semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 123

Na edição nº 123 da Semana da Segurança na Internet, perigos do Wi-Fi público, pirataria é isca para ransomware, vulnerabilidade da Microsoft, ataques à pequenas e médias empresas no Brasil cresce e muito mais.


Notícias

Aviso sobre pirataria é na verdade isca para instalação de ransomware

Um falso aviso sobre violação de direitos autorais está sendo usado como isca para instalação do ransomware LockBit. A praga aparece no anexo de um e-mail fraudulento, em um arquivo PDF que, supostamente, traz informações sobre o arquivo compartilhado ilegalmente pelo usuário e serve como instalador para o vírus.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Um ataque de Ransomware inicia com um malware perigoso? Não!

Quando a mídia relata que uma empresa está sendo atacada por ransomware, muitas pessoas imaginam que, inicialmente, hackers escrevem um malware perigoso, depois procuram uma maneira de invadir a empresa e, finalmente, criptografam seus dados confidenciais.

Por Nikolay Pankov em Kaspersky Daily

Dicas para análise de códigos maliciosos desenvolvidos em JavaScript

O JavaScript, também conhecido como “JS”, é uma linguagem de programação interpretada, orientada a objetos do tipo scripting (sequência de comandos). Como esta linguagem pode ser interpretada por diferentes navegadores de internet, os atacantes se aproveitam disso para realizar ações criminosas.

Por Fernando Tavella em We Live Security

Práticas de vulnerabilidade da Microsoft colocam clientes em risco

Em março, descobrimos duas vulnerabilidades (uma das quais consideramos críticas) na plataforma Azure da Microsoft. Ambas as vulnerabilidades eram exploráveis por qualquer pessoa que utilizasse o serviço Azure Synapse.

Por Amit Yoran em CISO Advisor

Hotspot: conheça os perigos do Wi-Fi público e gratuito

Você conhece os riscos e perigos de uma rede Wi-Fi em um hotspot? Sabia que, ao acessar a internet pública e gratuita, pode deixar vulneráveis e acessíveis todos os dados e arquivos do dispositivo que estiver utilizando (celular, notebook, tablet ou computador)? Certamente, mais de 90% das pessoas responderão a essa pergunta com um sonoro e perigoso não!

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Brasil está entre maiores alvos de ciberataques que usam ferramentas de testes

O Brasil está entre os maiores alvos de ataques usando ferramentas “legítimas”, que também são utilizadas por times de segurança digital para avaliação da defesa das organizações. Entre janeiro e maio deste ano, foram de 5,6 mil a 13 mil incidentes registrados em nosso país, o que nos coloca no segundo maior grupo em ocorrências desse tipo, atrás apenas de países como Rússia e Irã.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Programas de capacitação em cibersegurança: por que são importantes e o que funciona melhor

É fundamental que os funcionários aprendam a detectar os sinais de um possível ciberataque e saibam quando dados sensíveis podem estar em risco.

Por Phil Muncaster em We Live Security

Ataques a micro e pequenas empresas no Brasil crescem até 140%

As pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras estão enfrentando o crescimento de três golpes: o roubo de senhas corporativas, ataques via internet e a invasão da rede que explora o trabalho remoto.

Em Kaspersky Daily

Grupo Lockbit abre o primeiro bug bounty do cibercrime

O LockBit 3.0 promete ‘Tornar o Ransomware Ótimo Novamente!’ apelando para o crowdsourcing em favor dos crimes cibernéticos. As estatísticas do cibercrime indicam que o Lockbit se tornou o ransomware mais utilizado no momento.

Em CISO Advisor


Podcast

RedCast | O podcast de Segurança da Informação – Ransomware

  • Neste episódio convidamos Felipe Kramer, Especialista de Segurança da Informação da Qualicorp, e Ricardo Vanicelli, Head de Inovação e Cibersegurança da Rede Santa Catarina para conversarmos sobre um dos temas mais comentados nos últimos tempos, Ransomware.
  • Disponível no SoundCloud
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados