segurança digital nas festas de fim de ano

9 dicas para garantir sua segurança digital nas festas de fim de ano

O constante crescimento dos ataques cibernéticos tem gerado apreensão em usuários de diversos setores. A complexidade cada vez maior das estratégias dos cibercriminosos demanda atenção redobrada, especialmente durante as festas de fim de ano. Neste artigo, exploraremos nove dicas essenciais para fortalecer a segurança digital durante esse período festivo, protegendo sua empresa contra ameaças que podem prejudicar irreparavelmente o bom andamento dos negócios.

Ainda que os avanços tecnológicos tenham possibilitado o desenvolvimento de recursos cada vez mais eficientes para otimizar a nossa rotina de trabalho, as vulnerabilidades através dessa tecnologia também foram favorecidas. Os cibercriminosos encontram formas cada vez mais sofisticadas de acessar indevidamente as redes e dispositivos de um negócio, e com isso, causar prejuízos imensuráveis para as empresas.

Nesse sentido, é fundamental encontrar soluções e ferramentas que ajudem a otimizar a segurança do seu negócio e evitar os problemas causados por essas ameaças. Igualmente importante é garantir um processo de conscientização entre todos os usuários da sua empresa, considerando que boa parte das ameaças são favorecidas por comportamentos estabelecidos pelos próprios usuários, como o acesso à páginas inseguras, criação de senhas de baixa segurança e também pelo download de anexos e aplicações de forma indiscriminada.

Durante as festas de fim de ano, são direcionados inúmeros ataques cibernéticos que usam a vulnerabilidade e a falta de atenção dos usuários. Considerando a grande quantidade de compras que são realizadas nesses períodos, os cibercriminosos acabam criando e-mails falsos (phishing) se disfarçando de empresas conhecidas, e até mesmo criando páginas falsas para coletar dados financeiros das vítimas. Por esse motivo, é fundamental redobrar a atenção para se manter seguro perante essas ameaças.

Por que os ataques cibernéticos aumentam nas festas de fim de ano?

O crescimento dos ataques cibernéticos durante as festas de fim de ano é uma realidade e não é recente. Sabemos que o último trimestre do ano é um dos períodos onde há um aumento substancial dos crimes cibernéticos, buscando explorar a vulnerabilidade causada pelo crescimento do comércio eletrônico e das transações financeiras que são realizadas no ambiente online. Somente em 2022 houve um crescimento de 24% no número de consumidores no Brasil, aumentando, por consequência, o número de vítimas em potencial para os cibercriminosos.

Segundo um estudo da Meta “Expectativas da Temporada de Compras 2023”, cerca de  64% dos clientes pesquisam e compram seus produtos em e-commerce. Com isso, podemos entender porque os cibercriminosos redirecionam seus ataques a esse público.

Veja essa matéria sobre o assunto, que detalha o crescimento de ameaças cibernéticas através das redes sociais durante as festas de fim de ano:

Com foco em obter dados financeiros, os cibercriminosos utilizam o esquema de phishing para conseguir coletar dados de usuários desavisados e aplicar golpes que causam imensos prejuízos. De acordo com o relatório realizado pela Appgate, empresa que realiza um monitoramento de acesso de incidentes cibernéticos a nível mundial, cerca de 66% dos incidentes de fraude financeira em 2022 foram favorecidos pelo phishing, demonstrando um aumento de 44% em comparação ao último período.

A expectativa é que esses golpes e tentativa de fraude financeira apresentem um crescimento recorde em 2023. Com base nisso, podemos entender o porquê  é tão importante estabelecer práticas e adotar ferramentas que garantam mais segurança para os seus dispositivos e redes.

Embora o phishing seja um golpe cibernético que vem sendo aplicado desde o surgimento da internet, essa é uma das ameaças que mais apresenta risco para as empresas. Ainda que ela não necessite de ferramentas e recursos sofisticados para que seja aplicada, essa ameaça pode causar grandes prejuízos para a empresa e gerar danos irreparáveis.

O uso não autorizado de marca também é uma grande preocupação durante esse período. Muitas vezes se fazendo da estratégia de phishing para conseguir coletar informações, os cibercriminosos oferecem produtos e serviços se disfarçando de marcas conhecidas, muitas vezes fazendo com que o usuário faça depósitos ou transações financeiras baseadas na legitimidade do contato.

Uma vez que essas ameaças cibernéticas vem sendo aplicadas de forma cada vez mais inteligente, quanto mais preparada estiver a sua empresa para lidar com esses problemas, melhor será a sua estratégia de segurança digital nas festas de fim de ano.

Perigos de ataques cibernéticos que os clientes sofrem

Existem na atualidade diversos tipos de ataques cibernéticos, cada um sendo aplicados a objetivos diferentes. Um dos maiores riscos apresentados pelas ameaças digitais está na perda e vazamento de informações sigilosas. Depois do surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados, a preocupação com a privacidade das informações se tornou ainda maior.

A LGPD trouxe em seu conteúdo diversas regras e protocolos que devem ser seguidos com o principal objetivo de garantir a proteção das informações que são armazenadas, manipuladas e utilizadas pelas empresas. A sua estratégia de segurança deve ter como foco manter a confidencialidade desses dados, evitando não só as punições que são aplicadas pela agência reguladora da LGPD, como também os prejuízos comerciais que podem ser sofridos.

Ainda que o vazamento de dados tenha se dado por conta de um ataque cibernético, a imagem da sua empresa pode ficar seriamente prejudicado no mercado. Os consumidores pensarão duas vezes antes de contratar uma empresa que já sofreu uma violação de dados no passado.

Outro grande problema que também pode ser causado pelos ataques cibernéticos é o acesso indevido de cibercriminosos às redes e dispositivos do negócio. Além de expor informações confidenciais, esses acessos indevidos podem favorecer a instalação de softwares e arquivos maliciosos, que podem causar danos aos dispositivos ou funcionar como um aplicativo espião, monitorando todas as atividades realizadas na rede da sua empresa.

Essas aplicações também podem chegar através do e-mail, baseadas em uma estratégia de phishing. Precisamos lembrar que, mesmo os usuários mais experientes podem acabar sendo vítimas dessas ameaças cibernéticas como essa, considerando que elas vêm utilizando ferramentas e estratégias cada vez mais sofisticadas para burlar a sua segurança digital e fazer com que os usuários realizem o download de aplicações perigosas.

O ataque de negação de serviço (DDoS) também é uma abordagem que pode prejudicar muito a rentabilidade e a confiabilidade da sua empresa no mercado. Utilizando diversos dispositivos previamente infectados, os cibercriminosos realizam requisições em alta escala para as páginas e serviços do seu negócio.

O tráfego excessivo acaba tornando impossível que os clientes legítimos consigam utilizar as suas o seu serviços e adquirir produtos através da sua página. Além de prejudicar a sua rentabilidade, o ataque de DDoS causa um impacto negativo na sua imagem perante os consumidores.

As informações confidenciais da sua empresa também podem ser interceptadas por um ataque cibernético conhecido como man and the middle. Através da rede da sua empresa, os cibercriminosos conseguem se posicionar e interceptar a comunicação realizada entre os usuários e outras pessoas ou empresas.

Esse ataque possibilita não só a visualização do conteúdo, como também a injeção de novos dados dentro desse fluxo de troca de informações. Esse tipo de ataque pode ser extremamente prejudicial entre empresas que precisam manter dados confidenciais longe do alcance de usuários não autorizados.

Criando um ambiente de TI para garantir a segurança digital do seu negócio nas festas de fim de ano

Agora que entendemos como esses ataques cibernéticos podem prejudicar consideravelmente a sua empresa, é necessário falar sobre estratégias de proteção para sua segurança digital. Como dissemos anteriormente, não basta adotar soluções e ferramentas que ajudem a manter o ambiente digital mais protegido: é necessário, também, garantir que todos os colaboradores e usuários tenham consciência do tipo de acesso que pode ser realizado e como comportamentos indevidos podem prejudicar a organização.

Criar um ambiente de TI robusto para as festas de final de ano é uma estratégia que deve ser implementada considerando diversos fatores:

  • Implementação de firewalls;
  • Implementação de sistemas de detecção de intrusões;
  • Monitoramento de rede;
  • Políticas de acesso;
  • Entre outros.

A capacitação dos seus colaboradores é um processo indispensável para garantir um ambiente de TI mais seguro e para manter a sua empresa longe dos ataques cibernéticos durante as festas de final de ano. Veja a seguir nove dicas que separamos para aumentar a sua segurança digital:

1. Mantenha seus dispositivos atualizados

Atualização de aplicações e dispositivos é um processo imprescindível para que esses equipamentos consigam se manter seguros diante da evolução das ameaças cibernéticas. A atualização desses dispositivos deve ser feita de acordo com o cronograma específico, conforme as atualizações sejam necessárias.

É importante lembrar que não só as aplicações devem se manter atualizadas. Celulares, tablets, computadores, entre outros, devem ser atualizados sempre que possível. Essas atualizações são desenvolvidas para a correção de vulnerabilidades de forma a fortalecer a segurança digital do seu negócio.

2. Utilize senhas fortes e únicas

Não é de hoje que falamos da importância de criar senhas robustas e complexas para evitar ataques cibernéticos. Embora seja mais fácil de administrar, a utilização de uma senha única para várias aplicações representam verdadeiro risco para a segurança dos dados.

É necessário que a sua equipe esteja preparada para lidar com esse tipo de acesso e encontre uma forma de garantir a memorização dessas senhas sem que seja necessário utilizar o mesmo padrão em todos os acessos. Senhas de fácil dedução ou senhas repetidas podem favorecer a criação de pontos de vulnerabilidade e facilitar o trabalho do Cyber criminosos.

3. Esteja cauteloso com o e-mail suspeitos

Como vimos, uma das ameaças mais antigas da internet, o golpe de phishing, consegue fazer as suas vítimas através de e-mails falsos. Os cibercriminosos se disfarçam de empresas e destinatários conhecidos para fazer com que os usuários acessem links maliciosos ou realizem o download de arquivos suspeitos

Por essa razão  é muito importante que os seus colaboradores se mantenham atentos a e-mails considerados suspeitos, principalmente aqueles que solicitam informações pessoais ou dados financeiros. Links desconhecidos não devem ser acessados, visto que na maior parte dos casos estão relacionados com uma tentativa de fraude.

4. Utilize uma conexão segura para realizar compras online

Sabemos que nas festas de final de ano a realização de compras online acaba aumentando consideravelmente. Para evitar os principais golpes cibernéticos, é fundamental que haja um cuidado redobrado durante essas operações.

A utilização de uma rede privada virtual VPN pode ser de grande ajuda para quem busca realizar as suas compras em um ambiente mais seguro. Esse tipo de rede garante um ambiente mais seguro para troca de informações e a realização de transações financeiras, visto que dificulta o acesso não autorizado.

5. Monitore suas contas regularmente

A falta de informação e a falta de controle das suas informações e transações financeiras é um verdadeiro risco. Somente será possível notar uma uma tentativa de fraude de forma rápida se houver um conhecimento claro de tudo que é realizado nas suas contas e aplicativos financeiros.

Durante o período de festas de final de ano é essencial realizar um monitoramento e acompanhamento contínuo das suas contas, dessa forma, caso uma ameaça seja identificada, o problema pode ser corrigido de forma mais rápida. Transações suspeitas devem ser notificadas de forma imediata para a instituição financeira, facilitando a identificação e bloqueio de novas tentativas.

6. Reforce a segurança do Wi-Fi

A rede utilizada para as transações e acessos realizados também deve ser protegida contra ameaças e tentativas de acesso não autorizadas. Assim como as senhas das suas aplicações devem ser seguras e de difícil dedução, a senha da rede Wi-Fi também deve ser igualmente robusta.

É necessário alterar de forma regular a senha do wi-fi e garantir o uso de criptografia wpa3, de forma a aumentar a segurança da Rede.

7. Faça backup dos seus dados regularmente

Sabemos que como as ameaças cibernéticas estão cada vez mais sofisticadas, é possível que mesmo implementando todas as medidas de segurança a sua empresa passe por um ataque desse tipo. Nesse caso, a sua empresa precisa contar com um plano de recuperação que ajude a manter a atividade mesmo após um ataque digital.

Criar um backup vai ajudar a sua empresa a se recuperar após um ataque desse tipo e evitar o comprometimento definitivo das suas informações importantes. Dessa forma, caso haja uma perda de dados durante um ataque cibernético, o seu negócio estará preparado para se recuperar e manter o seu funcionamento.

8. Esteja consciente das configurações de privacidade

Os cibercriminosos utilizam de uma estratégia chamada de engenharia social para conseguir criar ameaças e armadilhas cada vez mais específicas. Esses dados são extraídos de redes sociais e plataformas como o LinkedIn, onde muitas informações pessoais acabam sendo disponibilizadas de forma inconsequente.

Para evitar que o Cyber criminosos utilizem as suas informações contra você, é importante limitar a privacidade das suas contas. A limitação aos dados pessoais vai prejudicar o acesso de cibercriminosos e evitar que esses dados sejam utilizados na aplicação de golpes de todos os tipos.

9. Eduque-se continuamente sobre segurança digital

Utilizar ferramentas sofisticadas de proteção é uma estratégia que pode ajudar a sua empresa a se manter protegida dos principais ataques cibernéticos. Entretanto, nenhuma dessas ferramentas é 100% eficaz, visto que as ameaças cibernéticas evoluem juntamente com as novas  tecnologias. Somente em 2022, o Brasil sofreu mais de 103 milhões de ataques cibernéticos, demonstrando um aumento exponencial, sendo muito importante que todos os usuários estejam preparados para lidar com essas ameaças e evitar a criação de pontos de vulnerabilidade.

Por essa razão, é fundamental estabelecer um processo de educação contínua que ajude a preparar a sua equipe para lidar com os principais problemas de segurança presentes no ambiente digital. Para isso, é necessário que toda sua equipe se mantenha informada quanto às principais ameaças cibernéticas e as práticas que são utilizadas para desviar informações e causar problemas para as empresas.

Garanta sua segurança digital nas festas de fim de ano

As festas de final de ano são um período de muita comemoração e alegria, evitar ameaças cibernéticas durante essa fase vai permitir que todos tenham um ótimo final de ano sem se preocupar com os golpes cibernéticos que podem prejudicar o bom andamento do negócio. Se preparar contra esse tipo de ameaça é uma estratégia inteligente e que vai evitar os principais problemas causados por essas abordagens.

Eduque a sua equipe para identificar e evitar ameaças cibernéticas e garanta a utilização de ferramentas de qualidade para manter o seu ambiente digital mais seguro. A sua estratégia de segurança digital nas festas de fim de ano deve levar em consideração que, mesmo que a maior parte das pessoas estejam em clima festivo, ainda existem diversos cibercriminosos que estão preparados para utilizar as suas vulnerabilidades e causar prejuízos imensuráveis para o seu negócio.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados