Espionagem industrial

Espionagem industrial: como identificar e prevenir na sua empresa

O patrimônio de uma empresa vai muito além dos itens que são utilizados e armazenados por ela. Os métodos, estratégias e conhecimentos utilizados para garantir a sua continuidade devem ser protegidos assim como qualquer tipo de propriedade dentro de um negócio. Por esse motivo, é muito importante que as empresas protejam o seu patrimônio intelectual contra a espionagem industrial.

A espionagem industrial nada mais é do que a obtenção de dados ou informações sigilosas de empresas, com o objetivo de obter vantagens ou aplicar qualquer tipo de golpe. O roubo desse tipo de informação pode causar inúmeros prejuízos para os negócios, podendo até mesmo fazer com que a empresa precise encerrar as suas atividades.

Mas como uma empresa pode lidar com este problema e garantir a proteção de toda a sua propriedade intelectual? Entenda como a espionagem industrial funciona como se proteger dessa perigosa ameaça.

Você sabe o que é espionagem industrial?

Evidentemente, a espionagem industrial é uma prática realizada de maneira clandestina. Quando esse tipo de problema acontece, dificilmente os gestores conseguem perceber que as informações estão sendo roubadas, e na maior parte dos casos, a empresa só se dá conta que sofreu com esse tipo de ameaça quando as consequências começam a aparecer.

Esse tipo de prática pode ser feita de diferentes maneiras, fazendo dessa ameaça um grande risco para os negócios. Por muitos anos, a espionagem industrial acontecia de maneira presencial, ou seja: criminosos ou empresas concorrentes enviavam pessoas para obter informações de forma ilícita, e utilizavam esses dados para garantir as suas vantagens.

Isso quer dizer que, para obter essas informações, os criminosos enviavam prestadores de serviço até o estabelecimento ou aliciavam os próprios funcionários deste negócio. Por esse motivo, perceber esse tipo de problema sempre foi extremamente difícil.

Com o avanço da tecnologia, a espionagem industrial atingiu um patamar ainda mais perigoso, podendo ser realizada através de aplicações e softwares maliciosos. Veja a seguir algumas formas de espionagem industrial que são muito aplicadas na atualidade:

Captura de imagens

Nesse caso, o espião enviado acessa a empresa e consegue visualizar documentos, arquivos e informações, fotografando e capturando imagens dos mesmos. Para isso, ele pode contar com a ajuda de funcionários para obter acesso às informações e roubar dados, como estratégias, informações contábeis, dados de clientes, e muito mais.

Espionagem cibernética

Através desta estratégia, a espionagem industrial acontece no meio digital. Os cibercriminosos conseguem fazer a instalação de softwares maliciosos ou realizam a invasão dos sistemas de uma empresa para conseguir acessar os seus dados mais preciosos e repassar essas informações para os interessados.

Espionagem através de escutas

Nesse caso, o objetivo é gravar conversas e descobrir estratégias implementadas por um negócio através de escutas. Para isso, ele precisa ter acesso à empresa e instalar dispositivos ou utilizar softwares nos computadores, smartphones da empresa para capturar dados de áudio.

Sabemos que descobrir se algum colaborador está ajudando ou sendo conivente com qualquer tipo de ameaça é praticamente impossível. Por essa razão, é muito importante que a empresa utilize ferramentas de segurança que ajudem a manter os seus dispositivos protegidos e evitar a contaminação por softwares maliciosos, como é o caso do spyware.

Como esse vazamento pode prejudicar o seu negócio?

O principal problema causado pela espionagem industrial está relacionado com a perda de clientes e fornecedores. Um caso muito famoso de espionagem industrial atingiu uma das maiores multinacionais do planeta, a Coca-Cola. Na década de 90, a gigante do mercado foi vítima de uma tentativa de  espionagem industrial pela empresa concorrente, a Pepsi.

O objetivo da Pepsi era aumentar o seu porte e alcançar uma fatia ainda maior do mercado de bebidas e refrigerantes. Por abocanhar uma fatia muito pequena do mercado, aproximadamente 6% ( enquanto a coca-cola dominava metade do mercado), ela utilizou dessa estratégia para tentar obter dados importantes da empresa.

Contudo, o seu plano de espionagem foi descoberto por um técnico de som que denunciou a abordagem e encaminhou as informações a uma parceira da Coca-Cola em São Paulo. Graças a uma ação rápida, a Coca-Cola conseguiu evitar a perda das suas informações e evitar as principais consequências que poderiam ter sido causadas pela ação da empresa concorrente.

Resultado disso é que a Pepsi obteve uma queda considerável no mercado e acabou sendo vendida. Veja outros casos de espionagem industrial que ficaram muito conhecidos nos últimos anos.

Esse tipo de exemplo demonstra como é importante que a empresa conte com um protocolo de ação e estratégias para gestão de documentos. Muitas empresas dependem desse tipo de dado para conseguir se manter ativa e garantir o seu crescimento e diferencial competitivo.

Para uma empresa, perder informações por conta de espionagem industrial, além de prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento, também pode causar um impacto muito negativo na sua imagem perante o mercado e os consumidores.

É possível proteger os meus dados?

A segurança cibernética se tornou uma prioridade para empresas de todos os portes e segmentos. São muitas as ameaças que podem impactar a continuidade de um negócio e fazer com que uma empresa sofra inúmeros prejuízos no mercado. O aumento da competitividade também trouxe consigo um grande crescimento em vítimas de espionagem industrial, causando perda de dados valiosos para a manutenção de um negócio.

Uma empresa de sucesso precisou de uma longa jornada para conseguir alcançar o seu espaço no mercado, desenvolvendo produtos de qualidade, construindo uma grande cadeia de fornecedores e estabelecendo estratégias que ajudam a se manter no topo.  O vazamento desse tipo de informação para empresas concorrentes causa impactos extremamente negativos.

Com isso, podemos entender a importância de se estabelecer estratégias para proteger os seus dados e evitar essa abordagem. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você proteger o seu negócio:

Invista na capacitação dos seus colaboradores

Como vimos, a espionagem industrial pode ser favorecida pela conivência de funcionários da própria empresa. Para evitar esse tipo de problema, é essencial que a empresa construa uma cultura de conhecimento e valorização para que os funcionários entendam a importância da propriedade industrial e como ela é responsável pelo desenvolvimento e crescimento de um negócio.

Os seus funcionários precisam entender que os dados da empresa são extremamente importantes e devem ser protegidos assim como qualquer outro tipo de patrimônio. Existem alguns cuidados que devem ser tomados no dia a dia para evitar a criação de pontos de vulnerabilidade nas redes e dispositivos de uma empresa. E quanto mais preparada estiver à sua equipe, menores serão as chances de e descuidos acontecerem.

Invista em segurança digital

Existem diversos recursos e ferramentas que podem ser utilizados para aumentar a segurança digital dentro do seu negócio. Além de contar com ferramentas de proteção como o antivírus e o firewall, também é importante implementar um recurso de bloqueio e controle de acesso à internet.

Essa ferramenta é muito necessária, pois a maior parte das ameaças cibernéticas é plantada como uma armadilha em diversos sites e plataformas. Golpes como o phishing, ransomware e spyware podem chegar até a sua empresa por conta de um comportamento imprudente dos colaboradores.

Armazene os seus dados em um ambiente seguro

A tecnologia em nuvem trouxe inúmeros benefícios para nossa realidade. Através dela, passamos a executar programas e aplicações em um ambiente virtual, sem a necessidade de instalação de arquivos no computador, garantindo o acesso fácil e simplificado para todos os funcionários.

Essa tecnologia também permitiu que os dados fossem armazenados nesse ambiente, trazendo mais segurança e praticidade para o dia a dia da organização. Contudo, ainda que seja uma tecnologia muito eficiente, é necessário contar com ferramentas de proteção para manter esses dados longe do acesso de pessoas indevidas. 

Tecnologia a seu favor na segurança de dados

Sabemos que o ambiente digital está repleto de ameaças que podem prejudicar a continuidade do seu negócio e expor informações valiosas. A espionagem industrial é uma realidade muito presente, e é necessário que a sua empresa conte com os recursos e ferramentas mais eficientes do mercado para garantir que a sua empresa se proteja.

A sua estratégia de defesa deve contar com as melhores tecnologias para garantir que as informações sigilosas estejam protegidas da melhor forma. Além de contar com recursos de segurança para bloquear ameaças desse tipo, também é imprescindível adotar estratégias para evitar a criação de pontos de vulnerabilidade.

Uma vez que é praticamente impossível prever o comportamento dos seus colaboradores dentro do ambiente digital, utilizar uma ferramenta de controle de acesso e bloquear determinadas páginas e recursos na internet é indispensável. Dessa forma, você vai conseguir manter a sua empresa mais segura e evitar que os dados mais valiosos do seu negócio sejam expostos para concorrentes ou cibercriminosos.

A Lumiun  Internet Security conta com ótimas ferramentas do mercado para que você evite acessos indesejados e garanta maior proteção da propriedade intelectual da sua empresa. Com a nossa solução, você consegue minimizar os riscos da espionagem industrial de forma simplificada e inteligente. 

Conheça as nossas opções: Lumiun DNS, Lumiun BOX e Lumiun ISP.

Posts Relacionados