dicas governança de TI

Governança de TI na prática: 5 dicas essenciais

A governança de TI é essencial para que uma empresa consiga executar todas as suas tarefas de maneira eficaz e atender a todas as suas necessidades e também as dos seus clientes.

Sem esse tipo de gestão a companhia dificilmente conseguirá seguir um rumo e, em muitos casos, faz com que os funcionários apresentem uma queda em seu desempenho. Com isso, a performance da empresa passa a ser muito baixa, o que faz com que ela não se destaque de forma positiva no mercado.

Hoje em dia, a área da tecnologia é uma das mais importantes para um negócio e, na maioria dos casos, é o ramo que mais conta com colaboradores dentro de uma empresa.

Isso faz com que a governança de TI seja ainda mais necessária, pois ela tem a função de harmonizar todas as atividades do segmento de maneira simples e prática. Quer saber como fazer isso na prática? Então continue nos acompanhando nesse post!

Entendendo a governança de TI: como ela funciona?

A governança de TI atua como um mecanismo de controle dentro de uma empresa. Ela é quem irá estabelecer políticas e regras, das quais são totalmente direcionadas aos processos feitos pelo ramo de tecnologia da informação.

É por meio dela que os responsáveis do negócio conseguem se basear e tomar as melhores decisões, evitando que o alinhamento estratégico perca o seu rumo principal, que é atender aos seus clientes. Mas como isso funciona na prática dentro da rotina da empresa? Para conseguir entender melhor como ela está presente em um negócio, confira esse vídeo:

No entanto, para que ela funcione de maneira correta, a governança de TI precisa seguir alguns passos obrigatórios em seu dia a dia. Veja:

Gestão de risco

Qualquer empresa corre riscos em suas atividades diárias, porém, é preciso monitorar constantemente, para que todos os membros envolvidos possam agir a tempo, para evitar eventuais problemas.

A gestão de risco também precisa envolver planejamento de ações após incidentes, o que impede que a empresa sofra com problemas por um longo período, trazendo prejuízos para o negócio.

Alinhamento estratégico

As soluções e práticas de TI precisam estar alinhadas a todos os objetivos estratégicos da companhia. Se isso não ocorrer, a governança de TI acaba se tornando ineficiente. Para isso, a empresa precisará definir as suas metas e manter todos os seus colaboradores envolvidos no processo, fazendo com que todas as partes trabalhem para um objetivo em comum.

Gestão de recursos

É preciso fazer a gestão de todos os recursos necessários para que a TI realize os seus serviços de maneira eficaz. Isso se encaixa tanto nos recursos tecnológicos, quanto nos humanos, que são os colaboradores que operam os sistemas.

Mensuração de desempenho

Todos os projetos e processos da área de TI precisam ser mensurados, para que os seus objetivos sejam alcançados, conforme o planejado.

Isso pode ser feito a partir de indicadores de desempenho, que nada mais é do que o processo de coletar, analisar e expor informações sobre a performance do profissional.

Como a governança de TI pode melhorar a sua gestão?

A governança de TI utiliza práticas das quais envolvem etapas do planejamento ao monitoramento dos resultados. Ao avaliar todas essas etapas, a gestão torna-se capaz de detectar e estabelecer quais as práticas mais adequadas em sua governança para contribuir para os principais objetivos da empresa.

A governança de TI possui quatro princípios básicos dos quais buscam adquirir e implementar; entregar e suportar; monitorar e avaliar;  planejar e organizar. Todos esses princípios são utilizados para alinhar as necessidades de um negócio com o TI.

A partir de tudo isso, uma empresa que conta com uma boa governança consegue aplicar metodologias de forma totalmente eficaz. Isso porque todas as atividades por parte do Ti podem ser facilmente realizadas de acordo com os objetivos da empresa, com menos riscos e menos mudanças durante o processo.

5 dicas para a implementação da governança de TI

Agora que você já sabe o que é a governança de TI e como ela funciona, chega o momento de saber como implementar essa gestão no dia a dia da sua empresa. É muito comum que algumas pessoas tenham dúvidas sobre como realizar esse processo e dar início a um novo tipo de administração em seu negócio.

No entanto, separamos algumas dicas úteis que farão total diferença na hora de implementar a governança de TI na sua companhia. Veja a seguir:

1- Alinhe todos os objetivos

O primeiro passo para implementar a governança de TI em uma empresa é alinhando todos os objetivos do negócio. Eles devem estar em total harmonia com a equipe de tecnologia, pois apenas dessa maneira será possível apresentar os resultados esperados para todos os clientes.

Quando o alinhamento é feito da maneira correta, as ações centradas no TI podem maximizar todos os resultados da companhia em médio e longo prazo. A forma mais eficaz de criar estratégias que precisam ser alinhadas com os objetivos da empresa, é negociá-las a partir de reuniões feitas entre a governança e os seus colaboradores.

2- Crie metas

Para que a governança de TI seja bem aplicada, é preciso que a empresa passe pelo processo de planejamento. Isso porque é nessa fase em que as metas são traçadas e desenvolvidas. A partir delas, a gestão e todos os colaboradores podem dar início aos próximos passos que deverão ser seguidos até que todos os objetivos da companhia sejam alcançados.

Veja a seguir um vídeo com o passo a passo de como criar metas em sua empresa:

3- Utilizar ferramentas de tecnologia

O uso de ferramentas tecnológicas é essencial para que exista uma automação de processos na empresa. Essa é uma parte importante para que exista sucesso nos processos de uma governança de TI.

A utilização de sistemas diminui as chances de ocorrer erros humanos, já que os softwares têm a capacidade de criar alertas sobre as informações que não condizem com o esperado.

4- Implementar canais de comunicação

A comunicação é um sistema indispensável para qualquer empresa e, por conta disso, ela precisa ser priorizada. Para que isso ocorra, a companhia precisa implementar canais de comunicação internos para a realização de feedbacks e para que os colaboradores tirem eventuais dúvidas.

5- Adotar políticas de segurança

Atualmente, todas as empresas que trabalham com tecnologia estão vulneráveis a possíveis invasões de hackers que pretendem prejudicar o negócio. Por conta disso, a segurança se torna um fator indispensável. As políticas de segurança precisam visar e proteger todas as informações da empresa, assim como de seus clientes e colaboradores.

Sem esse tipo de ferramenta, a governança de TI não consegue realizar processos que possam proteger a companhia ou as suas equipes.

Obstáculos na transição: o que pode atrapalhar?

Quando uma empresa decide implementar a governança de TI em seu dia a dia, é preciso que ela se atente a certos obstáculos que possam surgir no caminho.

Veja os principais deles:

Problemas de segurança na internet da empresa

A segurança da rede de uma empresa é um dos principais pontos de atenção. Isso porque é ela quem irá garantir que todas as informações do negócio estejam seguras e longe de um vazamento.

Infelizmente, esse é um dos problemas que mais atrapalham no momento de implementar a governança de TI na companhia, pois sem a proteção dos dados, dificilmente será possível aplicar as técnicas de gestão de maneira eficaz.

Falta de foco e equipe

Para que a governança de TI seja bem executada, é preciso que todos os funcionários colaborem com os seus líderes. Isso não pode ocorrer quando existe uma falta de foco da equipe, pois nenhum colaborador estará totalmente disposto a realizar as suas tarefas em prol de atingir as metas da empresa.

Gastos desnecessários com manutenção de computadores

Um dos maiores obstáculos em uma empresa no momento de implementar a governança de TI é o gasto desnecessário com os equipamentos.  Essa falta de organização de receita acaba fazendo com que o negócio não consiga investir em uma gestão de qualidade, trazendo inúmeros problemas para a companhia.

Conte com a Lumiun

A Lumiun é uma empresa especializada em soluções de segurança e controle de acesso à internet. Oferecemos serviços que são capazes de tornar a sua rede mais segura e a sua equipe mais produtiva. Com o Lumiun Box, o seu negócio terá uma das melhores ferramentas do mercado para garantir mais segurança para os dados armazenados.

Além disso, com o Lumiun Box você consegue manter os seus colaboradores longe das armadilhas presentes no ambiente online, como links maliciosos, anúncios e acessos indevidos.

Contamos com profissionais especializados que podem te ajudar a combater todos os obstáculos que podem impedir que a sua companhia tenha uma boa governança de TI.

Entre em contato conosco e encontre a solução ideal para o seu negócio hoje mesmo!

Posts Relacionados