semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 81

Na edição n°81 da Semana da Segurança na Internet, trojan bancário brasileiro, milhões de servidores da Microsoft estão em risco, INEP deixa vazar dados e muito mais.


Notícias

Hackers vazam senhas de 500.000 contas Fortinet VPN

Um hacker vazou uma lista de quase 500.000 nomes de login e senhas do Fortinet VPN que supostamente foram copiados de dispositivos exploráveis ​​no verão passado. Embora o hacker afirme que a vulnerabilidade Fortinet explorada já foi corrigida, eles afirmam que muitas credenciais VPN ainda são válidas.

Por Lawrence Abrams em Bleeping Computer

Novo trojan bancário brasileiro permite controle total do smartphone

Especialistas descobriram mais uma família de trojans bancários móveis: a TwMobo. Além disso, confirmaram três tendências importantes: crescimento do interesse dos cibercriminosos nas fraudes via celular, internacionalização das ameaças móveis brasileiras para a América Latina, Europa e EUA, e a preferência pelos RATs (Remote Access Trojan) – malware que permite burlar os mecanismos de dupla autenticação — que usam a digital, reconhecimento facial ou tokens digitais no celular.

Em Kaspersky Daily

Falta de atualização põe em risco milhões de servidores com sistema da Microsoft

Evidenciando mais uma vez o perigo de infraestruturas desatualizadas e sem o devido suporte por seus administradores, uma nova pesquisa em segurança digital localizou mais de dois milhões de servidores vulneráveis.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Inep deixa vazar dados de mais de 5 milhões de brasileiros e estrangeiros

A The Hack descobriu, com exclusividade, que mais de 5 milhões de estudantes brasileiros tiveram seus dados expostos indevidamente na web por conta de uma série de falhas de configuração nos sistemas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Por Ramon de Souza em The Hack

Ransomware expõe dados se vítima chamar a polícia

O grupo de ransomware Ragnar Locker, conhecido por uma série de ataques a grandes empresas como ADATA e Capcom, encontrou uma nova maneira de influenciar as vítimas. O grupo agora ameaça divulgar dados roubados das vítimas se elas buscarem ajuda das autoridades.

Em CISO Advisor

4 recursos para aumentar a segurança dos dados da sua empresa

Com o aumento da conectividade das empresas, pessoas e dispositivos, também aumenta a vulnerabilidade dos sistemas e usuários a hackers, vírus e tantas outras ameaças. Para diminuir os riscos de ataques virtuais, conheça 4 recursos para aumentar a segurança dos dados que trafegam na rede e nos computadores da sua empresa, ampliando a proteção e a produtividade na utilização da Internet.

Por Heini Thomas Geib em Lumiun Blog

Maior DDoS da história da Internet na Rússia

Uma reportagem na mídia russa diz que o ataque é o maior na curta história da internet russa. O ataque foi confirmado por uma empresa com sede nos Estados Unidos.

Por Ionut Ilascu em Bleeping Computer

Educação sofre 380 ataques por semana no Brasil

O setor de educação, combinado com o de pesquisa, foi o mais visado em julho de 2021, segundo observou a Check Point no monitoramento de seus clientes: houve uma média de 1.739 ataques semanais em cada organização. No Brasil, durante o mês de julho, o número de ataques semanais por organização aumentou 19%, totalizando uma média de 377 ataques; é o 17° país mais visado por esta tendência de ataque ao setor de educação.

Em CISO Advisor

Nova campanha cibercriminosa do grupo TeamTNT já infectou mais de 5 mil vítimas

O grupo TeamTNT está expandindo suas operações cibercriminosas com a adoção de novas ferramentas, que ampliam o nível de ameaça do grupo além do início de uma nova campanha chamada “Chimaera”, identificada recentemente (mas que começou em julho de 2021) e já “é responsável por milhares [mais de 5 mil] de vítimas ao redor do mundo”.

Por Guilherme Petry em The Hack

Software de declaração do Imposto de Renda tinha brecha grave de segurança

Uma brecha no software de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF 2021) pode ter exposto os usuários a riscos, principalmente durante a utilização em redes compartilhadas ou inseguras.

Por Felipe Demartini em Canaltech


Eventos

Webinar | Os Principais Passos para Implementar a LGPD em Empresas

  • 16 de setembro de 2021, 19h – 21h
  • Evento online via YouTube
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados