uso da internet e celular no trabalho impacto na produtividade

Uso da internet e celular no trabalho: impacto na produtividade

O ambiente de trabalho está mais conectado do que nunca. Por isso que o uso da internet e celular no trabalho, já é uma realidade.

Através do acesso rápido à internet, é possível se comunicar instantaneamente, realizar projetos em grupo, fazer reuniões telepresenciais e realizar outras atividades essenciais ao andamento de todo negócio.

Incluídos nesta espiral tecnológica estão os celulares, tablets, notebooks e servidores. Todos esses aparatos  e gadgets são importantes para a realização das atividades cotidianas no escritório ou no home office.

Há que se destacar a presença dos celulares no meio corporativo. Mais relevantes do que nunca, eles servem como o principal suporte para os executivos e colaboradores na hora de fazer contato e de organizar a agenda das atividades.

Porém, há que se fazer o contraponto: na mesma medida que eles auxiliam, os celulares  também podem impactar na produtividade dos funcionários, quando utilizados incorretamente.

Não se trata apenas de um problema de mera desatenção: o uso indevido de aparelhos celulares no escritório já está afetando os resultados financeiros e a qualidade dos serviços das empresas. O mesmo se aplica à navegação em sites que não estão relacionados ao trabalho.

Para entender melhor como os celulares e a navegação indevida podem impactar na produtividade e resultados das empresas e como evitar tais situações, confira os tópicos na sequência!

Dados sobre a distração no trabalho

O uso indevido do celular e dos navegadores no ambiente de trabalho se transformou num problema comum para as empresas.

O celular

Segundo estudos recentes realizados pela Consultoria Deloitte, o brasileiro visualiza o celular, em média, 78 vezes por dia.

O maior problema do celular é a quantidade enorme de notificações diárias de grupos de conversa e das redes sociais, o que acaba tirando o foco dos colaboradores por diversas vezes ao dia.

Durante o expediente, o uso mais comum do celular é para troca de mensagens em aplicativos como o Whatsapp e o Telegram.

Uso da internet

Interessa sublinhar que três a cada quatro gestores afirmam que os seus funcionários perdem duas ou mais horas por dia por causa de distrações na internet.

Quando a navegação é livre, é muito comum que os colaboradores acessem sites de notícias e entretenimento de forma constante, quebrando o ritmo de trabalho.

A disponibilização de um navegador sem qualquer tipo de restrição é problemática, já que a maioria das pessoas não consegue focar no trabalho antes de dar aquela olhada nas redes sociais.

Distrações no ambiente de trabalho

Você deve estar se perguntando quais são os motivos que levam os funcionários a perder o foco no tarefa a ser realizada no escritório.

Geralmente, as razões mais comuns são:

  • Desmotivação para a realização de tarefas repetitivas ou entediantes
  • Problemas de relacionamento com os gestores
  • Valor do salário recebido
  • Problemas pessoais, com destaque para o endividamento relacionamentos amorosos e familiares

Resta nítido que a maioria dos agentes responsáveis pela queda da produtividade estão relacionados ao próprio ambiente de trabalho da empresa.

Mas qual será o impacto efetivo da desconcentração para o negócio?

Consequências financeiras

A queda da produtividade dos funcionários provocada pelo uso inadequado de navegadores e celulares possui consequências financeiras drásticas.

Especialistas apontam que as empresas gastam 30% a mais do que deveriam devido à queda da produtividade dos seus funcionários.

No caso estudado pela matéria, cuja jornada do escritório era de 9 horas diárias, apenas 4 horas e 12 minutos eram gastos trabalhando.

Como você percebeu, os problemas relacionados às distrações no ambiente de trabalho são relativamente comuns nas empresas.

Porém, há solução para o problema!

Através da utilização de algumas técnicas consagradas pelo mercado, você terá melhor controle sobre o tempo dos seus colaboradores!

Melhorando a produtividade no trabalho

melhorando a produtividade no trabalho

 

Embora o cenário pareça desfavorável, é possível melhorar a produtividade dos colaboradores no ambiente corporativo.

Se a sua empresa está com problemas de produtividade, tente implementar os seguintes métodos:

Colaboração entre os gestores e funcionários

O ambiente colaborativo é aquele no qual os funcionários fazem parte do processo de organização da empresa.

Não se trata de dar mais poder para os empregados; o que importa é criar canais de comunicação para que as aspirações, sugestões e reclamações deles sejam ouvidas pelos gestores.

Algumas das maneiras de melhorar a comunicação entre os gestores e funcionários são:

  • Implementação de bônus para os funcionários mais produtivos
  • Apresentação de palestras e seminários sobre foco e produtividade
  • Criação de um canal anônimo para o envio de sugestões e melhorias

Cada empresa tem uma necessidade diferente, portanto adeque as suas estratégias ao seu modelo de negócios.

Conscientização e Lei

Um aspecto importante para melhorar o ambiente corporativo é a conscientização.

No caso, os funcionários devem ser alertados de que o uso indevido do celular e dos navegadores pode ocasionar demissão por justa causa, conforme já foi abordado em outro artigo do blog.

Deste modo, impor os limites na forma de uma regulamentação interna da empresa pode ser extremamente eficiente para coibir as práticas indevidas.

Para facilitar a sua vida, a Lumiun oferece dois modelos de documentos para serem utilizados no seu negócio:

Ensine os seus funcionários sobre a importância de manter o foco no trabalho e sobre a possibilidade de infração trabalhista na hipótese de eles descumprirem a política da empresa.

Bloqueio de sites impróprios

Nada é mais efetivo para solucionar a questão da produtividade do que restringir o acesso a sites impróprios que estão fora do escopo de trabalho da empresa.

Por meio de uma solução de gestão e controle de acesso à internet, você pode ter comando total sobre os acessos dos seus colaboradores na rede da empresa!

A Lumiun Tecnologia oferece ferramentas que permitem ao gestor implementar:

  • Relatório em tempo real dos acessos dos funcionários
  • Regras de firewall para aumentar a segurança na internet e proteção dos dados da empresa
  • Bloqueio de sites por sites específicos, categoria de sites ou reputação (Filtros web)
  • Liberação por horário de sites ou categorias
  • Gerenciamento de múltiplas redes em único painel de controle

Não se esqueça de que todas as medidas de melhoria da produtividade podem ser implementadas em conjunto!

Saiba mais sobre tecnologia no ambiente corporativo

Para saber mais sobre os serviços de gestão de dados e bloqueio de acessos indevidos na empresa, confira o site da Lumiun.

Se você tem interesse em ler sobre questões relacionadas ao uso da tecnologia no trabalho, continue acessando o Blog do Lumiun!

Aqui, você encontra diversos artigos sobre o universo da segurança da informaçãoprodutividade na internet.

lumiun dns- filtro de conteudo web
2 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados