Vantagens da Rede Virtual Privada (VPN) para empresas

É bem provável que você já deve ter ouvido falar ou até utilizado uma rede virtual privada (VPN) para deixar o acesso da internet mais seguro. Mas e na sua empresa, já foi cogitado a utilização dessa tecnologia como uma ferramenta para melhorar a segurança e a mobilidade dos funcionários?

Neste artigo, vamos explicar o que é VPN, como essa tecnologia funciona, alguns exemplos de uso e quais as vantagens e benefícios para o ambiente corporativo das empresas.

O que é VPN?

A sigla VPN significa Virtual Private Network, traduzindo Rede Virtual Privada. É uma tecnologia de rede que utiliza a internet para conectar um grupo de computadores e manter a segurança dos dados que trafegam entre eles.

Em um cenário comum, quando você se conecta na internet e navega pelos sites, faz download de materiais e envia documentos por e-mail, o seu dispositivo é identificado através do número IP, e boa parte de seus dados (excluindo os mais sensíveis) trafegam abertamente podendo ser interceptado pelos provedores ou softwares maliciosos. Com uma rede privada, os dados são criptografados, o usuário se protege e não pode ser facilmente identificado.

Essa tecnologia é usada por pessoas que desejam principalmente garantir privacidade da navegação e acessar conteúdo com restrição no país. Mas, empresas do mundo inteiro estão descobrindo como tirar proveito da VPN para aumentar a segurança dos seus dados e do trabalho remoto.

Como funciona uma VPN?

Semelhante a um firewall que protege as informações no seu computador, a VPN protege os seus dados na internet. As VPNs podem ser usadas tanto para acesso remoto, conectando computador a uma rede, quanto site a site, conectando duas redes.

Navegando na internet sem uma VPN, você se conecta ao servidor do seu ISP (Provedor de Serviços de Internet), que, por sua vez, o conecta ao site de sua escolha. Isso significa que toda a sua atividade de tráfego da internet passa pelo provedor e este pode aplicar ou não o monitoramento de suas ações. Porém, quando você navega através de uma VPN, o seu tráfego utiliza um “túnel” criptografado. Isso significa que ele não está acessível para ninguém, além de você e do servidor VPN.

Exemplos de usos da VPN

Por si só, uma VPN apenas ajuda a aumentar a segurança dos dados e acessar recursos numa rede que você não está fisicamente conectado. Porém, vamos listar aqui alguns exemplos de uso de como um usuário normalmente utiliza:

  • Colaborador/funcionário: utiliza a VPN fornecida pela empresa quando está em casa ou viajando para acessar recursos na rede local;
  • Fazer downloads: para evitar que alguma empresa coloque-o na lista negra por estar baixando torrents, esse usuário utiliza VPN para se manter seguro enquanto usa as redes peer to peer;
  • Para manter a privacidade: esse tipo de usuário sempre acha que estão lendo o que ele envia ou recebe. Por isso, para ter uma comunicação segura e criptografada, longe de olhos curiosos, este perfil utiliza conexão VPN;
  • Viajante: serviços como Netflix e Amazon Prime disponibilizam um conteúdo distinto para cada país, de acordo com sua língua e costumes. Por isso, esse usuário viajante possui uma conexão VPN com o país de origem para ter acesso ao seu conteúdo preferido.

Caso você não se identifique com nenhum desses exemplos acima, lembre-se que não é o tipo de perfil do usuário que faz a utilização do VPN ser útil, mas sim suas necessidades. Como exemplo, podemos citar sua participação em um evento ou workshop, onde todas as pessoas utilizam da mesma rede pública para se conectar à internet. Essa é uma situação que consideramos ter um grande risco de interceptação do tráfego. Já imaginou alguém interceptando as senhas do seu e-mail profissional?

Vantagens e benefícios da VPN para empresas

A utilização da VPN em ambiente corporativo está se mostrando uma boa oportunidade para gestores de TI que se preocupam com segurança, produtividade e redução de custos.

Segurança da informação

A principal vantagem para uma empresa que utiliza VPN é com certeza o aumento da segurança da informação quando há necessidade de trafegar dados sigilosos entre filiais ou para os funcionários que trabalham remotamente e necessitam acessar dados na rede local.

Redução de custos

O investimento para disponibilizar uma conexão VPN na sua empresa é muito baixo se considerar custos com danos e perdas que um vazamento de dados sigilosos pode causar. Só para você ter uma ideia, em 2019 o Brasil perdeu mais de R$ 80 bilhões com ataques cibernéticos.

Aumento da produtividade

A tranquilidade para trabalhar sem se preocupar com tantas questões de segurança faz com que os funcionários fiquem focados apenas no que interessa e consequentemente sua produtividade aumente. Por esse motivo a VPN pode ser uma grande aliada em ambientes corporativos.

Mobilidade

Com a VPN uma empresa pode disponibilizar o acesso seguro a recursos da rede interna, como documentos ou softwares, para qualquer funcionário ou cliente de qualquer lugar do mundo. Com esse benefício de mobilidade conseguimos comprovar as vantagens anteriores como segurança, redução de custos com deslocamento e aumento de produtividade.

Pra finalizar

Espero que com esse artigo você possa ter compreendido o funcionamento da VPN e como ela pode ser útil para sua empresa. Existe ainda, muitas informações que podem complementar o seu estudo sobre esse assunto. Porém, fica evidente que essa tecnologia se torna cada vez mais necessária em dias atuais onde nos deparamos com problemas de segurança e produtividade.

A questão agora é que existem muitas soluções de VPN para empresas, cada uma com suas características e preços. Você quer saber qual é a ideal para sua? É sobre esse assunto que vou escrever no próximo artigo.

Acompanhe os artigos do blog assinando nossa Newsletter “Semana da Segurança da Informação” onde enviamos semanalmente para seu e-mail links de conteúdo selecionado com notícias, eventos, livros, vídeos e materiais sobre segurança da informação.

Qualquer dúvida faça um comentário abaixo ou envie um e-mail para alex@lumiun.com

lumiun dns- filtro de conteudo web
10 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados