baixa produtividade

Como manter funcionários longe de problemas com baixa produtividade?

Inevitavelmente, os resultados de uma empresa estão diretamente relacionados à capacidade produtiva dos seus trabalhadores. Contudo, esse caminho rumo ao sucesso nem sempre é uma trilha reta, curta e ensolarada. São muitos os obstáculos que podem atrapalhar o rendimento dos seus colaboradores, e é necessário encontrar ferramentas e recursos que ajudem a contribuir com a produtividade dos seus funcionários.

Saber lidar com problemas de produtividade é essencial para que as empresas consigam entregar suas demandas com qualidade e dentro dos prazos estipulados. o principal ponto é saber identificar como anda a motivação dos seus colaboradores e quais são os fatores que podem estar atrapalhando a sua produtividade.

Como identificar a baixa produtividade?

A baixa produtividade é fácil de ser notada quando os gestores conhecem bem os sinais de que algo não vai bem. Negócios com baixa produtividade podem perder posicionamento no mercado e arriscarem o seu sucesso por conta de problemas que podem ser facilmente resolvidos. Excesso de reuniões improdutivas, canais de comunicação inadequados, tarefas desnecessariamente burocráticas, distrações na internet… Tudo isso pode prejudicar muito o desempenho dos funcionários.

Alguns sinais de que a sua empresa está sofrendo com baixa produtividade:

  • Atraso na entrega das demandas diárias;
  • Acúmulo de tarefas e sobrecarga;
  • Faltas recorrentes;
  • Atrasos dos funcionários;
  • Alto índice de rotatividade;
  • Queda na qualidade das tarefas;
  • Falta de motivação e comprometimento;
  • Insatisfação dos clientes;
  • Problemas no ambiente de trabalho. (Um bom clima no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença quando o assunto é produtividade. Entenda melhor a relação entre esses dois fatores aqui).

Diante desses sinais, é importante que os gestores adotem estratégias eficientes que ajudem os colaboradores a melhorar o seu desempenho durante o horário de trabalho. 

Produtividade na internet: o que ninguém te conta?

Sabemos que a internet se tornou um recurso indispensável para empresas de todos os segmentos na atualidade, e é praticamente impossível vislumbrar um nicho no mercado que não necessite de conexão contínua. Contudo, também sabemos que é possível encontrar todo tipo de conteúdo nesse meio, fazendo da internet uma grande armadilha para a produtividade.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Reclaim.ai, de um total de 2000 pessoas entrevistadas, apenas 12% alega ser produtiva por um período maior que seis horas. O mesmo relatório também demonstra que aproximadamente metade do tempo de trabalho é realmente dedicado para tarefas produtivas, mostrando que a outra metade é gasta com atividades paralelas, como acessos indevidos à internet. Isso inclui e-mails pessoais, redes sociais, sites de entretenimento e e-commerces.

Com interrupções e distrações contínuas, os colaboradores acabam deixando de atender as expectativas da empresa, tendo o seu tempo útil consumido por problemas externos.

O que pode impactar a produtividade dos seus colaboradores?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade de Sâo Paulo – USP, um profissional brasileiro leva cerca de uma hora para realizar uma tarefa que um norte-americano leva apenas 15 minutos, mostrando como a produtividade dos trabalhadores do nosso país está prejudicada. Todos esses problemas apontados acima podem trazer um grande prejuízo para o seu negócio, de forma que é essencial buscar as suas respectivas causas.

Nesse sentido, vejamos quais as principais causas que levam os profissionais a produzirem menos:

Inadequação de cargo

Muitos colaboradores, embora qualificados, acabam sendo alocados em cargos que não são adequados para o seu perfil. Por exemplo: ao colocar um funcionário extrovertido em uma função onde ele passa a maior parte do tempo trabalhando sozinho, pode fazer com que ele fique desmotivado com o passar do tempo e acabe produzindo menos.

É importante que o profissional execute tarefas compatíveis não só com as suas habilidades técnicas, mas também com o seu perfil. Quanto mais compatíveis forem esses fatores, mais produtivo será o colaborador, e melhores serão os resultados para a empresa.

Fadiga

Nesse sentido, podemos considerar não só a exaustão física dos colaboradores, mas também a fadiga emocional. Além de garantir uma carga de trabalho adequada, os gestores precisam pensar em formas de trazer um melhor bem-estar no ambiente de trabalho.

Precisamos lembrar  que fatores externos da vida pessoal dos funcionários podem trazer problemas de produtividade dentro do horário de trabalho, e cabe a empresa adotar uma abordagem mais humana na gestão. Um trabalho que envolva a saúde física e mental dos colaboradores pode trazer diversos benefícios para o ambiente organizacional.

Falta de motivação

A motivação dos funcionários pode ser afetada por inúmeros fatores, como:

  • Salário incompatível com o mercado;
  • Falta de benefícios;
  • Clima organizacional com conflitos;
  • Problemas de comunicação com os colegas e gestores;
  • Entre outros.

Todos esses aspectos podem estar relacionados com problemas de engajamento, sendo necessário contar com uma política organizacional forte e motivadora. Essa política é muito mais do que apenas palavras em um documento: todos os trabalhadores devem estar unidos em um objetivo em comum, interagindo de maneira saudável.

Falta de investimento

Os colaboradores são o principal ativo de uma empresa, pois sem eles nada seria possível. Por essa razão, assim como a empresa investe em insumos de qualidade e equipamentos tecnológicos, também é importante investir nas pessoas que fazem com que a empresa se mantenha em atividade.

Embora  a qualificação prévia seja muito importante para a contratação, é igualmente vital que a empresa possua um programa de qualificação que contribua para o desenvolvimento dos seus ativos mais importantes: seus funcionários.

Problemas de infraestrutura

É imprescindível que a empresa forneça a infraestrutura necessária para que os seus colaboradores entreguem a produtividade esperada. Um ambiente sem conforto, tranquilidade e estrutura pode contribuir para problemas de produtividade e aumentar a insatisfação do time.

Alguns investimentos nas instalação podem fazer toda a diferença, como:

Espaço para descanso;

  • Área para refeições;
  • Ambiente sem barulho excessivo;
  • Limpeza adequada;
  • Ar condicionado;
  • Entre outras medidas.

5 dicas infalíveis para manter seus funcionários produtivos

Algumas dicas muitas vezes simples, podem mudar completamente o cenário de produtividade do funcionários:

1. Estimule a participação de todos os colaboradores

 Quanto mais ouvidos e acolhidos os funcionários se sentirem, maior será a motivação e a produtividade entregue. Realizar reuniões onde os colaboradores possam manifestar as suas ideias e opiniões pode ser muito positivo para a empresa.

Como eles estão diariamente envolvidos com as atividades e rotina da empresa, eles podem apresentar ideias valiosas para melhorar não só o ambiente, mas também para otimizar os processos. 

2. Estabeleça metas e prazos

As metas e prazos não devem ser vistas como uma forma de pressionar os funcionários, e sim como uma forma de estimular o trabalho em equipe. Ao buscar por objetivos em comum, os colaboradores podem ajudar o negócio a manter um maior rendimento e trazer mais rentabilidade para o negócio.

Contudo, essas metas devem ser alcançáveis e realistas, para que a motivação não seja afetada. Caso os funcionários não consigam alcançar as metas com frequência, podem se sentir incapazes e desvalorizados.

3. Valorize a importância do feedback

E não, não estamos falando de apenas chamar a atenção do funcionário quando alguma coisa não é feita da maneira esperada ou quando um erro for cometido. é de extrema importância valorizar o bom trabalho e fazer com que o seu colaborador saiba o que está fazendo de bom e consiga manter a motivação sempre em alta.

Esses feedbacks devem acontecer de forma periódica e, quando feitos da maneira correta, podem contribuir para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e produtividade dos seus trabalhadores. Eles funcionam como uma forma de demonstrar o quanto a empresa está atenta aos desempenho de todos os envolvidos e ajudam a trazer resultados cada vez melhores para o negócio.

4. Conte com a ajuda da tecnologia

Ferramentas tecnológicas podem trazer grandes benefícios para a produtividade da empresa, ajudando a eliminar excesso de burocracia e trazer mais praticidade para a rotina. Além disso, ao facilitar a execução das tarefas, os gestores podem reduzir consideravelmente os erros e falhas decorrentes de processos inadequados e otimizar as tarefas.

Sistemas de gestão possibilitam o mapeamento dos processos e um acompanhamento mais assertivo de tudo que acontece dentro de um negócio.

5. Elimine as distrações

Além de interrupções constantes (atendimentos não-agendados, chamadas telefônicas constantes, barulhos externos, entre outros), o ambiente online também representa uma grande armadilha para a produtividade dos funcionários. Acessos indevidos, como redes sociais, sites de entretenimento, lojas online, etc., acabam tomando muito tempo durante o horário de trabalho, prejudicando a execução de tarefas realmente relevantes para o negócio.

Por essa razão, é importante contar com uma Política de Uso de Internet eficiente, que ajude os colaboradores a entenderem a importância do uso consciente da internet da empresa.

Mas, como garantir a produtividade na internet?

Muitas vezes, apenas contar com uma Política de Uso de Internet não é o suficiente, e os gestores precisam tomar medidas mais assertivas e eficientes para garantir o uso correto da Internet da empresa. Nesse caso, é necessário utilizar um sistema de controle de acesso à internet confiável e que consiga entregar todos os recursos que a empresa necessita.

Uma das melhores ferramentas do mercado é o Lumiun Box. Com ele, a sua empresa poderá aumentar a produtividade e garantir um uso mais inteligente desse recurso tão importante que é a internet. Veja alguns dos benefícios: 

  • Evita ataques à rede e aos sistemas da empresa, adicionando uma forte camada de proteção contra diversos tipos de vírus e malwares;
  • Ajuda a reduzir a perda de produtividade e o desperdício de tempo durante a carga horária, bloqueando o acesso a sites indevidos durante o horário de trabalho.
  • Consolida informações realistas sobre o uso da Internet na empresa, oferecendo  relatórios que informam quais são os sites mais acessados, horários, categorias dos sites etc.
  • Ajuda na implementação de uma política de acesso à internet, com regras personalizadas baseadas na categoria dos sites, níveis de segurança e reputação e horários.
  • Conta com um painel de controle intuitivo e de fácil utilização;
  • Proporciona uma rede mais segura, evitando acessos indevidos e ataques cibernéticos;
  • Permite um controle mais assertivo dos acessos da internet, classificando-os de acordo com níveis de segurança;
  • Não necessita de configuração de servidores e softwares especiais, uma vez que é uma tecnologia baseada em nuvem;
  • As regras de acesso são aplicáveis a todos os dispositivos que são conectados à rede da empresa

Se a produtividade está sendo um problema no seu negócio, conte com o Lumiun Box para te ajudar a alcançar todos os objetivos da sua empresa!

Posts Relacionados