bloqueio de sites na internet

Como evitar distrações e aumentar a produtividade com o bloqueio de sites na internet

Não importa o setor ou parte da sua empresa: a busca por produtividade é uma unanimidade entre os negócios. Muitas vezes, os gestores já fizeram todo o possível para ajudar os colaboradores a entregarem uma maior produtividade e por consequência, melhorar os resultados da empresa, mas mesmo assim, os objetivos não são alcançados. Mas por que isso acontece? As empresas acabam esquecendo um fator muito relevante para a produtividade do negócio: o acesso à internet.  O bloqueio de sites na internet pode fazer toda a diferença para os negócios que desejam aumentar a sua produtividade e entregar um desempenho superior no mercado.

Algumas práticas de gerenciamento até conseguem ajudar os colaboradores aumentar o seu foco e realizar as suas tarefas de maneira mais inteligente, porém nem sempre é possível alcançar os resultados esperados pelos gestores do negócio. A internet, embora essencial, é uma ferramenta repleta de ameaças e armadilhas que podem destruir a produtividade do seu negócio sem que você perceba.

Independentemente da atividade realizada, é muito comum que os colaboradores acabem se distraindo com recursos e ferramentas disponíveis no ambiente digital e deixem de entregar a produtividade esperada pelos seus líderes. Nesse sentido, podemos mencionar as redes sociais, e-commerces, e-mails pessoais, sites de entretenimento, e nos piores casos, a pornografia.

É muito importante que os gestores contem com soluções eficientes que ajudem a manter um controle mais assertivo de tudo que é realizado no ambiente online enquanto os colaboradores estão à disposição da empresa.

A produtividade no ambiente de trabalho

Pensando de maneira prática, é muito simples estabelecermos qual é a produtividade necessária que a empresa precisa alcançar, levando em consideração a demanda esperada e os recursos disponíveis. Este é um cálculo muito simples de ser realizado, mas a realidade é bastante diferente. Existem diversas fórmulas e métodos que podem ser aplicados para obter essa informação, veja esse conteúdo sobre o assunto:

Entretanto, precisamos lembrar que no dia a dia estamos lidando com pessoas. E essas pessoas apresentam suas características, necessidades e dificuldades, aspectos que podem impactar diretamente nos seus resultados durante o trabalho.

Sabendo como anda a produtividade dos funcionários, fica mais fácil determinar quais são as os fatores que estão impactando na produtividade da empresa e impedindo que os resultados esperados sejam alcançados.

O uso indiscriminado da internet, além de trazer um grande risco para segurança da empresa no que tange o vazamento de informações, confidencialidade dos dados e integridade dos dispositivos, também é um grande vilão quando o assunto é produtividade.

De forma simplificada, a produtividade consiste no resultado obtido por um equipamento ou um funcionário utilizando todos os recursos disponíveis para isso. dentro das empresas, a produtividade acaba se refletindo diretamente na rentabilidade, visto que quanto mais produtivo for o negócio, melhores serão os resultados entregues. O bloqueio de sites da internet pode entregar muitas vantagens quando os resultados do negócio estão relacionados com a produtividade dos trabalhadores.

A baixa produtividade é um fator que pode ser observado com muita facilidade pelos gestores. Além da baixa entrega feita pelos funcionários, os resultados do negócio serão rapidamente impactados pela performance inferior. É muito importante que os gestores tenham um controle completo sobre tudo que acontece dentro da empresa. para isso, é importante Se atentar a alguns aspectos, como:

Tenha um conhecimento completo de toda sua equipe

Sabendo identificar quais são as suas habilidades e competências para que possam ser aplicadas de forma mais benéfica, tanto para o negócio quanto para o funcionário. Por exemplo: um colaborador que tem mais facilidade de comunicação e é mais extrovertido, pode não entregar bons resultados em setores que exijam o trabalho mais isolado e concentrado. É importante que essas habilidades sejam levadas em consideração no momento de tarefas e funções dentro do negócio.

Metas claras e alcançáveis

É claro que toda empresa deseja alcançar um crescimento substancial, porém é necessário que essas metas estabelecidas sejam realistas e alcançáveis para que não desestimulem a equipe e não acarrete em cobranças excessivas.

Estabeleça alguns critérios

Se o seu objetivo é determinar se a sua equipe está sendo produtiva ou não, é importante estabelecer alguns critérios de análise a fim de identificar possíveis falhas e pontos de melhoria.

Conte com dados consolidados

Os relatórios de performance vão ajudar os gestores a determinar como está o andamento das atividades dos colaboradores. Através deles, é possível avaliar o desempenho de cada funcionário e investigar as razões por trás da queda de produtividade.

O que pode prejudicar os resultados da sua empresa?

Ao notar sinais de baixa produtividade entre os membros da sua equipe, é importante que os gestores façam uma análise profunda e assertiva das razões que podem levar a este impacto. Veja a seguir os principais motivos que geram queda na produtividade e impactam os resultados do seu negócio:

  • Insatisfação no trabalho: é natural que mediante alguns fatores, determinados funcionários estejam insatisfeitos com o trabalho, sendo esse um dos principais motivos para a queda de produtividade. É essencial que os gestores realizem uma análise profunda os que podem estar levando a essa insatisfação, e caso o gestor consiga determinar com eficiência essas razões, mais fácil será estabelecer nos processos dentro do negócio.
  • Problemas de comunicação: para evitar problemas no ambiente de trabalho, é importante que a comunicação aconteça de maneira clara e objetiva. A maior parte dos problemas no ambiente de trabalho poderia ter sido evitado caso a comunicação tivesse sido estabelecida com mais clareza entre gestores líderes e equipes. Uma boa comunicação ajuda a evitar problemas complexos e contribui para uma maior produtividade no negócio.
  • Problemas estruturais: possíveis problemas no ambiente físico da empresa como mesas, cadeiras, dispositivos, ferramentas, entre outros, podem gerar insatisfação e, por consequência, derrubar a produtividade do negócio.
  • Distrações: neste quesito podemos mencionar tudo que pode atrapalhar o colaborador durante a execução das suas tarefas, como realização de reuniões desnecessárias, excesso de contato via e-mail e telefone, conversas paralelas, interrupções constantes… Tudo isso pode minar a produtividade do seu negócio e impactar diretamente nos resultados da sua empresa.
  • Distrações digitais: aqui falamos sobre a internet e suas inúmeras armadilhas. Acesso a redes sociais, e-mail pessoal, visita a lojas virtuais, plataformas de streaming, entre outros conteúdos, podem fazer com que o trabalhador deixe de realizar a sua atividade e se distraia com tarefas que não estão relacionadas ao que é realmente importante, que é realizar as tarefas pelas quais ele foi contratado.

A produtividade do brasileiro é uma das piores do mundo, uma vez que um trabalhador no Brasil produz em uma hora o que um trabalhador nos Estados Unidos consegue produzir em 15 minutos. Isso demonstra que existem diversos fatores que fazem com que o funcionário deixe de realizar as suas atividades em detrimento de tarefas não relacionadas com a empresa.

A equipe de uma empresa é montada de acordo com as suas necessidades. Se um negócio tem uma quantidade X de tarefas a serem realizadas, é feita a contratação de uma quantidade de colaboradores compatível com essa demanda. Se esses trabalhadores passam 20% do seu tempo acessando conteúdos e ferramentas que não tem relação com o seu trabalho, naturalmente os resultados irão cair.

Diante deste problema, qual seria a solução mais inteligente: contratar um novo colaborador ou estabelecer métodos e soluções para ajudar os atuais funcionários a alcançar a produtividade esperada pelo negócio?

Evidentemente, a contratação de novos colaboradores gera custos para empresa e nem sempre pode entregar os resultados esperados. O bloqueio de sites na internet ajuda a evitar que os colaboradores acessem esse tipo de conteúdo enquanto deveriam estar realizando as tarefas determinadas pelos gestores.

Contar com uma ferramenta de bloqueio vai ajudar a sua empresa a ter um controle mais assertivo sobre tudo que é realizado no ambiente digital durante o horário de trabalho, e evita que os colaboradores deixem de realizar as suas atividades para resolver problemas pessoais ou se distrair com esse tipo de conteúdo.

Outra grande vantagem que esse tipo de bloqueio de sites na internet pode proporcionar é a proteção dos dados e dispositivos da empresa. Isso porque, assim como a internet cheia de distrações, ela também está repleta de armadilhas e ameaças que podem causar imensos prejuízos para a empresa. A segurança digital é uma prioridade entre os negócios, principalmente por conta dos riscos que o vazamento de dados podem representar para a organização.

5 dicas para aumentar a produtividade através do bloqueio de sites na internet

Como vimos, são muitos os conteúdos e acessos que podem impactar a produtividade do seu negócio. Para te ajudar, separamos os cinco tipos de bloqueios que precisam ser realizados para evitar que os seus funcionários sofram com baixa produtividade e perda de foco durante o horário de trabalho:

Bloqueio de redes sociais

As redes sociais se tornaram quase uma unanimidade entre os brasileiros, sendo utilizadas pela maioria das pessoas. Embora sejam uma ferramenta muito interessante para pessoas e empresas, as redes sociais são um verdadeiro buraco negro para produtividade. Quantas vezes você não acessou uma rede social e passou um tempo muito maior do que você esperava olhando o feed e conteúdos aleatórios? O bloqueio dessa ferramenta vai ajudar os seus funcionários a manterem o foco naquilo que é realmente importante para a empresa.

Bloqueio de e-mail pessoal

Além de representar uma grande distração para os funcionários, o e-mail pessoal pode ser uma porta de entrada para diversas ameaças cibernéticas. Existem diversos golpes que podem ser aplicados por e-mail, como é o caso do phishing. Nesse tipo de ataque cibernético, o cibercriminoso cria um e-mail falso para fazer com que a sua vítima forneça informações confidenciais e ou realize o download de aplicações maliciosas.

Bloqueio de plataforma de streaming

As plataformas de streaming estão sendo cada vez mais utilizadas e por conta da sua facilidade de acesso, também podem ser um grande prejuízo para a produtividade das empresas. É muito comum que, durante o horário de trabalho, alguns colaboradores realizem acessos a esse tipo de plataforma para se distrair e acabam causando atrasos ou deixando de executar as suas tarefas com eficiência.

Bloqueio de determinados tipos de download

Muitos ataques cibernéticos começam com o download de aplicações ou arquivos maliciosos, que podem conter Trojans e podem favorecer a entrada de cibercriminosos, resultando em vazamento de informações, bloqueio de dispositivos, máquinas infectadas, golpes financeiros, entre outros.

Bloqueio de sites sem protocolo de segurança

O e-commerce foi uma solução que trouxe muitas facilidades para a nossa rotina, uma vez que é possível realizar as compras em qualquer lugar e a qualquer momento. Porém, existem muitos cibercriminosos que realizam a clonagem de páginas conhecidas de e-commerce como Casas Bahia, Americanas, Submarino,etc., e através deste tipo de site, conseguem coletar dados pessoais, dados financeiros e outros tipos de informações. Além disso, esse tipo de site também pode apresentar banners ou publicidade falsa que, ao serem abertos, realizam o download de arquivos maliciosos no seu dispositivo.

Bloqueio de conteúdo pornográfico e violento

Mesmo que seja uma postura inconcebivel, ainda existem muitos casos onde os colaboradores utilizam a internet da empresa para acessar sites de pornografia. É importante realizar o bloqueio desse tipo de conteúdo não só para garantir mais produtividade, como também para evitar qualquer tipo de comportamento inadequado no ambiente de trabalho.

Bloqueio de sites e plataformas de jogos

Assim como as redes sociais e sites de entretenimento, os jogos online acabam causando uma imensa distração e fazendo com que os colaboradores deixem de realizar as suas tarefas e percam o foco naquilo que é prioridade para o negócio. Outro problema que advém desse tipo de conteúdo é o risco à segurança dos dados. A maior parte dos sites deste tipo estão repletos de armadilhas que podem favorecer ataques cibernéticos muito perigosos e prejudiciais.

Conte com a ajuda das melhores ferramentas do mercado

Realizar o bloqueio de sites na internet de forma manual pode ser um verdadeiro desafio, principalmente quando a empresa possui diversos dispositivos e colaboradores em regime de trabalho remoto. Além disso, muitas vezes esse tipo de bloqueio não consegue entregar os resultados esperados e podem ser facilmente contornados pelos usuários.

Por esse motivo, é importante contar com uma ferramenta eficiente e inteligente que ajude a sua empresa a bloquear os conteúdos indevidos e perigosos de uma maneira mais assertiva. Existem soluções no mercado que conseguem entregar um painel intuitivo com todas as funcionalidades que o seu negócio precisa para um bloqueio de sites na internet mais eficiente, como é o caso de ferramentas como o pfSense, DNS Filter e Lumiun.

Através de soluções como essa, você consegue gerenciar os acessos realizados no ambiente de trabalho de uma maneira mais completa e trazer mais produtividade para sua organização.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados