modelo de negócios canvas para MSPs

Modelo de negócios Canvas para MSPs: para estruturar e expandir

Independentemente da fase de desenvolvimento da sua empresa, a modelagem de negócios é fundamental para que a empresa consiga estabelecer o valor a ser entregue aos consumidores. Essa estratégia vai ajudar a determinar qual será a melhor abordagem para conseguir alcançar os objetivos da organização, como é o caso do modelo de negócios Canvas para MSPs.

Para conseguir contribuir com o crescimento da empresa, é fundamental que os gestores tenham um conhecimento completo dos aspectos fortes e das vulnerabilidades da empresa perante a concorrência. Com tantas opções de modelos de negócios disponíveis no mercado, é necessário estudar cuidadosamente a melhor estratégia para o seu negócio.

Entenda melhor sobre os diversos tipos de modelos de negócio:

Preparamos esse material completo sobre a modelagem de negócios Canvas e todas as estratégias necessárias para conseguir alcançar o sucesso da sua empresa.

O que é modelagem de negócios Canvas?

Durante a estruturação de um negócio, a entrega de valor é um dos aspectos mais importantes e que mais geram dúvidas por parte dos gestores. Isso porque esse valor está conectado ao senso de utilidade e satisfação das expectativas e desejos do consumidor perante os produtos e serviços que são oferecidos.

No caso dos MSPs, agregar valor não se resume apenas à contratação dos serviços, sendo necessário demonstrar de forma contínua as vantagens e benefícios que esse consumidor consegue obter com o serviço que foi contratado. A proposta de valor de uma prestadora de serviços de TI deve levar em consideração todas as expectativas que esse consumidor apresenta e quais os resultados que ele espera obter com os serviços oferecidos pela empresa.

A modelagem de negócios Canvas consiste em uma ferramenta fundamental para visualizar possíveis estratégias e determinar qual a melhor abordagem para a empresa. Com base nessas informações, essa estratégia consegue ajudar a determinar o valor que será entregue aos consumidores e estabelecer os diferenciais competitivos do negócio.

Dentro dos MSPs, essa modelagem contribui para a construção de um relacionamento comercial entre a empresa e o seu consumidor. Nesse sentido, a modelagem de negócios vai contribuir para o gerenciamento dos processos, desde a criação de valor até a entrega contínua para os consumidores, baseado na criação, entrega e captura de valor para o cliente.

O modelo de negócios Canvas para MSPs deve levar em consideração quais são os produtos e serviços que são oferecidos e como esses recursos conseguem se destacar no mercado perante a concorrência. Para que isso seja possível, é fundamental identificar o segmento de consumidores levando em consideração todos os atributos de preço, tempo de resposta, confiabilidade e experiência.

Como está o cenário em TI para os MSPs

De acordo com um levantamento realizado pela ADDEE, mais de 50%das empresas de tecnologia e de serviços de TI constataram um aumento no faturamento em 2022, refletindo como o crescimento do setor de tecnologia e dos MSPs vem ganhando destaque no mercado.

O avanço da tecnologia e as transformações vivenciadas no mercado atual de tecnologia trouxeram para o setor de TI uma revolução na forma como as atividades e os produtos são oferecidos. Enquanto tradicionalmente as empresas de tecnologia se baseavam em uma abordagem reativa, o esperado atualmente é que as empresas de TI deixem de apenas resolver incidentes e comecem a trabalhar de forma preventiva.

Isso significa que os MSPs precisam atuar através de uma gestão voltada para o monitoramento, diagnóstico e otimização dos recursos. Isso somente é possível com a análise e identificação dos problemas que podem afetar de alguma forma os recursos oferecidos.

Através dessa abordagem preventiva, os MSPs conseguem evitar a indisponibilidade dos recursos e garantir ferramentas cada vez mais otimizadas e seguras para os seus clientes. Essa estratégia vai contribuir para a melhoria da percepção de valor da empresa, estabelecendo um diferencial competitivo imprescindível diante da competitividade crescente.

Mais do que apenas oferecer produtos e serviços de qualidade, as empresas modernas precisam estabelecer uma cultura proativa para que o seu consumidor vislumbre ao longo da jornada o verdadeiro valor e os benefícios da empresa contratada.

Qual é a importância da segmentação de clientes para os Prestadores de Serviço de TI?

Para conseguir entregar os produtos e serviços esperados pelos consumidores, é fundamental que o MSP determine qual o segmento de clientes. Essa segmentação leva em consideração o nicho, faturamento, porte, quantidade de colaboradores, expectativas e necessidades do negócio.

Uma vez estabelecida essa segmentação de clientes, os prestadores de serviços de TI conseguem adotar estratégias de alcance mais efetivas e inteligentes, sendo o crescimento e valorização do seu negócio. Levando em consideração que os MSPs atuam em um nicho de mercado voltado para empresas de médio e pequeno porte que não apresentam áreas de ti internas, a segmentação de clientes pode ser feita através de duas abordagens:

  • Foco em empresas que apresentam de 50 a 200 funcionários, sem um setor de ti tradicional;
  • Foco no atendimento de empresas de grande porte, com grande necessidade tecnológica.

Com isso, os prestadores de serviços de TI vão conseguir personalizar o seu atendimento e oferecer produtos e serviços específicos para a segmentação escolhida. Nesse sentido, é necessário estudar e avaliar o mercado, de acordo com alguns fatores:

Nicho

Determinar o nicho de mercado contribui para a estratégia operacional da empresa de acordo com o setor e o foco do negócio. Toda a estratégia comercial do negócio será desenvolvida para atender de forma personalizada o mercado escolhido, como setor industrial, imobiliárias, instituições educacionais, entre outros.

Região

A localização também pode fazer toda a diferença dentro da estratégia estabelecida pela modelagem de negócios Canvas. Dependendo do foco da sua empresa, a regionalização ajuda a alcançar possíveis consumidores de maneira mais assertiva.

Necessidade

Saber o que o seu consumidor espera é fundamental para conseguir entender a necessidade e entregar o valor esperado. A avaliação de mercado ajudará a determinar a necessidade dos consumidores e garantir que a sua empresa esteja preparada para atender a essa demanda.

Como alcançar mais clientes através dos canais de atração?

A estratégia de atração de clientes é uma das etapas mais importantes para as empresas que desejam se destacar no mercado e alcançar o seu crescimento. Esse aspecto se refere a forma escolhida para fazer com que os produtos e serviços cheguem até os clientes em potencial, podendo acontecer através de venda direta ou através de parceiros.

A definição desses canais deve levar em consideração a presença dos clientes, ou seja: em quais plataformas de canais que esses consumidores podem ser encontrados e quais desses canais conseguem entregar melhores resultados com o maior custo-benefício. No caso dos prestadores de serviços de TI, as campanhas de prospecção devem considerar toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato com o produto ou serviço até a fidelização desse consumidor após a aquisição.

Relacionamento com os clientes: aspecto fundamental no modelo de negócios Canvas para MSPs

Estabelecer um bom relacionamento com os seus clientes é uma etapa fundamental dentro dos negócios que desejam agregar mais confiabilidade ao negócio. A estratégia de relacionamento deve ser desenvolvida de acordo com a fase da jornada do cliente, começando na aquisição e concluindo na fase de crescimento de vendas.

Quanto melhor for a reputação e a confiabilidade dos prestadores de serviços de TI no mercado, melhores serão os resultados obtidos com a sua estratégia de relacionamento. Dentre as principais medidas que devem ser consideradas dentro desse processo estão:

  • Estabelecer um relacionamento mais próximo com o consumidor, mantendo contato frequente sem ser inconveniente ou evasivo após o fechamento do contrato;
  • Demonstração de valor do serviços através de dados consolidados sobre os resultados;
  • Medição dos níveis de satisfação através de pesquisas de satisfação;
  • Medição da utilização dos serviços e engajamento dos consumidores.

Quais são as atividades fundamentais para os MSPs

O escopo de atividades vai ajudar a alcançar bons resultados e garantir que o modelo de negócio estabelecido consiga alcançar o sucesso. Além de oferecer produtos e serviços de qualidade no mercado, os MSPs também precisam oferecer uma proposta de valor e um relacionamento de qualidade.

Nesse sentido, as atividades chaves que são oferecidas pelos prestadores de serviços de TI devem considerar as expectativas desse consumidor e as necessidades que eles apresentam perante os serviços contratados, como:

  • Serviços emergenciais com possibilidade de contratação avulsa;
  • Serviços opcionais a la carte;
  • Serviço gerenciados;
  • E serviços personalizados.

Dentro de uma estratégia de modelagem de negócios Canvas, para conseguir agregar ainda mais valor àquilo que é oferecido, as empresas precisam estabelecer uma relação harmônica entre as necessidades dos consumidores e as formas de atender a essas expectativas. É necessário estar preparado para alcançar o sucesso e conseguir agregar valor ao negócio.

MSPs e os prestadores de serviços de TI

A competitividade do mercado tornou imprescindível criar parcerias estratégicas  para conseguir alcançar cada vez mais consumidores. Estabelecer parcerias é  um fator que contribui para o crescimento da sua empresa e ajuda a alcançar os objetivos estabelecidos.

Contar com fornecedores confiáveis e de qualidade é fundamental para que os prestadores de serviços de TI consigam gerenciar soluções completas e padronizadas para os clientes. A seleção dessas parcerias deve levar em consideração diversos fatores, tais como: 

  • Reputação;
  • Nível de conhecimento;
  • SLA de atendimento;
  • Necessidade dos clientes;
  • Custo-benefício;
  • Flexibilidade.

Estrutura de custos

O caminho estabelecido através da modelagem de negócios Canvas leva em consideração os custos necessários para que um MSP consiga se manter no mercado e alcançar o sucesso. Essa avaliação vai ajudar a entender os gastos fixos e variáveis e também determinar a possibilidade de atendimento com qualidade.

Essa análise precisa levantar alguns questionamentos fundamentais, como os recursos chave como despesa necessária, os custos gerados pelas atividades e se a proposta  de valor está focada no preço ou no valor agregado. Essa avaliação vai ajudar a determinar:

  • Custos fixos: despesas comerciais constantes, como aluguel, impostos e pagamentos de colaboradores.
  • Custos variáveis: despesas que podem sofrer alterações conforme o tempo ou o desempenho da empresa.

Modelo de negócios Canvas para MSPs

A aplicação do modelo de negócios Canvas para MSPs é um processo eficiente e inteligente que ajuda a contribuir para o avanço e sucesso do seu negócio. A elaboração desse modelo depende de três etapas fundamentais:

  • Desenvolvimento de ideias de acordo com a jornada do consumidor;
  • Reuniões de brainstorm para compartilhar ideias e estratégias;
  • Desenvolvimento da primeira versão e processo de melhoria contínua.

Com base no conteúdo abordado acima, entende-se que para o desenvolvimento do Modelo de Negócios Canvas para MSPs, deve-se considerar: :

  • Rede de parceiros;
  • Atividades chave;
  • Proposta de valor;
  • Relacionamento com os clientes;
  • Segmentação de clientes;
  • Estrutura de custos;
  • Fluxo de receita.

Essa estruturação é ideal para os negócios que desejam otimizar as suas atividades e garantir que o consumidor consiga visualizar o valor da marca e dos serviços que são oferecidos. A segmentação de clientes e a padronização dos processos é fundamental para conseguir atrair os consumidores certos para os serviços que são oferecidos.

A aplicação da modelagem de negócios Canvas não é complexa e pode agregar muitos benefícios para o seu negócio. Investir em uma estratégia de modelagem completa vai ajudar a sua empresa a estabelecer o seu valor de mercado e conseguir entregar para os seus consumidores recursos cada vez mais completos e inteligentes.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados