4 fatos importantes sobre o uso da internet nas empresas do Brasil

A internet é uma ferramenta essencial em muitos segmentos do mundo. No caso das empresas, o papel da internet é ainda mais estratégico, como canais de comunicação interna entre  funcionários e direção, comunicação externa como marketing e publicidade, além de grande parte das atividades de inúmeros setores que dependem de conexão, que, diga-se de passagem, foi intensificado com a pandemia.

Para que as empresas saibam da importância e quais medidas devem ser tomadas para que o uso da internet seja seguro e saudável, trouxemos alguns fatos retirados da pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Fato 1: Atividades com uso de internet nas empresas

internet nas empresas

O uso da internet é praticamente indispensável para o crescimento da empresa. A tecnologia no país cresce mais a cada dia e impulsiona o crescimento da economia. Veja o percentual de empresas que utilizam internet por tipo de atividade:

  • 💰 – Pagamentos e consultas bancárias – 92%
  • 🛒 – Monitoramento de mercado – 73%
  • 🛠 – Buscar Informações sobre produtos ou serviços – 93%
  • 💼 – Interagir com organizações governamentais fazendo pagamentos, cobranças, solicitações on-line – 72%
  • ✉ – Enviar e receber e-mail – 100%
  • 👨‍💻 – Uso de mensagens instantâneas – 76%

Como podemos ver, atividades de grande importância para o funcionamento correto ou planejado da empresa são feitos com a utilização da internet. Em contraponto ao benefício da agilidade que a conexão proporciona, existe os riscos de perda, sequestro ou roubo de dados em muitas destas tarefas. 

Imagine que todos os dados bancários da empresa estejam armazenados em um único computador, e o mesmo, é infectado por vírus e malwares oriundos de acessos indevidos em tempo ocioso pelo funcionário. Todos os dados dos meses subsequentes ao incidente serão perdidos, caso a empresa não tenha um sistema de proteção e backup de dados.

Fato 2: O uso de computadores pelos funcionários

O contato de um funcionário na empresa com um computador é praticamente inevitável. Ressalva apenas para setores de empresas que necessitam apenas de trabalho braçal.

Segundo a pesquisa, a porcentagem dos funcionários das empresas envolvidas na pesquisa que utilizam computadores são:

  • Até 10% dos funcionários da empresa – 7%
  • De 11% à 25% dos funcionários da empresa – 23%
  • De 26% à 50% dos funcionários da empresa – 29%
  • De 51% à 80% dos funcionários da empresa – 14%
  • De 81% à 100% dos funcionários da empresa – 23%
  • Não sabe / Não respondeu – 4%

Podemos perceber que em apenas 7% das empresas participantes da pesquisa, tem menos de 10% dos funcionários usando computadores em seu dia-a-dia. Isso reflete no crescimento das tecnologias e inovações, além de identificar que grande parte da equipe faz uso em algumas de suas tarefas de forma informatizada. 

Porém, tal dado, identifica também que estes funcionários são dependentes do computador para produzir. Caso o equipamento esteja desatualizado, com algum problema de lentidão, ou sem manutenção e atualização de software periodicamente, pode se tornar um grande problema e atrasar ou anular a produtividade do funcionário.

Fato 3: Uso de dispositivos móveis nas empresas

Podemos dizer que a maior parte das pessoas hoje faz uso do celular. Esse cenário não é muito diferente dentro das empresas. Muitas utilizam os dispositivos móveis em geral a favor dos negócios, facilitando comunicações, troca de dados e encurtando distâncias.

Segundo a pesquisa, o percentual de empresas que utilizam dispositivos móveis para fins de trabalho é: 

  • Utilizam – 71%
  • Não utilizam – 29%

Porém, é necessário alertarmos sobre os perigos dos dispositivos móveis, principalmente quando utilizados em redes abertas ou públicas e principalmente, quando estes dispositivos fizerem conexão remota com a rede da local da empresa. Estas conexões normalmente possuem baixa segurança e podem colocar em risco todos os dados armazenados no dispositivo e também todos os dados da rede local da empresa.

Fato 4: Gestão de Risco nas empresas

“É melhor prevenir do que remediar”. Ditado muito utilizado e que se encaixa perfeitamente neste tópico. Ter um profissional dedicado ao suporte de TI nas empresas é considerado por uma grande parte, realmente importante. Mas, infelizmente, uma parcela considerável das empresas não têm esta preocupação. O Cetic.br listou em porcentagem, empresas por presença de departamento ou pessoa encarregada da gestão de TI na empresa:

  • Possuem – 19%
  • Não Possuem – 78%

Sendo mais específico, empresas que possuem um departamento ou pessoa encarregada da gestão de risco de segurança digital da empresa:

  • Possuem – 62%
  • Não possuem – 38%

Apenas utilizar a tecnologia e a internet à favor do negócio, sem pensar que tais benefícios trazem consigo efeitos colaterais é um erro cometido por muitos gestores e empresários. 

Usar a internet de forma segura é extremamente importante e deve ao menos, ser tomadas as medidas mínimas para garantir a integridade dos dados da empresa.

A seguir, listamos algumas soluções simples para empresas que estão preocupadas com a segurança de dados e a produtividade dos funcionários que fazem uso de dispositivos tecnológicos em seu dia-a-dia de trabalho.

Soluções

Prevenir problemas que podem causar perda de faturamento, produtividade ou em alguns casos extremos, o fechamento da empresa por vazamento e perda de dados sensíveis e importantes, podem ser feitos muitas vezes com ferramentas e ações simples. 

Listamos algumas soluções básicas para TI em pequenas e médias empresas, algumas dicas para orientação de funcionários e determinação de regras de acesso e segurança, e também, algumas soluções que contemplam um conjunto de ferramentas para segurança de dados, controle de acesso e acesso remoto para empresas. Em todos os tópicos, colocamos links das páginas onde cada solução está detalhada.

Backup

Nunca é demais relembrar a importância de ter um backup confiável, a partir do qual possam ser recuperados os dados importantes após qualquer incidente. Em alguns tipos de ataque, como por exemplo o ransomware, que bloqueia os dados até o pagamento de um resgate, a principal maneira de solucionar o problema passa por restaurar os dados da empresa a partir de uma cópia de backup. O backup é fundamental na segurança das informações da empresa.

💡 Veja algumas soluções de backup aqui.

Antivírus e Antimalware

Ao contrário do que o nome sugere, um software antivírus não protege apenas contra vírus, é apenas um nome antiquado para descrever o que ele realmente faz.

O antimalware também é um software feito para proteger contra vírus. A diferença é que o antimalware usa um nome mais moderno, que abrange todos os tipos de softwares maliciosos, incluindo o vírus.

Ambos são imprescindíveis para um uso seguro de internet na empresa.

💡 Veja algumas soluções de Antivírus e Antimalware aqui.

Armazenamento de Arquivos

Armazenar arquivos da empresa em ferramentas desenvolvidas para este fim, mantêm os dados mais seguros e agiliza o acesso aos mesmos.

Hoje existem basicamente duas formas de armazenar arquivos na empresa: em estrutura física e na nuvem.

💡 Veja os melhores serviços de armazenamento de arquivos na estrutura física e na nuvem aqui.

E-mail Empresarial

O e-mail empresarial é cada vez mais importante no mundo dos negócios e cada vez mais empresas criam ao menos um endereço. 

É recomendado para pequenas, médias e grandes empresas, além de profissionais autônomos e liberais que desejem deixar o seu negócio mais personalizado. Além disso, as melhores soluções de e-mail empresarial hoje no mercado, tem sistemas de segurança efetivos e atualizados periodicamente.

💡 Veja alguns serviços de e-mail empresarial aqui.

Orientação e regras

Para que gestores e seus colaboradores utilizem a tecnologia e naveguem sempre de forma segura na Internet, o primeiro passo é educar os colaboradores para seguirem uma série de procedimentos básicos e simples que irão manter os equipamentos livres de qualquer risco.

💡 Veja algumas dicas para orientação do uso do celular na empresa e definição de regras para os colaboradores

Controle de Acesso à Internet

Fazer o controle de acesso à internet é uma prática comum nas empresas e cada vez mais importante e necessária. Devem ser observados dois pontos principais na gestão do uso da internet em ambientes corporativos: segurança dos dados e produtividade da equipe!

Sem nenhum tipo de controle ou política de acesso à internet, é normal que os colaboradores utilizem uma parte do tempo acessando o e-mail pessoal, perfis em redes sociais, vídeos no YouTube, mensagens no WhatsApp ou fazendo pesquisa sobre assuntos de seu interesse.

Portanto, o controle do acesso à internet nas empresas é uma política fundamental na gestão de equipes, pois reduz o desperdício de tempo com o aumento do foco, além de evitar vários problemas de segurança com acesso a sites nocivos ou famosos golpes da internet.

VPN Empresarial

Naturalmente, a função da VPN é ajudar a aumentar a segurança dos dados ao acessar recursos em uma rede que você não está fisicamente conectado. Porém, visualizar a necessidade disso e principalmente a importância é um pouco mais difícil. Por isso, listamos alguns exemplos de cenários onde o uso da VPN empresarial é extremamente relevante:

Home Office: o funcionário, diretor ou proprietário que está em trabalho remoto pode utilizar a VPN para acessar recursos e arquivos da rede física da empresa. Tornando o acesso dos dados e as operações realizadas (transações bancárias e transferência de arquivos) muito mais seguras.

Privacidade na comunicação: existem muitas informações e estratégias utilizadas nas empresas que podem ser consideradas sigilosas por motivos de logística, ou detalhes empresariais que fazem a diferença perante as concorrentes. Para ter uma comunicação segura e criptografada entre colaboradores, diretores e proprietários, é importante o uso da conexão VPN.

Trabalho externo: em muitos ramos do mercado de trabalho existem trabalhadores externos. Estes, fazem seu trabalho, na maior parte do tempo, longe das dependências da empresa e em muitas ocasiões precisam fazer o acesso a dados importantes que estão armazenados no servidor físico da mesma. O que a grande parte deles não sabe é que para que esse acesso seja feito de forma segura deve-se usar uma conexão VPN.

Conclusão

A tecnologia, e principalmente, a internet, têm nos ajudado em inúmeras tarefas, melhorando a qualidade do trabalho e otimizando o tempo. Espero que neste artigo muitas dúvidas sobre o tema tenham sido solucionadas e as ferramentas citadas sirvam de alguma forma para sua empresa crescer.

Em nosso blog existem muitos outros materiais que podem ser interessantes para você, além do nosso Guia de TI para Pequenas e Médias Empresas, onde você vai encontrar muitas ferramentas para soluções em TI dentro da sua empresa.

Até a próxima!

lumiun dns- filtro de conteudo web
1 comentário

Comentários fechados

Posts Relacionados