementação de ferramentas de segurança é fundamental para otimizar os processos dentro da sua empresa e evitar golpes e ameaças cibernéticas. Nesse sentido, é imprescindível adotar medições para determinar a eficácia da sua estratégia. A coleta de dados consolidados sobre a estratégia de cibersegurança, como o tempo de detecção, tentativas de ataque e tempo necessário para a resolução de problemas, é fundamental para a implementação de melhorias.

Gestão de Risco de terceiros

Muitas empresas contam com além dos seus colaboradores diversos afiliados parceiros e fornecedores para o desenvolvimento da atividade. Considerando que essas pessoas e empresas terão contato diretamente com o seu negócio, é necessário avaliar também a estratégia de segurança dessas entidades, evitando o surgimento de possíveis vulnerabilidades e pontos de entrada para cibercriminosos.

Redes sociais

Não é de hoje que falamos dos riscos porque podem ser encontrados dentro das plataformas de redes sociais. Nesse sentido, é fundamental estabelecer controles e recursos de monitoramento dentro dessas plataformas para maximizar a sua estratégia de proteção. Caso seja necessário, a empresa também pode proceder com o bloqueio desse tipo de acesso para evitar os ataques e o comprometimento de dados.

Treinamento de segurança contínuo

Contar com uma equipe preparada para lidar com as principais ameaças cibernéticas da atualidade é uma etapa fundamental, porém também é necessário capacitar os seus funcionários

Além disso, existem diversos tópicos que estão relacionados com a sua estratégia de segurança e devem ser debatidos com todos os seus trabalhadores envolvidos. Quanto mais preparada estiver a sua equipe menor serão as chances de sofrer com ataques cibernéticos.

Investir em estratégias de segurança digital mais eficientes é essencial

O fortalecimento das medidas de segurança dentro da sua empresa é fundamental para o negócio se manter ativo no mercado e evitar as principais ameaças que causam inúmeros prejuízos para as organizações. Maximizar a sua estratégia de segurança cibernética é mais do que apenas adotar ferramentas eficientes para manter a proteção dos dados.

É fundamental que haja uma mudança na cultura da empresa com o foco em mitigar ameaças e evitar os pontos de vulnerabilidade. Muitas das ameaças cibernéticas que conseguem chegar até a sua empresa e causar problemas são desencadeadas por falta de informação ou descuidos por parte dos colaboradores.

As recomendações trazidas pela pesquisa do SANS Institute 2023 demonstraram como as empresas vêm negligenciando determinados fatores por não enxergarem o risco por trás dos pequenos detalhes. Os dados armazenados pela sua empresa são um dos principais ativos do negócio e a proteção dessas informações deve ser uma prioridade independentemente do seu setor.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados