Redes sociais no trabalho: produtividade ou distração?

O brasileiro é hoje o segundo colocado no mundo em número de horas nas redes sociais. São um pouco mais de nove horas conectado na internet e mais de três horas diárias gastas nas redes sociais, segundo estudo da agência We Are Social. Talvez, esse número tenha aumentado bastante nos últimos meses, devido a pandemia com muitos em home office, mas mesmo assim, são número bem expressivos.

Seria ignorância pensar que o uso das redes sociais, da internet e principalmente do celular, não é feito durante o horário de trabalho. Claro que existem cargos e funções que há a necessidade do uso, mas, na maior parte das organizações, o uso do celular pode causar distrações, perda de rendimento, acidentes trabalhistas, entre muitos outros problemas.

Pensando em todos esses fatores, preparamos um material com dados e informações para que você perceba a grandiosidade da relação entre as redes sociais no trabalho e a produtividade do usuário.

Produtividade

Redes sociais no trabalho

Levando em consideração os dados citados acima, pode-se perceber que existe um grande risco de baixa produtividade quando a internet e a vida pessoal tornam-se prioridade no trabalho.

A internet ao mesmo tempo em que oferece soluções e ideias, pode fazer com que seus colaboradores se distraiam e percam tempo com atividades que não contribuem para seu crescimento profissional e ainda podem prejudicar a empresa.

Além das informações citadas, a Triad revelou que 40,9% dos entrevistados usa o e-mail para repassar piadas, 26,1% deles trocam links do YouTube, 20,6% jogam em rede e 11,1% veem pornografia.

Usar a internet no trabalho ainda é um assunto que gera muita discussão. Saber os limites de quando ela é benéfica e quando é prejudicial, é um grande desafio. Vale lembrar também que o uso indevido do celular e redes sociais no trabalho, em casos mais extremos, pode até resultar em demissão por justa causa, de acordo com o Artigo 482 da CLT. Resta a cada um ter bom senso e responsabilidade para usar a internet como aliada.

Redes Sociais

Redes sociais no trabalho

 

Atualmente, não existe distinção de idade dos funcionários, para o uso das redes sociais no trabalho. Hoje praticamente todos possuem um smartphone que está constantemente conectado as redes sócias. Normalmente, os mais jovens utilizam vários canais ao mesmo tempo, enquanto os demais preferem um ou dois canais somente. Portanto, uma boa ideia seria liberar a utilização das redes sociais em um período de tempo. Assim, você faz com que o funcionário fique mais confortável e atencioso no trabalho. Em contrapartida, é necessário que os profissionais sejam mais exigidos, e principalmente, que haja um controle desse período de liberação para acesso.

O mercado de trabalho é cada vez mais alimentado por pessoas “antenadas”, com ótima formação e um vasto currículo e o nível de cobrança e responsabilidade para com estes indivíduos também deve ser maior. Porém, é papel da empresa que designe funções compatíveis às competências e habilidades desses profissionais, pois acessar redes sociais o tempo todo no trabalho pode significar desmotivação e ociosidade.

Existem algumas empresas que necessitam que os seus funcionários fiquem o dia todo conectados na internet e redes sociais, em casos como esse é preciso cuidado do lado do empregado e gestão correta do empregador. O dono/empregador deve sempre deixar claro como a política de acesso à internet funciona e de que forma é utilizada na empresa, assim fazendo com que o funcionário tenha consciência e evite atitudes incorretas e que possam acarretar em uma demissão não esperada.

O colaborador precisa saber que por mais que precise utilizar a internet para trabalhar, não deve fazer uso das suas redes e utilizar como entretenimento ou até mesmo iniciar conversas pessoais. Quando o funcionário não entende qual o papel que deve desempenhar, acaba perdido e então as redes sociais podem sim se tornar uma distração, ao invés de trabalho e produtividade.

Dicas

Muita gente sabe usar muito bem as redes sociais para se divertir, porém não tem a menor noção de como tirar proveito delas para se dar bem no ambiente de trabalho. Portanto, segue abaixo algumas dicas de como usar as redes sociais no trabalho de forma correta e responsável:

  • Estar conectado a muitas redes faz com que o profissional tenha a sua atenção dispersa em muitos sites ao mesmo tempo, portanto, procure estar conectado em uma rede social apenas e veja notificações para determinar se é um assunto ou informação importante ou não. Ficar divagando entre várias redes sociais sem um objetivo específico, é perda de tempo e rendimento no trabalho.
  • Um grande motivo de distração são as conversas em aplicativos como WhatsApp e Telegram. Caso o assunto saia do escopo de trabalho, evite responder conversas que não tem grande importância ou relevância.
  • Deixar a rede social aberta, com notificações (sonoras ou não) o tempo todo, dá a impressão de que o empregado está desocupado. Escolha um horário para verificar suas mensagens e notificações que não prejudique o seu rendimento, que pode ser durante o intervalo do almoço ou lanche da tarde.
  • Outro erro comum é o uso do e-mail corporativo para receber notificações de usas redes sociais, o que se torna uma boa fonte de distração se o uso do e-mail é feito com bastante frequência. Portanto, configure a sua conta para não notificar nada em seu e-mail corporativo.
  • Manter o celular sempre ao alcance dos olhos, ou nas mãos também pode gerar distração. Imagine que você receba várias notificações durante o dia, é natural sentir a curiosidade de verificar que notificações são. Portanto, evite manter o celular o tempo todo muito próximo ou em suas mãos para que não você não caia na armadilha da curiosidade.
  • O modo vibrar, funcionalidade do celular que apenas vibra quando há uma nova notificação, pode enganar você ao achar que por não emitir som, não atrapalha a concentração. Deixe essa funcionalidade ativa apenas para chamadas, e atenda apenas contatos que determinar como importantes.

Distração

Redes sociais no trabalho

Em uma pesquisa realizada com 1.709 profissionais, de presidentes à estagiários, especificamente sobre a utilização das redes sociais, um dado que foi divulgado refere-se à pessoas que acabam “furando” a proibição de acesso nas empresas. Em análise, 47% das pessoas que trabalham em empresas que proíbem o acesso à redes sociais, continuam utilizando mesmo assim. Além disso, 66% das pessoas entrevistadas afirmam que acessam o celular quando a rede está proibida.

Em casos como esse, de violação das regras e políticas da empresa, uma solução é a implantação de um serviço para gestão e controle de internet, onde é possível realizar controle por horários e monitoramento do que é acessado na rede da sua empresa. Com isso você consegue fazer com que os seus colaboradores façam um acesso mais correto da internet no local de trabalho.

A gestão e controle de internet também possibilita uma maior proteção da rede e dados da empresa contra ataques e sites nocivos. Inclusive, publicamos em nosso blog um artigo com um manual de utilização segura da internet para profissionais e empresas. Além disso, quando é realizada a implantação de um serviço para controle de internet, percebe-se o aumento da produtividade entre os colaboradores e queda no desperdício de tempo, que geralmente causa muitos danos à empresa.

Espero que tenha entendido a importância da preocupação do uso das redes sociais no trabalho, e absorvido as dicas para melhorar esse cenário.

Até a próxima!

lumiun dns- filtro de conteudo web
15 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados