senhas-cibercrimes-segurança-proteção-dados-diadasenha-cuidados-dicas

Dia Mundial da Senha: você já alterou a sua hoje?

No calendário existem datas com o Dia do Índio, Dia da Árvore, Dia dos Namorados, Dia do Amigo e por aí vai. Toda data tem a sua importância e o seu motivo para existir, e no dia 4 de maio é comemorado o Dia Mundial da Senha, uma data muito importante para falarmos sobre segurança da informação nas empresas e os riscos que a internet oferece, os quais vem crescendo e causando cada vez mais prejuízos para empresas e usuários na rede.

O Dia Mundial da Senha surgiu pelo incentivo de empresas preocupadas com a segurança dos usuários da internet, que cada vez estão mais desprotegidos e suscetíveis aos ataques virtuais, phishing, ransomware, dentre outros crimes existentes na internet.

Ter um grande cuidado com as senhas não é algo que deve ser feito algumas vezes, e sim se tornar um hábito, pois é com elas que você e sua empresa protegem seus dados, acessam o seu e-mail, internet banking, dentre outros serviços importantes e que devem ser sigilosos.

Confira algumas ideias e dicas sobre senhas, para começar a utilizar hoje mesmo:

  1. Evite a utilização de senhas muito fáceis ou previsíveis, como nomes, datas de aniversário, placa de automóvel, número de telefone, endereço, etc.
  2. Tome cuidado para não digitar a sua senha no campo “login”, principalmente em computadores públicos.
  3. Use um gerenciador de senhas, pois dessa forma fica mais fácil de decorar as suas senhas e variar elas em um curto espaço de tempo.
  4. Use senhas diferentes para cada serviço de e-mail ou rede social que você utiliza.
  5. Prefira sempre digitar sua senha a salvá-la em telas de conexão ou programa de mail. Dessa forma, dificilmente ocorrerão “surpresas”, como acessos não autorizados a internet a partir de sua conta.
  6. Se o site te propuser a utilização de um segundo fator de autenticação, como os tokens que temos para fazer operações nos bancos, então aceite sem pensar suas vezes.
  7. Não use nomes ou termos que estejam no dicionário, não importa qual língua for. Hoje existem listas de dicionários eletrônicos com esses nomes cadastrados.

Estratégias para criar senhas

Agora que sabemos o que não fazer ao criar uma senha, listamos algumas dicas do que pode (e deve) ser feito para você criar uma boa senha.
  • Use como regra geral, no mínimo oito caracteres. Quanto maior a senha, mais difícil de ser descoberta.
  • Utilize letras maiúsculas e minúsculas, números e, pelo menos, um caractere especial (!@#$%^*()_+=). Evite repetição de caracteres.
  • Use as iniciais de uma frase de tamanho adequado, contendo maiúsculas, minúsculas e mais algum caractere especial. Além de possibilitar boa senhas, ajuda a lembrar delas.
  • Utilize palavras curtas, concatenadas e modificadas, contendo também números, ligadas por sinais de pontuação. Também torna mais fácil lembrar da senha.
  • Invente uma palavra sem significado, mas que seja sonora e fácil de lembrar, aplicando também alguns modificadores.

Infelizmente uma boa parte dos usuários de internet ainda utiliza senhas como sequência de números ou teclas do teclado, essas senhas são facilmente descobertas por criminosos e sistemas existentes para descoberta de senhas.

Boas práticas no uso de senhas

Não basta apenas criar uma boa senha. É preciso também saber cuidar delas e usá-las corretamente, para que possam cumprir a sua função.
  •  Não “empreste” a sua senha para ninguém. E isso significa também não compartilhar as suas contas, seja com quem for. Lembre-se sempre que é você quem vai responder por ela, em caso de problemas.
  • Troque a sua senha periodicamente. Novamente, use o bom senso quanto à periodicidade. “Senhas de estimação” geralmente vão lhe trazer problemas.
  • Não reutilize as suas senhas anteriores.
  • Use programas de gerenciamento de senhas. Você tem umas 10 senhas?  Tudo bem, talvez seja mesmo preciso anotá-las em algum lugar. Existem certos programas específicos que fazem isso. Nesses programas, uma senha “mestra” permite o acesso às demais, que ficam criptografadas em um arquivo.
  • Mantenha seu computador livre de malware (vírus, spyware entre outros). Muitos deles podem capturar as suas senhas e seus dados, tornando inúteis todos os cuidados que você teve até agora, e colocando em risco todas as suas contas.

Essas práticas devem ser seguidas também em ambientes corporativos, onde o acesso a servidores e dados importantes da empresa estão disponíveis a vários usuários. É fundamental que sua empresa tenha uma política para gerenciamento de senhas.

Você também pode baixar o guia para criação e gerenciamento de contas de usuário e senhas seguras e compartilhar entre sua equipe e amigos.

Se você colocar em prática todas as dicas para criação de senhas, com certeza vai conseguir manter a segurança dos seus dados e contas de usuário. Aproveite o #DiaDaSenha2017 e faça uma “revolução” nas suas senhas, para melhorar a sua segurança e da sua empresa, evitando problemas com as ameaças existentes na internet.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados