governança de TI

Falta de governança em TI pode causar 5 grandes problemas para empresas

A governança é algo que precisa estar presente no dia a dia de todas as empresas, principalmente quando se trata da área de TI. Isso porque é ela quem irá conduzir as principais tomadas de decisões no negócio e garantir que os objetivos esperados que envolvem a tecnologia sejam alcançados dentro do prazo esperado.

O ramo do TI é um dos maiores dentro das empresas brasileiras (tanto em relação à funcionários, quanto em relação à demanda) e é responsável por toda a parte tecnológica presente no mercado. Quando não está bem estruturado e com falhas em sua governança, essa área pode acabar entrando em colapso, o que pode trazer inúmeros problemas para a companhia.

Conhecer quais são eles e as maneiras como eles podem ser evitados é a forma mais eficaz de entender como a boa administração faz toda a diferença em um negócio.

Se você quer saber quais são os principais imprevistos que podem surgir no dia a dia de uma empresa e o que eles podem causar nos resultados da mesma, então continue nos acompanhando nesse conteúdo.

5 grandes problemas causados pela falta de governança na área de TI

Quando uma empresa apresenta falhas em sua governança, alguns erros acabam se destacando mais do que outros, tornando-se uma maioria entre todos os negócios que possuem problemas de administração. 

Esses fatores podem se transformar em situações irreversíveis, que tendem a trazer negatividade para os resultados.

Quando se trata do TI, existem algumas situações que ocorrem com mais frequência e todas elas apresentam risco a um negócio, independente de qual for o seu ramo de atuação no mercado.

Os principais deles são:

1- Problemas com a produtividade da equipe

A produtividade é um dos fatores mais afetados em uma empresa quando existe a falha na governança.

Isso porque com a ausência de produtividade, os profissionais passam a ficar desmotivados, pois eles não conseguem visualizar as metas e objetivos para trazer resultados positivos para a companhia.

Além disso, existem os problemas técnicos, como lentidão de equipamentos e softwares, que acabam surgindo no dia a dia e, sem uma liderança para contorná-los, acabam atrasando o trabalho dos envolvidos, consequentemente, trazendo obstáculos na produtividade por parte dos profissionais.

2- Gastos desnecessários

Uma empresa que apresenta problemas na governança de TI acaba tendo inúmeros gastos que não são necessários em seu dia a dia.

Isso ocorre pois não existe um responsável que se dedique a solucionar questões em um tempo menor do que o habitual. O que acaba atrasando as entregas e até mesmo fazendo com que a companhia perca os seus prazos com clientes.

É possível citar também que a boa administração desta área também contribui para a redução de gastos em equipamentos.

Isso porque os líderes passam a ter mais noção se faz sentido investir em certos tipos de equipamentos e quando é preciso realizar a substituição dos mesmos.

Esse comportamento evita que a empresa acabe comprando materiais além do necessário ou realizando a troca de peças que ainda poderiam ser úteis para os seus colaboradores.

3- Problemas com a conformidade

A área de TI precisa estar sempre em conformidade em uma empresa, afinal, ela é capaz de afetar diretamente todos os setores do negócio, desde a área operacional, até a sua gerência.

Quando não existe uma governança, a tecnologia acaba sendo deixada de lado e isso traz inúmeros problemas para a companhia, causando um efeito dominó totalmente desfavorável.

Tudo isso acaba gerando uma grande redução nos resultados positivos que deveriam ser entregues pelo TI, fazendo com que outras áreas percam o controle e passem a enfrentar crises preocupantes em sua rotina.

4- Falta de comunicação entre as principais áreas

A governança de um negócio é quem está responsável por manter a comunicação entre clientes, gestores e colaboradores. Garantindo que todos estejam trabalhando para um objetivo em comum.

Se existe uma falha nesta área, todos os envolvidos no projeto acabam sofrendo com lacunas entre as suas tomadas de decisões.

Tudo isso pode acabar causando um grande transtorno na empresa, do qual, se não for revertido, pode trazer repercussões muito negativas para o negócio.

5- Vazamento de informações e dados sigilosos

Quando não existe uma liderança eficaz à frente do TI, todas as informações e dados sigilosos da companhia ficam vulneráveis para possíveis vazamentos e até invasões de sistemas ou banco de dados.

Uma empresa que não está segura na internet se torna um alvo fácil de pessoas que desejam encontrar vulnerabilidades.

O vazamento dessas informações pode custar muito caro para um negócio, pois são dados que fazem com que ele se mantenha no mercado e tenha seus resultados positivos.

Além disso, todos os clientes presentes no banco de dados da companhia também acabam ficando vulneráveis à ataques, pois o negócio também perde o controle sobre o material de cada um de seus contratantes.

A falha na segurança de uma empresa pode se tornar uma bola de neve e todos os envolvidos, sejam gerentes ou colaboradores, também podem acabar sendo expostos na internet e, dificilmente, esse quadro poderá ser revertido de forma 100% eficaz.

A importância da governança de TI para uma empresa

A partir dos exemplos citados anteriormente, é possível ter perceber que a governança de TI é indispensável para que uma empresa obtenha sucesso.

Sem governança de TI, é possível que o negócio corra o risco de entrar em colapso, trazendo inúmeros problemas e podendo até causar a sua falência.

Quer saber mais sobre o que é a governança de TI e qual a sua importância para uma companhia? Então veja o vídeo a seguir que separamos para você:

A partir dessas informações, já é possível entender com clareza como a governança em TI se faz necessária para uma empresa que está em busca dos melhores resultados para os seus clientes.

Como saber se agovernança de TI está sendo bem executada?

Existem alguns fatores que podem ser observados em uma empresa, dos quais garantem que a sua governança de TI está sendo bem executada.

Isso porque essa área é capaz de oferecer diferentes benefícios para um negócio, sendo que todos eles possuem grande importância no momento de manter o bom trabalho de uma equipe.

Os principais sinais são:

  • Boa gestão de risco.
  • Alinhamento estratégico eficaz;
  • Gestão de recursos;
  • Qualidade de serviço;
  • Redução de custos;
  • Inovação.

Companhias que possuem esses fatores presentes em seu dia a dia, dificilmente precisarão se preocupar com problemas futuros com a sua área de TI.

Faça uma pequena análise no setor de TI da sua empresa e identifique se problemas como os citados acima estão presentes. Talvez com pequenas mudanças você consegue implementar uma boa governança de TI e evitar diversos problemas na sua empresa.

Até mais!

Posts Relacionados