Guia prático de implementação de uma governança de TI eficiente

Mesmo em negócios onde o foco de atuação não é a tecnologia, a área de TI é um dos setores que mais demanda atenção e dedicação por parte dos gestores. Por conta do avanço da tecnologia, esse setor é responsável pela troca eficiente de informações, além de garantir a segurança dos dados armazenados pelas empresas. Nesse sentido, a governança de TI eficiente ajuda a empresa a pensar em práticas,  métodos e processos que tornem as suas atividades ainda mais eficientes, e consigam fazer com que o negócio atinja todas as suas metas.

Contudo, a Governança de TI e a Gestão de TI ainda são conceitos muito confundidos, e é necessário entender como esses dois fatores funcionam na prática. Para que possamos entender essa distinção, podemos utilizar como referência as informações trazidas por uma das Ferramentas de gerenciamento mais utilizadas ao redor do mundo, o COBIT (Control Objectives Information and Related Technology).

Com base na lógica deste princípio, podemos ver que a elaboração de um plano estratégico difere totalmente da sua execução, ou seja, separamos a idealização da prática. Enquanto a governança de TI é um processo que fica sob a responsabilidade dos setores executivos de um negócio, a gestão de TI fica a cargo dos gestores responsáveis pelo setor.

Dessa forma, podemos entender a governança de ti como a parte estratégica de desenvolvimento de metas para área de TI, enquanto a gestão é responsável por executar as tarefas e atividades que ajudam a alcançar esses objetivos. Dessa forma podemos entender como principais responsabilidades da governança de TI as seguintes obrigações:

  • Determinar e avaliar os objetivos do setor;
  • Realizar o monitoramento do desempenho e conformidade com as normas;
  • Trazer uma maior priorização dos caminhos necessários para uma tomada de decisão mais assertiva;
  • Garantir que todas as necessidades e condições de stakeholders sejam devidamente observadas.

 

Já a gestão de TI é responsável pelo planejamento, construção, execução e monitoramento das atividades do setor, de forma a alcançar as metas definidas. Entenda melhor o papel desse profissional com esse vídeo:

Os desafios da implementação de uma governança de TI eficiente

Os principais desafios para implementação de uma governança de TI estão na cultura organizacional da empresa. Isso porque a cultura da empresa envolve desde a estruturação dos projetos até as boas práticas que devem ser aplicadas durante os processos. 

Para fugir deste obstáculo, é importante que a empresa invista em capacitação para os seus colaboradores, como forma de proporcionar uma comunicação interna mais eficiente e implementação de mudanças de forma mais inteligente. Algumas empresas preferem contar com um serviço de consultoria especializada para conseguir identificar os principais problemas e vencer esses desafios. 

Uma forma de determinar quais são os principais problemas da implementação de uma governança de TI é através de indicadores de desempenho. Contudo, é importante saber que, quando um problema acontece, a solução nem sempre está na mudança do processo, sendo necessário investigar possíveis lacunas de entendimento e necessidade de mudanças na cultura organizacional. 

Para ter sucesso na implementação da governança de TI eficiente, a empresa precisa contar com mecanismos de acompanhamento eficientes que ajudem a aumentar o aprendizado e fazer com que os processos sejam melhorados continuamente. 

Sinais de que sua empresa precisa de governança de TI 

É muito fácil identificar a necessidade de um processo de governança de TI dentro da sua empresa. Por isso é importante se manter atento a alguns fatores como:

A sua empresa já sofreu uma violação de segurança? 

A segurança cibernética é muito mais do que a utilização de softwares e ferramentas de bloqueio de ataques de cibercriminosos. De nada adianta contar com ferramentas de segurança, se a empresa não adotar uma abordagem completa que permita a proteção dos seus dados.

Excesso de confiança e falta de uma política adequada podem ser extremamente prejudiciais. Se a sua empresa já sofreu algum tipo de violação de segurança, é um sinal mais do que claro de que é necessário implementar uma governança de TI dentro do negócio. 

A sua empresa quer crescer

A expansão de um negócio necessita de muito mais do que apenas um espaço maior. Todas as políticas de gestão dentro da empresa precisam se adequar a essa nova etapa de crescimento, e isso inclui o seu setor de TI. Devido à demanda crescente por conexões rápidas e eficientes, e uma troca de ações mais seguras, é importante contar com um processo de gestão mais assertivo e inteligente.

A sua empresa não consegue resolver urgências 

Sabemos que, com o crescimento dos ataques cibernéticos, é muito importante que a empresa conte com um plano de ação capaz de enfrentar ameaças e mitigar danos. Para garantir um diferencial competitivo, é imprescindível que o seu negócio tenha um protocolo de ação capaz de lidar com diversos tipos de ameaças de forma sensata e transparente. 

Quais ferramentas são fundamentais para governança de TI?

Também conhecidas como frameworks, as ferramentas utilizadas na governança de TI consistem em um conjunto de procedimentos, métodos e práticas que permitem uma gestão de TI diferenciada. 

Essas ferramentas ajudam a empresa ter acesso a dados mais realistas sobre os processos, além de garantir vantagens como:

  • Criação de  estratégias com direcionamento eficiente;
  • Evitar falhas;
  • Reduzir os riscos;
  • Permitir uma colaboração mais eficiente entre os colaboradores;
  • Entregar diretrizes e planos de ação para uma maior eficiência. 

Dentre as principais ferramentas utilizadas para governança de TI na atualidade, podemos mencionar:

COBIT

O COBIT – Control Objectives for Information and Related Technologies, é um dos frameworks de governança de TI mais utilizados ao redor do mundo. Ele é pautado em cinco princípios centrais, que são:

  • Avaliar, dirigir e monitorar;
  • Alinhar, planejar e organizar;
  • Construir, adquirir e implementar;
  • Entregar serviços e suporte;
  • Monitorar, avaliar.

O principal foco desta ferramenta é a transformação das metas e objetivos de um negócio em realidade. Trazendo um gerenciamento eficiente dos processos e o maior controle da tecnologia da informação de forma simplificada, o COBIT mostra o que deve ser feito no setor.

ITIL

O Information Technology Infrastructure Library é uma biblioteca completa com um conjunto de práticas para o gerenciamento eficiente dos processos. Um dos principais objetivos dessa ferramenta é prezar pela gestão dos processos com eficiência e pela qualidade na experiência dos clientes.

Assim como o COBIT, é um Framework amplamente utilizado por empresas de diversos portes. Ele é composto por cinco livros que são:

  • Estratégias de serviço;
  • Desenho de serviço;
  • Transição de serviço;
  • Operação de serviço;
  • Melhoria contínua do serviço.

Por trazer mais flexibilidade, ele consegue proporcionar uma infraestrutura mais funcional para a empresa.

GSTI

O Gerenciamento de informações de TI é  uma ferramenta que ajuda na interação e agrega valores e benefícios entre as áreas da empresa. Ela ajuda a definir uma estrutura mais funcional de coordenação e colaboração de forma a favorecer o trabalho em equipe. 

Essa ferramenta tem três pilares básicos:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • E ferramentas. 

SCRUM

Essa técnica é voltada para empresas que precisam favorecer a colaboração de equipes entre diversas tarefas, e é utilizada em projetos que requerem a gestão de diversos atividades ao mesmo tempo. essa ferramenta é baseada em Sprints, que consistem em reuniões de planejamento realizadas em intervalos específicos (geralmente de 1 a 4 Semanas). 

Em cada um desses sprints são definidas pautas, tarefas e objetivos que devem ser atingidos para que a empresa alcance o sucesso de um projeto. Cada sprint apresenta procedimentos, previsão e controle bem definidos. 

Passo a passo para criar um plano de implementação de governança de TI eficiente

Como vimos em outros materiais de nosso blog, a governança de TI, embora relacionada diretamente com setor de Tecnologia da Informação, pode trazer muitos benefícios para a empresa como um todo. Através da implementação desse processo, a empresa otimiza a produtividade do setor e traz mais segurança para os seus dados. A sua implantação deve seguir algumas etapas importantes, como:

Adoção de políticas de segurança

Diante das graves consequências que podem ser causadas pelo roubo e vazamento de dados no meio empresarial, é muito importante que a empresa saiba como se proteger. As políticas de segurança ajudam a estabelecer um parâmetro adequado para aumentar a segurança das informações.

Utilizar a criptografia 

Adotar a criptografia é extremamente recomendado para garantir uma camada extra de proteção aos dados armazenados e manipulados no negócio.  Ela consiste em um conjunto de técnicas que tornam os dados ilegíveis para usuários não autorizados. 

A criptografia é um dos métodos mais recomendados para empresas que buscam evitar os riscos de vazamento e roubo de informações. 

Ter uma política de confidencialidade

Dentro de uma empresa, os gestores e colaboradores devem ter plena consciência da importância de manter os dados sigilosos e obedecer a uma política de segurança pré-estabelecida. A criação de uma política de confidencialidade é essencial para garantir que todos os usuários entendam a importância disso e cumpram as regras estabelecidas. 

Os colaboradores precisam ser orientados quanto a importância da confidencialidade de informações e devem ter consciência de quais são as melhores práticas para garantir a segurança dos dados. 

Utilize ferramentas tecnológicas 

Muitas armadilhas na internet podem fazer com que os dados e informações de uma empresa acabem vulneráveis, e causem um imenso prejuízo para o negócio. Por essa razão é imprescindível que o negócio conte com ferramentas e recursos adequados como o Lumiun Box, que permite o controle de acessos inteligente e efetivo, reduzir a incidência de vazamento de informações,  aumentar o controle de acesso e a produtividade da equipe.

Controlar o acesso da internet dentro da sua empresa é muito mais do que apenas bloquear sites improdutivos. O controle de acesso permite que a empresa tenha uma gestão mais inteligente dos seus recursos e consiga manter os seus colaboradores focados naquilo que é realmente importante para a estratégia do negócio.

Gerenciamento de riscos 

Esta é outra etapa fundamental para implantação da governança de TI eficiente na sua empresa. Nesta etapa são identificados todos os pontos de vulnerabilidade que podem favorecer incidentes e é feito uma análise de todas as soluções possíveis a serem aplicadas de acordo com situações específicas.

Dessa forma, a empresa consegue reduzir o impacto de imprevistos e garantir uma gestão rápida no caso de incidentes. 

Contar com indicadores de resultado e performance

A forma mais inteligente de saber se a implantação da governança de TI eficiente dentro da sua empresa está de acordo com as expectativas, é através de indicadores de performance. Por essa razão, a empresa precisa saber quais são os objetivos a serem alcançados e se os resultados entregues estão de acordo com o  esperado.

Esses indicadores ajudam a descobrir se o processo está sendo seguido de acordo com o planejamento estabelecido, de forma que a sua própria equipe poderá responder a questões importantes, como: quais são os problemas que estão causando impacto, como esses problemas podem ser resolvidos e qual o próximo projeto a ser iniciado.

Está procurando por uma ferramenta mais eficiente para contribuir para uma governança de TI eficiente? Entre em contato e descubra como o Lumiun Box consegue te ajudar!

Posts Relacionados