ameaças de phishing e firewall dns

Como reduzir o risco de Phishing com Firewall DNS?

O phishing é uma das ameaças mais antigas da internet e se mantém como um dos principais problemas de segurança dentro desse ambiente. Uma vez que não necessita de recursos sofisticados para conseguir fazer suas vítimas e desviar informações, ameaça cibernética sendo combatida com inúmeras ferramentas, como é o caso do firewall DNS.

Essa estratégia não necessita de amplo conhecimento técnico e pode ser difundida através de diversas plataformas. O phishing é um dos ataques cibernéticos mais comuns e podem causar inúmeros problemas para empresas e usuários. Além de desviar informações sigilosas, essa ameaça também permite a implementação de arquivos maliciosos e vírus em dispositivos, causando problemas técnicos e indisponibilidade nos serviços.

Entenda como o phishing pode prejudicar o seu negócio:

Por essa razão, é muito importante que as empresas se preparem para lidar com essa ameaça da melhor forma possível, contando com as melhores ferramentas do mercado para evitar que essa armadilha cause problemas para o negócio. Veja a seguir, o conteúdo completo e descubra como o firewall DNS pode ajudar a sua empresa a garantir sua segurança digital. 

O que é o phishing?

O phishing é uma ameaça cibernética utilizada para roubar informações de acesso, dados financeiros, documentos confidenciais e até mesmo para instalação de softwares maliciosos. Utilizando engenharia social, os cibercriminosos desenvolvem e-mails falsos se passando por empresas de confiança para enganar as suas vítimas.

Uma das estratégias mais utilizadas na aplicação deste golpe está na simulação de e-mails oriundos de instituições financeiras e e-commerces, levando o usuário a acreditar que se trata de um contato legítimo. Geralmente esse e-mail vem acompanhado de um link malicioso que direciona a vítima para uma página falsa ou faz com que ela realize o download de um arquivo malicioso.

Por se tratar de uma estratégia simplificada, o phishing segue sendo amplamente utilizado pelos cibercriminosos para conseguir aplicar golpes e roubar informações sigilosas. De acordo com o relatório elaborado pela Kaspersky, no ano de 2022 o Brasil sofreu aproximadamente 76 mil tentativas de fraude através de ataques de phishing.

Esse mesmo relatório trouxe dados preocupantes quanto à distribuição de mensagens maliciosas , demonstrando que os cibercriminosos vêm utilizando o Whatsapp, Telegram e Viber para manter uma estratégia de distribuição de mensagens falsas ainda mais abrangente. Esses dados demonstram como o phishing ainda é uma ameaça ativa e deve ser combatida através de estratégias de segurança mais eficientes.

É possível evitar o phishing?

Primeiramente, precisamos entender que o phishing, apesar de ser uma ameaça simplificada, também pode causar prejuízos imensuráveis para as empresas. Desde o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados, a preocupação com a confidencialidade de informações sigilosas se tornou prioritária dentro dos negócios.

Dessa forma, tornou-se necessário que as empresas implementassem recursos mais sofisticados para bloquear tentativas de acesso indevidos. Além de evitar que os usuários criem pontos de vulnerabilidade nas redes e dispositivos da empresa.

É necessário estabelecer, além de uma política de utilização da internet, a implementação de algumas regras de conduta que ajudam a evitar boa parte dos contatos maliciosos, como:

Mantenha-se atento aos endereços de e-mail e contatos

Embora os cibercriminosos consigam criar e-mails muito semelhantes aos utilizados pelas empresas legítimas, é impossível disfarçar apropriadamente os e-mails de remetente e informações de contato. Embora a ameaça consiga replicar com sucesso o nome da instituição e as suas características visuais, o endereço do remetente não apresenta uma ligação real com a instituição, sendo facilmente identificado.

Uma dica valiosa é verificar a presença de uma grande extensão nesse endereço de e-mail, contendo abreviações ou números. Também é importante averiguar o conteúdo após o arroba, ou seja: se realmente trata-se de um e-mail corporativo  ou se é uma conta comum de uma plataforma de e-mail, que merece ainda mais atenção.

Erros ortográficos

É muito comum que dentro dos e-mails de phishing encontremos erros ortográficos muito evidentes. Empresas legítimas dificilmente cometem erros de gramática ou de ortografia, de forma que a presença de um deles pode caracterizar uma tentativa de phishing.

É muito importante evitar o acesso a links enviados por e-mail vindos de remetentes não confiáveis e também com possíveis anexos. Além de se passar por empresas e instituições financeiras, os cibercriminosos também podem ter acesso à sua lista de contatos e disfarçar os seus e-mails falsos como alguém do seu círculo de familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Esses links podem redirecionar para a páginas falsas e fazer com que você forneça dados de acesso ou informações bancárias, causando grandes prejuízos para você e para a empresa. Já os anexos podem se tratar de arquivos maliciosos que corrompem dispositivos e desviam informações.

Os ataques de phishing estão sofisticados

Por muitos anos, esse tipo de ameaça apareceu pela falta de conhecimento e de preparo dos usuários da internet. Por essa razão, mesmo as tentativas mais simplificadas conseguiram obter resultados, baseadas na falta de preparo das vítimas.

Entretanto, com o passar dos anos os ataques de phishing tornaram-se mais direcionados. Utilizando engenharia social, os cibercriminosos passaram a desenvolver armadilhas mais personalizadas para conseguir atingir vítimas e usuários de empresas e organizações específicas.

Dependendo do objetivo do criminoso, dados de redes sociais podem ser coletados para a construção de uma armadilha assertiva e eficiente, criando um e-mail realista e direcionando o ataque a uma vítima específica. Informações pessoais são utilizadas na construção deste e-mail ou tentativa de contato, de forma que o acesso aos links ou realização do download dos anexos seja mais provável.

A melhoria da estratégia dos cibercriminosos também foi favorecida pelo surgimento de novas tecnologias, de forma que essas ameaças estão se tornando cada vez mais difíceis de se detectar, como é o caso dos recursos de automação. Com isso, os cibercriminosos conseguem enviar milhões de e-mails de phishing de forma simultânea.

Use a tecnologia como aliada

Além de implementar esses cuidados na rotina da empresa, também é necessário contar com recursos tecnológicos que ajudem a manter as redes e dispositivos mais protegidos, como é o caso do firewall DNS. Embora existam medidas anti phishing que ajudem a reduzir a incidência desse tipo de ataque, na maior parte dos casos essa estratégia é insuficiente.

Isso porque existem alguns problemas que são facilmente contornáveis pelo cibercriminosos, como:

  • Os cibercriminosos conseguem gerar novos domínios fraudulentos com facilidade, de forma que urls presentes na lista negra não conseguem acompanhar as ameaças atuais.
  • A filtragem de e-mail depende de inspeção de conteúdo, assinaturas e nomes de exibição.
  • Mesmo com o processo de educação dos colaboradores, ainda é possível a criação de pontos de vulnerabilidade.
  • Filtros de comprometimento de e-mail comercial só conseguem ser aplicados em ferramentas de e-mail, desconsiderando as ameaças que podem chegar através de páginas da web, aplicativos e redes sociais.
  • Entre outros problemas.

Por essa razão, o firewall DNS vem se mostrando uma ferramenta completa e bem estruturada para conseguir detectar e controlar ameaças de phishing dentro da sua empresa. Com ameaças cada vez mais sofisticadas e estruturadas, é fundamental contar com a ferramenta correta para manter a sua empresa e os seus dados sempre protegidos.

O que é o firewall DNS?

O Firewall DNS é uma ferramenta de segurança que conta com filtros e sistemas de bloqueio de acesso para conseguir manter a proteção dos dispositivos e da rede da sua empresa. Esse recurso consegue otimizar a estratégia de segurança e ajudar a bloquear possíveis contaminações por vírus e malwares, que causam inúmeros prejuízos para sua empresa.

O filtro de conteúdo web é um recurso utilizado para estabelecer um controle assertivo dos acessos que são realizados na rede da empresa, bloqueando o acesso a determinados tipos de conteúdo. Essa ferramenta permite que os gestores personalizem as regras e restrições de acordo com as necessidades da empresa.

Devido aos seus recursos, o firewall DNS configura um avanço na evolução dos processos de segurança, controle e monitoramento de acesso dentro de empresas. Diferentemente do firewall tradicional, esse recurso realiza o bloqueio direcionamento dos usuários e evita a perda e vazamento dos dados armazenados pela empresa.

Atuando com as ferramentas e recursos mais modernos da atualidade, o firewall DNS  permite o isolamento de dispositivos considerados comprometidos. Com isso,  ele garante que a empresa tenha acesso a um feed de ameaças automatizado, trazendo informações valiosas sobre ataques e acessos maliciosos. Dessa forma, o firewall DNS:

  • Evita o acesso a páginas nocivas;
  • Bloqueia anúncios falsos ou maliciosos;
  • Realiza o bloqueio de links considerados maliciosos;
  • Previne o vazamento e roubo de dados da empresa;
  • Bloqueia a instalação de softwares indesejados;
  • E muito mais.

Considerando que as ameaças cibernéticas se encontram em um estado de alta efetividade, é muito importante implementar soluções e revisar as ações de segurança para manter a proteção dos dados empresariais. O firewall DNS pode ser um valioso aliado dessa estratégia, construindo uma camada extra de proteção nas redes e dispositivos do seu negócio.

Como o firewall DNS funciona contra ameaças de phishing?

Como vimos, o phishing é uma ameaça que se mantém em amplo crescimento com o passar dos anos, sendo necessário implementar soluções mais assertivas e completas para evitar os prejuízos causados por ela. O firewall DNS funciona como uma solução completa que pode agregar inúmeras vantagens para o negócio:

Bloqueio de ameaças em tempo real

Essa ferramenta consegue identificar e-mails e sites de phishing de forma automatizada e realizar o bloqueio imediato na rede da empresa. Esse recurso não depende de uma  blacklist ou de listas de padrões maliciosos para conseguir identificar e bloquear essas ameaças, contando com o monitoramento constante das ameaças em tempo real.

Identificação de ameaças de maneira mais rápida

Graças a análise contínua que o firewall DNS executa nos dispositivos e redes da sua empresa, é possível identificar possíveis ameaças de forma mais rápida, evitando que elas causem qualquer tipo de problema para sua empresa. A sua tecnologia permite a identificação e bloqueio simultâneo, garantindo que possíveis ameaças não consigam se instalar e nem causar problemas para o seu negócio.

Cobertura completa

Diferentemente de algumas ferramentas contra phishing que existem no mercado, o firewall DNS proporciona uma cobertura universal. Isso significa que ele consegue identificar e bloquear links de e-mail, documentos, aplicações, resultados em mecanismos de busca, páginas na web, e muito mais, tudo isso através do filtro de conteúdo web.

Efetividade

Uma vez que o firewall DNS é baseado no sistema de nomes de domínio, essa ferramenta consegue resultados superiores em comparação a outras soluções no mercado. A sua tecnologia evita a evasão por meio de alterações de conteúdo, falsificação de nome de domínio e engenharia social de forma preditiva.

Sabemos que as ameaças cibernéticas conseguem avançar junto com as ferramentas tecnológicas, sendo necessário encontrar soluções cada vez mais modernas para garantir a proteção dos dados dentro de uma empresa. O firewall DNS representa um avanço nos mecanismos de proteção que são utilizados na atualidade, mostrando-se uma ferramenta atualizada perante as principais ameaças.

Aliar esse recurso a sua estratégia de segurança vai fazer a diferença na proteção dos dados da sua empresa. Soluções preditivas irão auxiliar o  seu negócio a bloquear ameaças antes mesmo que elas causem qualquer tipo de impacto ou dano.

Utilize a solução adequada

Diante das muitas ameaças cibernéticas que rodeiam o ambiente digital na atualidade, é fundamental que as empresas implementem soluções mais eficientes para manter os dados protegidos. Essas ameaças podem causar prejuízos imensuráveis para os negócios, como indisponibilidade dos serviços, multas e interrupção definitiva das atividades.

Por essa razão, adotar soluções estratégicas pode fazer toda diferença na proteção dos dados e informações armazenadas pela empresa. O Firewall DNS conta com recursos otimizados e uma plataforma intuitiva para ajudar a sua empresa a se manter longe dos problemas causados pelo phishing.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados