Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Backup: dicas e 12 ferramentas para empresas!

Nunca é demais relembrar a importância de ter um backup confiável nas empresas, a partir do qual possam ser recuperados os dados importantes após qualquer incidente. Em alguns tipos de ataque, como por exemplo o ransomware, que bloqueia os dados até o pagamento de um resgate, a principal maneira de solucionar o problema passa por restaurar os dados da empresa a partir de uma cópia de backup. O backup é fundamental na segurança das informações da empresa.

Por que fazer backup de dados?

Para entender a importância de fazer cópia de segurança dos dados e documentos da sua empresa, imagine, de repente, a sua empresa perder todas suas planilhas financeiras, controles gerenciais, dados comerciais, informações de clientes, dos produtos e serviços oferecidos e históricos dos seus colaboradores. É muito difícil imaginar a profundidade do impacto de uma situação dessas em uma empresa. O prejuízo será enorme, e haverá comprometimento de todas atividades administrativas e comerciais da empresa.

Para evitar essa situação, é essencial manter uma estratégia de backup bem estruturada. Quanto mais automatizada for a tarefa de realizar o backup, maior a chance de tê-lo em dia quando houver a necessidade de uma restauração de dados. É importante documentar e testar periodicamente o processo de restauração: a utilidade de um backup não é ter uma cópia dos dados, mas sim ter uma restauração bem sucedida quando isso for necessário.

Estratégia ideal para um backup

A estratégia de backup deve ser implementada de maneira que haja uma cópia de segurança mantida em um local desconectado do local original dos dados. Se a cópia de segurança for feita em um disco adicional constantemente conectado ao servidor ou à rede onde ficam os dados originais, no caso específico do ransomware, é possível que os arquivos do backup também sejam bloqueados no momento do ataque, tornando o backup inútil. É importante ter uma cópia de segurança em local separado do local original em que ficam os dados.

O que analisar num sistema de backup?

Para o profissional responsável em implementar o sistema de backup na empresa, algumas variáveis devem ser observadas, para traçar o melhor caminho até a solução de backup ideal para a empresa. De modo geral, deve-se analisar:

  • origem dos dados: arquivos, bancos de dados, máquinas virtuais, e-mails?
  • periodicidade: mensal, semanal, diário, a cada hora?
  • tempo de retenção: guardar cópias semanais por 12 semanas, cópias diárias por 30 dias?
  • nível das tarefas de backup: integral (full), diferencial, incremental? Há programas que realizam full sintético a partir de cópias incrementais.
  • mídia de destino: fitas LTO, HD USB externo, armazenamento em nuvem?

Soluções de backup mais comuns

Para os problemas mais comuns, existem ferramentas que solucionam tais problemas de forma eficaz.

Para empresas que ainda não possuem backup bem estruturado e desejam começar com uma cópia dos seus dados importantes na nuvem, listamos algumas opções de serviços para backup simples em nuvem:

Soluções para backup simples de arquivos em armazenamento externo (como unidades de disco USB):

Soluções de backup mais estruturadas podem incluir ferramentas como as seguintes:

Como vimos, a rotina de backup é crucial para evitar prejuízos e a perda de confiança dos seus clientes. Esperamos que que as informações acima sirvam para conscientizar gestores e responsáveis à segurança de dados nas pequenas empresas.

Para ver mais dicas como essa acesse nosso Guia de TI para Pequenas e Médias Empresas. Lá, você pode também baixar o eBook com todas as dicas para ler quando quiser.

Até a próxima!

Powered by Rock Convert