VPN empresas

Por que, com o distanciamento social, a VPN é essencial para as empresas?

Com a adoção do home office, a VPN corporativa está sendo uma ferramenta essencial de segurança e produtividade para os colaboradores que precisam trabalhar de casa e, ao mesmo tempo, necessitam se conectar com o escritório remotamente.

Para proteger nossos dados e identidade na internet, usamos softwares, antivírus e nos prevenimos limitando as informações que compartilhamos com terceiros. Mas, infelizmente a nossa segurança não está garantida só com esses cuidados.

Quer ver um exemplo? Pois bem, você já deve ter navegado na internet através de uma wi-fi pública de restaurante, instituição de ensino ou algum evento de palestras, certo? Se sim, é possível que nesta navegação você tenha acessado alguma conta pessoal de e-mail, rede social ou até mesmo aplicativo do banco. Neste caso, se não estava utilizando uma VPN, seus dados ficaram expostos para um possível ataque que rastreia todo o tráfego dessa conexão pública.

O que é e como a VPN corporativa está ajudando as empresas?

VPN corporativa

Uma VPN – sigla para Virtual Private Network (Rede Virtual Privada, em português) – é uma solução para quem está procurando mais privacidade de suas conexões. Praticamente, uma VPN cria uma “conexão privada” dentro da internet para garantir que seus dados não sejam descobertos, seja na rede da sua empresa ou em uma rede pública.

Outra grande vantagem da VPN é a possibilidade de acessar remotamente documentos e softwares que se encontram na rede local do escritório. Imagina que você está em casa no seu computador pessoal e precisa de uma informação que se encontra dentro de um software instalado no computador da empresa, localizado a vários km de distância. Sem uma VPN, esse acesso pode ser feito através de softwares poucos seguros e que podem comprometer seus dados. Já com uma VPN, você pode acessar a área de trabalho remota do computador através de uma conexão criptografada que cria um túnel privado, ao qual somente você tem acesso.

Veja como acessar área de trabalho remota de forma segura no nosso tutorial.

Como escolher uma VPN para minha empresa?

VPN corporativa

Existem várias soluções de VPN disponíveis no mercado, inclusive gratuitas. Porém, não recomendamos VPNs que se dizem gratuitas.

Já diz o ditado: “Se você não está pagando por um produto na web, então você é o produto“. Segundo uma apuração da vpnMentor, aplicativos gratuitos de VPN expuseram dados de milhões de usuários, incluindo brasileiros. Foi descoberto uma falha onde as informações dos usuários, que ocupavam 1,2 TB de um servidor aberto e desprotegido. Veja mais no artigo da TecMundo.

Está bem, não utilizaremos VPNs gratuitas. Qual devemos usar então?

Há vários meses estamos falando de ferramentas VPN, que são muito boas e conhecidas mundialmente. As melhores opções de VPN Corporativas são: NordVPN, ExpressVPN e Perimeter 81. Com qualquer uma destas, sua empresa vai estar bem segura.

Porém, as opções citadas acima são empresas fora do Brasil e que possuem seus planos cobrados em dólares. Na atual cotação, os serviços estrangeiros se tornaram um pouco fora do orçamento disponível e muitas empresas estão preferindo utilizar soluções nacionais para reduzir os custos.

Outra alternativa é a VPN Empresarial que está integrada ao serviço Lumiun.

Dentre as alternativas anteriores, é a única solução brasileira, com suporte 100% em português e que recebe pagamentos na moeda local (R$).

A VPN Empresarial do Lumiun é uma ótima solução, especialmente para pequenas e médias empresas, para que possam oferecer a seus funcionários acesso remoto seguro e monitorar as ameaças à segurança.

Uma grande vantagem da VPN Empresarial do Lumiun em relação a outras soluções de VPN Corporativa é que ela aplica, aos colaboradores que estão trabalhando remotamente em home office, as mesmas regras de proteção e monitoramento do acesso à internet que existem na rede interna da empresa. Com isso se mantém vigente a política de uso da internet existente na organização, com objetivo de melhorar a segurança da informação e a produtividade dos colaboradores.

Baixe a apresentação da VPN Empresarial do Lumiun para saber mais.

Concluindo

Conforme vimos, a VPN é uma tecnologia muito útil no ambiente empresarial, que permite às pessoas acessarem documentos e conteúdos da empresa remotamente. Isso é muito relevante, visto que a atual pandemia afastou os colaboradores dos escritórios e o home office virou o “novo normal”.

Portanto, a utilização da VPN em ambiente corporativo está se mostrando uma boa oportunidade para gestores que se preocupam com segurança, produtividade e redução de custos.

E você, tem alguma dica ou dúvida sobre a utilização da VPN na sua empresa? Então deixe o seu comentário abaixo que terei o prazer de responder.

Até a próxima!

lumiun dns- filtro de conteudo web
1 comentário

Comentários fechados

Posts Relacionados