trojan

Trojan ainda é uma ameaça para as empresas? Veja os riscos e soluções

Também conhecido como Cavalo de Tróia, o Trojan é uma das ameaças mais utilizadas no mundo cibernético. Através dela, o cibercriminoso tem como objetivo criar pontos de vulnerabilidade ou de acesso para a invasão de diversos tipos de softwares maliciosos.  Para entendermos o impacto que essa ameaça representa, os bloqueios do Trojan-PSW (Password Stealing Ware), software criado exclusivamente para roubar senhas dos colaboradores para conseguir acesso à rede ou ao internet banking de uma empresa, tiveram um crescimento de 143% no Brasil em 2022.

Assim como é contado na mitologia grega, que durante uma guerra os troianos receberam um cavalo de madeira repleto de soldados escondidos no interior, o Trojan também se trata de uma ameaça que vem escondida dentro de algo legítimo. Por conta dos riscos que este tipo de golpe cibernético pode representar para as empresas e usuários, é imprescindível entender como ele funciona e como combater essa armadilha.

Para te ajudar, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o Trojan, os seus principais aspectos e formas de combater.

Trojan: o que é e como funciona

De maneira simplificada, o Trojan consiste em uma estratégia utilizada pelos cibercriminosos para fazer com que diversos tipos de software e ameaça sejam entregues aos usuários e favoreçam a aplicação de inúmeros golpes, como roubo de informações e dados financeiros, vazamentos de dados, sequestro de arquivos, entre outros.

É importante saber diferenciar o Trojan dos adwares e de outros programas potencialmente indesejados (PUPs). Esse tipo de arquivo costuma vir dentro de um pacote de software como uma parceria entre os desenvolvedores, com o objetivo de fazer com que o usuário receba certas propagandas e anúncios para monetização. Você sabe o que é um Programa Potencialmente Indesejado? Descubra aqui:

Embora incômodo, na maior parte dos casos esses problemas não representam um grande risco para o usuário. Apesar de utilizar o mesmo vetor de distribuição, esse tipo de programa não costuma ser disfarçado, como o que acontece com os trojans.

A instalação de trojans pode acontecer de muitas maneiras, podendo se parecer com diversos com arquivos, que vão desde software até anúncios, eles também podem ser disfarçados de programas e aplicativos legítimos que confundem os usuários. Além disso, alguns comportamentos podem favorecer a instalação desse tipo de software, como:

  • Através do download de aplicativos crackeados: muitos usuários buscam cópias gratuitas ilegais de softwares que comumente são pagos. Porém, um software crackeado pode ocultar trojans e causar grandes prejuízos para o usuário. O mesmo vale para os geradores de Chaves de Ativação.
  • Realizando download de programas gratuitos desconhecidos: protetores de tela, wallpaper, jogos grátis… muitos desses programas e arquivos podem ser um disfarce para um Trojan perigoso.
  • Download de arquivos em site não confiável: ao realizar o download de documentos e arquivos em sites não confiáveis, o risco é ainda maior. Através do recebimento e abertura de anexos infectados, você pode instalar malwares e vírus sem que perceba. E-mails maliciosos são enviados com anexos ou links infectados que, ao serem abertos, realizam instalação de programa sem autorização do usuário, criando uma grande vulnerabilidade.
  • Através do acesso de sites suspeitos: esse tipo de infecção é muito comum em sites que prometem download e streaming de vídeos e séries. Muitas vezes eles condicionam a abertura desse tipo de arquivo a um download de um programa relacionado, que geralmente vem infectado e causa muitos problemas ao seu dispositivo.

Tipos de Trojan

Por ser um golpe muito amplo, existem diversos tipos de trojan que podem ser utilizados de acordo com as intenções maliciosas do cibercriminoso. Veja a seguir alguns dos principais tipos e como eles podem prejudicar o seu dispositivo:

Trojan de Backdoor

Esse é um dos tipos mais simplificados de trojan, e muito perigoso para os usuários. Essa ameaça permite que o seu computador seja infectado por diversos tipos de malware e até mesmo transformado em botnets, que são computadores zumbis utilizados em ataques em larga escala, como o ataque de DDoS. Ele também permite que alguns comandos e códigos possam ser executados de forma remota no dispositivo ou realizar o monitoramento da sua atividade online.

Rootkit

O objetivo desse tipo de Trojan é ocultar algumas atividades ou objetos dentro do sistema do dispositivo. Ele age como um mecanismo de disfarce para evitar que outros programas maliciosos sejam detectados dentro das máquinas, favorecendo a execução desse arquivo por um maior período de tempo.

Trojan bancários

Esse tipo de Trojan é um dos mais difundidos no mundo digital, principalmente após o crescimento e popularização da utilização de bancos online. Esse tipo de ameaça é utilizada para que os cibercriminosos obtenham de forma ilegítima credenciais de acesso a contas bancárias do usuário. Esse tipo de ameaça pode utilizar técnicas de phishing, encaminhando usuário para páginas falsas onde as credenciais são inseridas e enviadas para o criminoso.

Trojan DDoS

Uma das ameaças mais preocupantes para as empresas é os ataques de DDoS (ataque de negação de serviço distribuído). Através desse ataque, os cibercriminosos conseguem indisponibilizar sites e serviços de uma empresa, causando imensos prejuízos à rentabilidade e à imagem do negócio no mercado. Os trojans de DDoS se instalam no computador sem que o usuário perceba, fornecendo acesso para que os cibercriminosos apliquem esse golpe contra as empresas.

Trojan do falso antivírus

Essa ameaça também é extremamente comum na internet e já fez milhares de vítimas ao redor do mundo. Essa ameaça é particularmente perigosa, uma vez que o usuário pensa que está protegendo seu computador contra vírus e malwares e na verdade, esta aplicação não protege de nada. Pelo contrário: além de não proteger a máquina onde ele está instalado, ele também solicita o pagamento de uma mensalidade ao usuário, que ao fornecer os dados de pagamento, está encaminhando informações sigilosas para o criminoso.

Quais os danos que essa ameaça pode causar?

Como vimos, os trojans podem ser aplicados de diversas maneiras, podendo afetar dispositivos de todos os tipos, como computadores, máquinas automatizadas, dispositivos móveis (como celulares, tablets, entre outros). Por esse motivo, é importante contar com ferramentas de segurança que ajudem a manter a segurança digital de todos os seus dispositivos.

Por contar com uma ampla gama de softwares maliciosos, o trojan pode causar prejuízos imensuráveis para a empresa, como:

Perda de dados

A perda de dados não é apenas um empecilho na rotina de um negócio. Muitas informações essenciais para a continuidade de determinados negócios ficam armazenadas em seus dispositivos, e a perda desses dados pode interromper as atividades e prejudicar a rentabilidade.

Para evitar esse tipo de problema, além dos softwares de segurança e recursos voltados para proteção dos dispositivos, é essencial contar com uma política de backup que ajude a manter uma cópia de segurança de tudo aquilo que é armazenado.

Vazamento de informações

Outro problema muito perigoso que pode ser causado pelo trojan é o vazamento de informações. Principalmente depois da Lei Geral de Proteção de Dados, a preocupação com vazamento de dados sigilosos ganhou um patamar prioritário no mercado.

É responsabilidade da empresa garantir que as informações coletadas e armazenadas se mantenham seguras, protegendo a identidade e integridade de todos os seus clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores. O vazamento de informações pode acarretar em multas e prejudicar consideravelmente a imagem da empresa.

Danos ao dispositivo

Alguns tipos de Trojan podem prejudicar o bom funcionamento dos dispositivos utilizados pela empresa. Uma vez danificados, é necessário arcar com os custos da manutenção necessária para restabelecer o funcionamento dessas máquinas.

Além disso, a empresa sofre com a interrupção ou queda da produtividade, fatores que refletem diretamente na rentabilidade do negócio e no seu crescimento. Os danos causados pelos trojans podem ser variados, e os danos aos dispositivos (muitas vezes irreversíveis) geram custos para o negócio.

Como sua empresa pode se proteger: dicas essenciais

É importante lembrar que os cavalos de Tróia somente levam esse nome porque eles precisam da autorização do usuário para que sejam executados. Isso quer dizer que determinados comportamentos no ambiente online podem ser prejudiciais para o negócio.

Nesse sentido, é essencial que todos os usuários se mantenham atentos a tudo que é acessado, instalado e aberto nesses computadores. Para manter a segurança dos dados e proteger o seu negócio, é importante contar com ferramentas de segurança como antivírus e firewalls que ajudem a monitorar as atividades suspeitas no computador.

O controle de acesso à internet também é fundamental para as empresas que querem evitar esse tipo de problema. Com a ajuda das soluções da Lumiun, como o Lumiun DNS e o Lumiun Box, você consegue estabelecer uma Política de Utilização da Internet específica e garantir que os seus colaboradores se mantenham longe de problemas. Também é importante adotar algumas medidas durante a utilização da internet dentro do negócio, como:

  1. Muito cuidado ao abrir anexos recebidos de e-mails suspeitos, verificando se o remetente, se o texto não apresenta nenhuma informação suspeita e se é realmente necessário abrir esse documento.
  2. Mantenha todos os softwares de segurança atualizados de acordo com as orientações do desenvolvedor. Essas atualizações servem para manter esses programas sempre em dia com as principais ameaças cibernéticas do mercado.
  3. Cuidados com links encontrados em e-mails e sites suspeitos, pois geralmente esses links são implantados como armadilhas para fazer com que os usuários instalem programas inadvertidamente.
  4. Não realize download em softwares piratas e nem de fontes duvidosas. No caso de computadores, é importante que esses programas passem pela verificação do antivírus antes da sua devida instalação. No casos de celulares e outros dispositivos móveis, é essencial utilizar apenas a loja de aplicativos correspondente ao sistema operacional.
  5. Verifique as extensões dos arquivos para identificar se o arquivo recebido se trata de uma imagem, documento ou se é um arquivo executável.
  6. Sempre que possível utilize a autenticação de dois fatores para aumentar a segurança no acesso de informações.
  7. Mantenha uma rotina de backup para criar uma cópia de segurança de tudo que é armazenado pela sua empresa.

A internet, embora essencial, é um ambiente repleto de riscos e ameaças. É importante que a empresa consiga estabelecer medidas e protocolos que mantenham essa segurança sempre em dia. Conheça o Lumiun Box e o Lumiun DNS e descubra tudo que essas ferramentas podem fazer para ajudar a manter os seus dados seguros e os seus colaboradores longe de problemas no mundo digital.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados