controle acesso produtividade

Controlar o acesso à internet nas empresas melhora a produtividade da equipe?

Talvez você já tenha passado pela situação de designar projetos para os colaboradores com um prazo específico, mas quando chega a data de entrega prevista, o projeto ainda não foi finalizado. O tempo parece nunca ser suficiente para a realização de trabalhos que parecem ser simples e isso acontece frequentemente? Fique atento! A causa da baixa produtividade da equipe pode estar relacionada com o desperdício de tempo na internet e atividades pessoais dos seus colaboradores.

Existem muitas formas de distração na internet. Se o seu colaborador costuma navegar em redes sociais, assistir vídeos, ouvir música ou acessar sites de entretenimento, é muito fácil desperdiçar horas de trabalho e consequentemente dos recursos da empresa. Infelizmente, essas distrações são muito atraentes e alguns profissionais acabam desperdiçando valiosas horas de trabalho.

Como a internet é uma ferramenta essencial no ambiente de trabalho atualmente, é importante que você gestor ou profissional de TI, saiba como agir quando o acesso à internet é realizado sem responsabilidade por parte do colaborador, que ultrapassa os limites estipulados pela empresa. Como o avanço tecnológico é constante, é necessário gerenciar o uso da rede no ambiente de trabalho, para evitar o desperdício de tempo e melhorar o foco e produtividade dos colaboradores, além de muitos outros benefícios.

Se você está passando por situações de baixa produtividade na equipe, falta de foco dos colaboradores e queda de resultados, entenda porque monitorar e controlar o acesso à internet em sites fora do escopo de trabalho, na maioria das vezes é uma das melhores opções.

Mais responsabilidade no uso da internet

As coisas seriam mais fáceis se todos os colaboradores soubessem fazer um uso adequado da internet, utilizando o equilíbrio entre as horas de trabalho e descanso dentro da empresa. Mas, não é o que acontece. Por isso, quando criada uma restrição no acesso à alguns sites, uma obrigação é exigida para que a equipe cumpra o que foi estipulado pelo gestor. Dessa forma, com o passar do tempo, a responsabilidade no acesso à internet começa a se instalar no comportamento dos colaboradores.

Muitas vezes os colaboradores acabam sentindo-se satisfeitos após a restrição de alguns sites, pois percebem como é possível produzir mais quando se está longe de distrações e com isso, entendem melhor a sua posição e importância dentro da empresa.

Foco e produtividade tornam-se prioridade

Normalmente os colaboradores deixam seus e-mails pessoais, perfil no Facebook, Instagram, TikTok, sites de esporte e notícias abertos em seus computadores e dispositivos móveis. Infelizmente, isso prejudica o foco e gera distrações constantes durante a realização das atividades.

Com a limitação e o monitoramento no uso da internet, é possível evitar essas interrupções no trabalho e garantir que o colaborador mantenha-se focado nas atividades relacionadas à empresa. Porém, isso não quer dizer que o colaborador não possa ter um momento de descanso durante o seu expediente de trabalho, para que isso aconteça a política de acesso à internet deve ser definida de uma forma equilibrada, com ganhos para a empresa e a equipe.

Melhoria no desempenho da internet

Nem sempre o desempenho da internet da empresa é satisfatória, mas às vezes a lentidão é consequência da má utilização da internet. Caso os colaboradores assistam vídeos, façam downloads e acessam as redes sociais, a velocidade da rede como um todo será afetada.

Se você têm identificado muitas vezes esse cenário de lentidão na internet da empresa, com certeza têm relação com as atividades dos colaboradores que consomem grande parte do tráfego, e com isso outras tarefas mais importantes acabam sendo prejudicadas. No entanto, com o bloqueio de alguns sites, toda conexão de internet fica disponível para as atividades da empresa.

Como eu posso fazer a restrição de acesso à internet na minha empresa?

Existem no mercado hoje, diversas ferramentas disponíveis que possibilitam que você faça uma melhor gestão da internet na sua empresa, em busca de uma equipe mais produtiva e resultados eficientes. Com um bom sistema de gestão e controle de acesso à internet você tem autonomia para definir como vai realizar a restrição de acesso, sendo importante muitas vezes, levar em consideração particularidades de cada colaborador e funções dentro da empresa.

Com um serviço de monitoramento como o Lumiun você pode monitorar a rede da sua empresa, ter acesso a relatórios detalhados dos sites acessados, por horário, por usuários ou por equipamentos. Essas informações são importantes para verificar o comprometimento e responsabilidade dos colaboradores e servir como justificativa para possíveis penalidades impostas.

O Lumiun também possibilita fazer o bloqueio de sites por categorias, assim de uma forma prática e intuitiva você consegue realizar uma análise do que acredita ser importante bloquear ou limitar na internet de seus colaboradores. Soluções que têm como objetivo monitorar o acesso à internet estão sendo primordiais para os gestores das empresas atualmente, que estão prezando cada dia mais pela produtividade entre a sua equipe, principalmente pela competitividade que está inserida no mercado de trabalho.

Se você ainda está em dúvida sobre adotar uma medida para gestão de acesso à internet na sua empresa, pode calcular o desperdício que a sua empresa tem hoje, em função da má utilização da internet. No entanto, se você percebeu que adquirir um serviço como o Lumiun será de grande valia para a sua empresa, fale com um dos nossos consultores e veja como aumentar a produtividade pode ser simples e prático!

lumiun dns- filtro de conteudo web
3 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados