CRM para TI: Gestão de Relacionamento com o cliente

CRM para TI: o que é e para que serve?

O desempenho de uma empresa está diretamente relacionado com a percepção e satisfação do cliente em sua jornada de consumo. Por essa razão, cada vez mais empresas vêm adotando o sistema de CRM para TI com o objetivo de  melhorar o relacionamento com os consumidores e contribuir para o crescimento do negócio.

Através de um sistema CRM é possível simplificar processos e funções das suas equipes de relacionamento com o cliente, de forma a agregar valor e eficiência para o negócio. Em empresas de Tecnologia, o CRM para TI pode agregar inúmeros benefícios e contribuir para o crescimento da marca perante a concorrência. Quer entender como esse sistema pode ajudar o seu  negócio a crescer? Continue lendo esse material e descubra!

CRM: o que é?

O sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management – CRM) é uma ferramenta de gestão com o objetivo de facilitar o contato e aumentar a satisfação do seu cliente através de um atendimento transparente e simplificado. Essa ferramenta ajuda a analisar toda a relação da empresa com o consumidor a partir do primeiro contato até o pós-vendas.

Existem tipos distintos de CRM que podem ser utilizados pela sua empresa:

O CRM para TI ajuda no processo de vendas e contribui para uma relação mais harmônica com os consumidores da sua empresa. Com a ajuda dessa solução, a sua equipe consegue otimizar procedimentos e aumentar a  produtividade à rotina.

O CRM auxilia na otimização do processo de vendas dentro das empresas, eliminando erros nos primeiros contatos e aumentando as chances de fechar negócios. Essa solução vai ajudar a prospectar clientes e entender se o consumidor encontra-se no momento certo para compra. 

Precisamos entender que essa estratégia não substitui um bom trabalho de vendas e prospecção, mas pode auxiliar a estabelecer um relacionamento fortalecido com os seus possíveis consumidores.

Gestão de relacionamento com os clientes para a área de TI

Mais do que apenas um programa que armazena dados e informações sobre possíveis clientes e consumidores, o CRM para TI ajuda a realizar uma gestão mais eficaz do processo de vendas realizado pela empresa. Essa solução oferece insights muito valiosos para a personalização dos produtos e serviços, além do aumento  da satisfação dos consumidores.

Dentro de empresas de TI, o CRM auxilia na automatização de diversas tarefas que antes eram realizadas manualmente. Sendo possível, acompanhar os resultados obtidos pela equipe e garantir um controle mais assertivo sobre cada uma das etapas da jornada do consumidor.

Principal objetivo do CRM para empresas de TI

Entendemos que a rotina dentro de uma empresa de TI pode ser extremamente atribulada e intensa. A automatização de determinadas tarefas pode garantir resultados melhores e aumentar a produtividade da sua equipe. Isso porque, boa parte do tempo necessário para estabelecer determinadas atividades e processos poderá ser destinado a outras tarefas importantes. 

É importante ressaltar que o CRM não tem o objetivo de  substituir totalmente a equipe responsável pelo relacionamento com o cliente. O CRM  deve ser utilizado como um aliado nos processos estabelecidos pelo negócio na fidelização dos consumidores.

5 benefícios de CRM para MSPs

As MSPs que utilizam o CRM na automatização de tarefas e melhoria do relacionamento com os clientes podem garantir outros inúmeros benefícios para o negócio. Confira 5 benefícios de CRM para MSPs abaixo:

1- Automatização dos processos

Além de automatizar inúmeras tarefas realizadas no dia a dia, o CRM para TI oferece a possibilidade de enviar e-mails para os consumidores e propostas de vendas. Ele também permite que os consumidores agendem em reuniões de maneira intuitiva e facilitada para conseguir manter o contato com a sua empresa.

2- Gestão de tempo

Um sistema de CRM para TI também vai permitir que a sua empresa estabeleça uma gestão de tempo de qualidade e mantenha as informações dos consumidores atualizadas para a empresa. Substituindo a utilização de planilhas, esse sistema permite centralizar essas informações de maneira mais inteligente e prática, facilitando o trabalho da sua equipe e liberando seus colaboradores para outras atividades essenciais.

3- Redução de custos

Por centralizar diversas soluções em apenas uma ferramenta, o CRM para TI é um valioso aliado na redução de custos dentro da sua empresa. Através dele, a sua equipe consegue disparar e-mails e propostas, gerenciar o calendário de atividades, cadastrar informações de clientes e muito mais. O CRM para TI é uma ferramenta tão completa que pode ajudar a os resultados contribuir para um processo de tomada de decisões mais assertivo para o negócio.

4- Maior produtividade

Com a ajuda desse sistema , a empresa poderá contar com uma gestão completa e eficiente, aproveitando todas as oportunidades para o seu negócio. Devido a isso, ele é um valioso aliado no aumento de produtividade da sua equipe. Graças a automação de atividades, a sua equipe de vendas consegue utilizar com mais inteligência e eficiência o tempo disponível para a prospecção e vendas.

5- Mais liberdade para os seus colaboradores

O CRM para TI oferece informações consolidadas sobre clientes e oportunidades disponíveis para o negócio. Dessa forma, ele pode ajudar os seus colaboradores a utilizar de maneira mais estratégica os seus recursos e abordagens para atender aos consumidores e fechar contratos. O CRM para TI conta com a possibilidade de categorização dos possíveis consumidores e ajudar a sua equipe a vender de maneira assertiva.

CRM para serviços de TI: para que serve?

Como vimos anteriormente, o CRM pode agregar inúmeros benefícios e vantagens para a sua empresa. Além de economizar o tempo da sua equipe, ele proporciona mais organização para todos os processos e atividades que são realizadas dentro do seu setor de vendas.

Os dados consolidados por essa ferramenta vão ajudar a estabelecer vendas mais personalizadas, voltadas para uma maior satisfação do consumidor, e consequentemente, a sua fidelização. Cada cliente apresenta demandas e necessidades diferentes, e cabe ao vendedor oferecer a solução certa para atender a essa expectativa.

Por esse motivo, o CRM pode ser um valioso aliado da sua empresa, auxiliando a sua equipe a estabelecer contatos mais personalizados e agregar ainda mais valor à sua marca. 

Também é importante mencionar que, após o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados, tornou-se necessário contar com recursos e ferramentas que ajudassem a manter as informações confidenciais. Através desse sistema, a sua equipe terá a possibilidade de reunir  os dados dos consumidores em apenas uma plataforma. Evitando, dessa forma, o vazamento de informações e possíveis  penalidades impostas pela legislação.

A importância da gestão de relacionamento com o cliente para MSP

O aumento da competitividade fez com que as MSPs- Serviços Gerenciados de TI, precisassem encontrar estratégias e ferramentas para se diferenciar da concorrência. Além de oferecer um produto de qualidade, é de extrema importância que os negócios encontrem formas de superar as expectativas do consumidor.

A gestão de relacionamento com o cliente pode fazer toda a diferença para MSPs que desejam estabelecer um posicionamento competitivo no mercado. Através dessa estratégia, as empresas podem armazenar os dados do consumidor de maneira mais efetiva e garantir que esse contato aconteça de maneira personalizada e completa.

Conclusão

Como vimos, contar com a solução correta pode fazer toda a diferença para as empresas que desejam se destacar no mercado.  Proporcionando uma jornada de consumo encantadora para os seus consumidores.

O CRM para TI é um valioso aliado para os negócios que desejam crescer e se destacar perante a concorrência. Através da utilização de  ferramentas que auxiliam no crescimento da sua empresa, melhorando o seu posicionamento no mercado e garantindo melhores resultados

 

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados